sexta-feira, 31 de outubro de 2008

PQP!!! IMAGINEM O TAMANHO DA BOTINA...



"A não ser que me expliquem por que vai haver uma recessão no Brasil, isso não existe. Acho que nem a oposição acredita nisso." (Dilma Rousseff, ministra-chefona da Casa Civil da Presidência da República, hoje, no G1)



Amigas(os) leitoras(es):

Ao completar-se um mês de atividades deste chalezinho, resolvi, finalmente, estender seu prazo de validade... Cheguei a pedir a doce ajuda de uma dulcíssima blogueira, para uma leve repaginação, mas ela só poderá dar-me a mãozinha (handjob, rsss) no fim de semana.

E eu não poderia deixar passar em branco a mais nova cretinice, dita em nome do atual governo, por alguém que se pretenda representante máxima do próximo governo.

Tudo bem, não intento ofendê-la, insinuando eventuais preferências sexuais. Se ela for sapata, tô pouco lixando, não é este o problema (e não é da conta de ninguém)... Além disso, meu amigo decanão MR (que conviveu muito de perto com a figura... rsss), jura de pé junto que ela é chegada em comportamentos mais, digamos, ortodoxos. Mas, com todo o respeito, que ela não teria muitas dificuldades se fosse aprovado um imposto sobre a beleza (como sugere meu amigo Mr Almost), ah... isto não teria mesmo! (Acho que até o Serra é mais bonito que ela... rsss)

Muito bem, já que a ministra não sabe porque corremos sérios riscos de recessão, eu explico:

1- Ao contrário das crises financeiras mais recentes, esta não se originou na periferia do sistema, mas na maior economia do planeta. Que inevitavelmente fará ajustes. Em que medida e quanto tempo durarão, só esperando o negão assumir a presidência do Big Brother.

2- Sejam quais forem (e sua extensão) as medidas lá tomadas, não o serão no sentido da expansão daquela economia e do comércio internacional. É de se esperar efeitos negativos diretos, pela redução do fluxo de capitais e, indiretos, pela contração do comércio.

3- Em ambos os casos o Brasil é fortemente atingido, deixando de ter uma fonte barata de "financiamento" e sofrendo com a queda dos preços e volumes das exportações. E já não temos superávits comerciais há algum tempo, vale dizer, aquilo que a ministra chama de "diferencial" dessa crise, uma relativa folga cambial, tende a esfumar-se ao longo dos próximos meses.

4- A taxa de crescimento econômico é função do nível de investimento, todos sabem. Seria bastante razoável esperar que este, na sua parcela privada, se reduza em decorrência da crise. Pela piora do ambiente econômico e pelos impactos diretos sobre setores exportadores e outros atingidos pela crise internacional.

5- O investimento do setor público (federal), aquele amontoado de projetos mequetrefes que ganhou o nome de PAC, nem de longe seria capaz de compensar uma esperada queda do investimento privado. Isto, supondo-se que ele fosse efetivamente implementado, o que parece mais remoto que o Quércia deixar Aécio candidatar-se à Presidência pelo PMDB...

6- A equipe de governo de Lula, especialmente a econômica, parece ter o dom da palavra, no pior sentido possível. Falam pelos cotovelos, aos borbotões, uma coisa de manhã outra à noite... E a ministra parece que é do mesmo time. Ou seja, como se não bastassem os problemas reais, ainda há um bando de boquirrotos a provocar mais instabilidade e insegurança.

9 comentários:

  1. Gatésimo,

    nós que deveríamos ter uma botinha imensa, pra "dar na bunda" desses cretinos.

    com todo o respeito, é claro... rs
    afinal, é só relaxar e gozer, né não?


    beijosssssssssssssss

    e que bom que ficou! 1 mês já???

    ResponderExcluir
  2. Ei Kzinha,
    me impressiona como consumimos, atualmente, toneladas de notícias sem o menor senso crítico. Impressionante: esta frase da ministra foi manchete em todos os telejornais noturnos, que o repetiram sem um único comentário, nenhum pitaquinho de um economista mais pra cá, outro mais pra lá...

    E é claro que a ministra não acredita no que diz. Importante ressaltar que ela aparenta talento e competência acima da média, além de ter sólida formação acadêmica (economista, por mera coincidência). Mas já mostra falta de ética e seriedade, como tem sido comum aos integrantes desse governo.

    Teria sido muito mais produtivo, se ela reconhecesse a gravidade da crise e mostrasse as providências que está tomando para amenizar os seus efeitos.

    ResponderExcluir
  3. RM
    I'm soooooooooooooooooo happy you came back ...let me read (now) your post.

    ResponderExcluir
  4. Prezado RM:

    Já que você me pôs na roda, lembrando dos meus relacionamentos com ela de 40 anos atrás, tenho que dar meu depoimento:

    1) Ela é uma das pessoas mais inteligentes que eu conheci até hoje -- brilhante, mesmo!

    2) Na época, era casada com um amigo meu, que hoje mora aí em BH e é assessor do Fernando Pimentel, aí na Prefeitura de BH. Depois que se separou dele, casou-se com o Carlos Franklinde Araújo, um gaúcho militante como ela nas esquerda armada, e têm uma filha linda, maravilhosa que, aliás, casou-se no ano passado -- ou terá sido no início deste ano? Não estou certo. De qualquer forma, considerando esses dois relacionamentos afetivos da ministra, ambos longos e intensos, com companheiros de militância política, essas fofocas e insinuações sobre sobre opções sexuais são totalmente sem sentido.

    3) Já com relação às declarações dela, de hoje, concordo que são totalmente sem sentido. Parece-me que, na ânsia de ser ungida como candidata a presidente(a) da República, tem feito concessões em excesso ao Lula, esse Apedeuta. Fala coisas que ele gostaria de ouvir.

    4) Não sei se, 40 anos depois, durante os quais não mais convivi com ela, ela poderia ter mudado tanto sua postura, seus conceitos e seus valores. Sinceramente, espero que não. Considero-a uma pessoa essencialmente íntegra, ética, correta -- um dos melhores quadros que existem dentro do PT. Chego a ficar surpreso que o Lula venha manifestando com tanta freqüência sua preferência pelo nome dela e acho que enfrentará barreiras enormes para viabilizar o seu nome.

    Abraços,

    MR
    01/11 - 00:38

    ResponderExcluir
  5. Que bom que voltou..........

    Fiquei tão frustrada ontem quando encontrei a porta fechada...

    bjs (sem Dilma rsrs)

    Mara

    ResponderExcluir
  6. "Crise? que Crise"?
    (de Lula a Dilma)

    ResponderExcluir
  7. Beth,
    feliz fico eu, com sua presença e amizade.

    Dom MR,
    não duvido dos atributos intelectuais da ministra e claro que essa história de sapata é só pura sacanagem. Aliás, se ela o fosse e seus adversários usassem isto contra ela, eu seria o primeiro a reclamar e defendê-la.
    Tenho a impressão que ela não é "petista histórica" e fez carreira no PDT gaúcho até integrar o governo Lula.
    Mas quanto à falta de ética e seriedade, mantenho o que disse: faltar deslavadamente com a verdade e gerir negócios públicos como a um boteco da esquina; pra mim são graves defeitos e espero que a ministra se assessore adequadamente para corrigir esses cacoetes que aparecem quando se está no poder.
    Agora a pergunta que não quer calar: no tempo em que vocês eram gerrilheiros, rolou? rsss

    Maroca,
    "... agora pra ficar..."
    Beijão, querida.

    Ju,
    que tal uma peça de teatro com esse título? Acho que fará sucesso, heim?

    ResponderExcluir
  8. Essa aí não pagaria imosto, e até receberia subvenção... Político é... pho...

    ResponderExcluir
  9. Mr Portuga,
    ela até que está bonitinha nesta foto... rssss

    ResponderExcluir