terça-feira, 30 de setembro de 2008

Dor de corno

Outro dia meu amigo Mr Almost, portuga meio pirado mas de finíssimos humor e escrita, deu uma definição genial para a conhecida dor de cotovelo. Merece a transcrição na íntegra:
"(...) uma síndrome, chamada nos meios científicos de Guyon, que é basicamente uma neuropatia compressiva do nervo ulnar. Raramente escrita na literatura, a síndrome de Guyon é, porém, de muita importância clínica pelos distúrbios funcionais e sensitivos que provoca em certos leitores do Priorado, sendo daí esperados ataques queixosos a esta instituição. Como se sabe, o nervo ulnar, nasce na axila e distendendo-se por todo o membro superior termina nas extremidade dos quarto e quinto dedos da mão, sendo por isso um dos mais importantes nervos do corpo humano. Pode ser apalpado no seu ponto mais frágil: a parte medial do cotovelo, entre o epicôndilo medial do úmero e do olécrano. Qualquer alteração que leve a um estreitamento do espaço ocupado pelo nervo, produz uma compressão do nervo ulnar e o inevitável sintoma doloroso, que é exactamente a dor de cotovelo."

Fiquei a imaginar por quais misteriosos caminhos esta dor pudesse talvez se originar de algum peso excessivo nas têmporas, porque, convenhamos, há sintomas parecidos para ambas, dores de cotovelo e de corno.

Não, não sou especialista na matéria (ou pelo menos prefiro acreditar que não o seja) mas lembro-me de ter escrito qualquer coisa a respeito, nos domínios da minha muito querida amiga Luciana G. Penso que, em linhas gerais, o chamado "corno bravo", além de corno é um pé no saco... Já o chamado "corno manso" pode ser até capaz de atrair certa empatia e vinga-se, afinal, pelo humor.

Especialista mesmo era o velho Lupi (Lupicínio Rodrigues), que praticamente inventou o gênero na música brasileira. E como ainda estou inaugurando o chateau, vai aí um clássico do sambista gaúcho (já pensaram? gaúcho, negão e sambista!), "Se acaso você chegasse".



ATUALIZAÇÃO (14:48)
Sobre tema correlato acabo de postar enquetezinha. Não deixe de votar, por favor!

14 comentários:

  1. Um facto que não me deixa nunca de surpreender é o do ser humano conviver há milhões de anos com o seu corpo e, apesar disso, existirem nele muitos aspectos da sua mente, anatomia e fisiologia que lhe são inteiramente desconhecidos.

    A chamada "dor de corno", quer a consideremos na sua fase aguda ou na fase crónica, tem inequívoca origem psicológica e é meramente um distúrbio depressivo. Soubessem os doentes (excepcionam-se os masoquistas, para quem a dor é uma experiência agradável e desejada), como ensinou Montaigne, que "há derrotas mais triunfantes que certas vitórias", teriam outras condições para encarar o sofrimento: na realidade a dor se apazigua pelo simples raciocínio de que "se aconteceu com você, é muito provável que venha a acontecer com o outro", porquanto "não há uma sem duas".

    Se a memória não me falha, Ortega y Gasset foi o filósofo que dedicou alguns pensamentos a esse respeito, mais ou menos nestes termos: "Com o tempo o improvável torna-se possível, o possível torna-se provável, e o provável virtualmente certo". Ora, a aplicação desta máxima à sua amleita, acaba por fazer o doente rir da dor de corno e encará-la até como uma trinfante vitória.

    Nesta senda de desvendar os mistérios da mente e do corpo humano, termino a minha modesta intervenção com uma pergunta ao meu caro amigo:

    O meu amigo sabe, por acaso, a razão porque tem um testículo mais baixo que outro?

    ResponderExcluir
  2. dor de corno ? trilha sonora tem que ser reginaldo rossi e waldick soriano na testa ! quanto ao seu comentário no roxão deixa de ser apressadinho... o livro não fala só de bicicleta não... tem resposta completa pra vc lá
    abs
    ps. em dezembro vou ver minhas irmãs em BH ... será que tomamos umas no mercado central ??? aproveito e chamo a atacadíssima da ana paula siqueira...

    ResponderExcluir
  3. Bem, como vc sabe, eu já tinha achado a descrição científica da "dor de cotovelo" ma-ra-vi-lho-sa... agora então a dor de corno... deveras interessante!!!

    A propósito, todos nós, se não fomos, seremos cornos um dia!!! rsrsrs

    beijos e tudo aqui está ótimo!!!

    Maroca

    PS.: Também quero encontrar a turma em Belô...rsrsrsr Putz, dezembro está tão longe.

    ResponderExcluir
  4. Mr Almost,
    impressionado com seu douto comentário. Entende do assunto, heim?
    Pra falar a verdade nunca tive oportunidade de medí-los ao nível do mar... mas vá lá, por que?

    Ricardo e Maroca,
    com grande prazer. Aguardo a vinda de vocês.

    ResponderExcluir
  5. Como disse a Maroca, eu tbm adorei descrição da dor de cutuvelo, e agora a dor de corno. E ela faltou acrescentar que um dia tbm daremos um corno na vida.
    rs


    beijos

    ResponderExcluir
  6. RM,

    Não precisa de medir... Precisa de pensar, ou melhor, de pesar!

    Eu explico: cada testículo está ligado ao corpo por uma veia, mas não da mesma forma do lado esquerdo e lado direito. A veia que parte do testículo esquerdo desempboca numa grande veia, chamada "veia renal", formando àngulo recto com ela. Isso cria refluxo sanguíneo, da grande veia em direcção ao testículo esquerdo. Em contrapartida, do lado direito, a veia que parte do testículo também desemboca numa grande veia: a "veia cava". Mas, desta vez, a veia proveniente do testículo forma um ângulo agudo com essa veia: o refluxo sanguíneo faz-se mais dificilmente.

    Resultado: Normalmente, o testículo esquerdo recebe mais sangue e com pressão maior, logo é mais pesado. E, sendo mais pesado, fica mais baixo (por força da lei da gravidade).

    So easy like that. E, depois, eu eu é que sou "meio pirado"!

    Putz! Só ao fim de 45 anos de vida é que você percebeu?

    Oh God, make me an angel but not yet!!

    ResponderExcluir
  7. Ei Céline,
    esbanjando saúde, juventude e beleza como a mocinha, tenho até pena do monte de baianos que, certamente, a circunda...

    Mr Almost,
    quaquaqua, como pude viver sem esta relevante informação durante todos esses anos?
    Mas prometo continuar usando os meus da mesma forma que anteriormente... É que em time que está vencendo não se deve mexer...
    mais quaquaqua

    ResponderExcluir
  8. É impressionante o músculo que liga a testa ao cotovelo, tem reflexos no sistema cardíaco e ainda libera a água dos olhos. Tem gente, inclusive, que perde a audição quando está nesse estado. Outros tem seu fígado destruído nesse processo.

    Mara, seremos? Eu sou daquelas que acha que escapou até agora, pelo menos que eu saiba (complemento sempre necessário, e ainda vou pegar uma dessas a essa altura do campeonato? Afe.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Dona Patty gatona,
    matou a pau, como de costume. Depois do seu comment acho que sobrou pouco do assunto. Só não entendi direito o problema de audição: seria efeito do enraizamento da galhada? rsss


    Como diria uma grande ausente, a dona Luciana G, e o que aprendemos hoje? E eu respondo: absolutamente nada, mas até que deu pra rir um bocado com as sacadas do Mr Pirado.

    E como diria outra grande ausente, a dona Capitu, digo, Amèlu, digo Amèlie: d'ont worry! Esse negócio de chifre não existe. Isto é coisa que põem nas cabecinhas de vocês... rsss

    Ah, faltou também o decanão. Acho que diria mais ou menos: tô fora desse assunto. Qualquer coisa diga que viajei pra Cornualha... rsss

    Boa noite a todos!
    Volto amanhã. Ou não... sei lá!

    ResponderExcluir
  10. FILHO DA MÃE!!!!!

    Inventa de passar para o lado certo e nem me avisa!?!?!

    Passei lá no PG para conferir as novas e vi seu recado sobre o blog. Nem comentei nada por lá (sorry, Marcos, volto já! Inda mais que os números deram uma arrefecida rsrsrs), corri pra cá!

    Rapaz, mulher quando começa com crise de enxaqueca, pósabê! O chifre já existe, ou tá surgindo rsrs

    Grande beijo a todos e todas da confraria: Almost, Patty, Mara, Ricardo, Eliana e quem mais aparecer.

    Eu tô completamente sem tempo e, confesso, confesso, sem tesão algum em postar. Numa fase em que corro de me exigir disciplina rsrsrs

    Mas vou passar aqui, claro!

    Beijão, querido!

    Luciana G.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Erreeme (é assi que se deve escrever agora?):

    Passei aqui mais cedo, respondi à esquete e tentei postar um comment, mais ou menos na linha do que você imaginou. Mas não consegui, por um desses paus de web.
    Não entendo lhufas desse tema, sobretudo da dor de corno. E, ao que parece, além do Mr. Almost, tem muita gente experiente no assunto aqui na sua sala de visitas.
    Tô fora. Sartei de banda...
    Quanto à música, oportuna, já que se trata de cornos convictos e devidamente ornados, a interpretação da Elza Soares,
    além de ser a primeira, é muito melhor que a da Simone, embora esta não seja ruim.

    Abraços

    MR
    01/10/08 - 22:29

    ResponderExcluir
  12. Ei meu querido!

    Que supresa boa encontrar vc na blogosfera! A Ana me mandou um e-mail avisando, saí correndo para checar a novidade!

    Adorei reecontrar vc, sempre meio cafa e meio cavalheiro. Confesso que só conheço o cavalheiro, viu?

    Bjão,
    Lu :)

    ResponderExcluir
  13. Primeira Dama da Confraria, dona Luciana G(atona),
    sem a senhora por aqui as coisas tem menos graça, menos inteligência, menos tolerância (e menos cerveja, claro).
    Eu avisei sim, dona amante das artes (e do malte, claro): experimente acessar o seu blog e veja lá que deixei um recado poucos minutos após a primeira postagem deste, que se encontra visualmente claudicante sem sua hospitaleira presença.
    Querida, espero - mesmo - revê-la mais por aqui (afinal não é possível que você tenha happy hours os sete dias da semana...).
    Ah, posso contar que foi tudo combinado só pra aumentar a audiência? rsss

    Dom Marcos Rocha,
    ah, eu tinha quase certeza, afinal caboclo esperto não dá chance pra síndrome de Bobbit, né? (Sabe o que vem a ser essa importante patologia, Mr Almost?) rsss
    Cara, esse negócio de YouTube é outro trololó de web; você acha tudo, menos o que deseja. Claro que preferiria um vídeo com o Jamelão, grande intérprete do Lupi ou uma gravação mais antiga, à altura deste que é um clássico do samba, mas...

    Menina Maluquinha,
    que saudade! Você sabe que o tempo na web passa muito mais rápido que na real life, né? Assim, acho que não a vejo faz anos...
    E eu que aqui apareci com 44, acho que devo estar com uns 10 anos a mais; já você, mesmo assim, não chegou aos trintinha. Aliás, escrevo sobre isto amanhã, espero que você apareça...
    Não conhece o cafa, não? Ah, isto é fácil (desde que você não esteja ainda namorando aquele campeão de karatê, né?)...
    Muito bom revê-la.

    ResponderExcluir