quarta-feira, 29 de outubro de 2008

RESULTADOS DA ENQUETE SOBRE AS REITERADAS PÉROLAS DE MANTEGA

.
A referida enquete foi um retumbante fracasso de participação. Apenas 4 leitores se dignaram a marcar a bolinha, num claro recado ao blogueiro... Ainda assim gostei e achei que valeu a pena postá-la; melhor que o silêncio absoluto.

Sim, foram dados 5 votos, mas um deles fui eu mesmo a marcar. Cravei na última opção, por razões que explicarei adiante. A opção que tratava da linda filha do ministro recebeu um voto (provavelmente do Mr Almost) e era só pra zoar mesmo, já que não dá pra levar a sério esse governo... Além disso precisei improvisar porque não coube o texto completo que previra: "acha que a filha dele, Marina Mantega, tem uma beleza contagiante e mesmo se tiver algum problema psicológico, isto não fará a menor diferença." (rsss)

Vamos então aos 3 votos que concordaram com a opinião do ministro. Ora, são duas verdades insofismáveis aquelas que dizem existir um forte (e não apenas "um pouco") componente psicológico nas crises financeiras e sim, o comportamento dos agentes econômicos pode mesmo originar profecias auto-realizáveis.

Mas isto não expressa muito bem o que vem ocorrendo no Brasil. Em primeiro lugar já há, concretamente, efeitos reais na economia: o câmbio depreciou-se em cerca de 15% no mês corrente (chegando a um pico de 30% faz pouco dias, o equivalente ao que chamávamos, nos tempos de câmbio fixo, de "máxi-desvalorização"); a mudança nos preços relativos, causada pela variação cambial, sugere, obviamente, novas pressões inflacionárias; já há anúncio de decisões de investimento sendo, no mínimo, procrastinadas.

A própria administração da crise mostra o pouco talento dessa equipe econômica. Se há algo verdadeiramente globalizado são os chamados mercados financeiros. Assim, o que ocorre numa Bolsa de um tigrinho asiático qualquer, não deixa de afetar os mercados aqui. Pior ainda se for no mercado americano: a saída de capitais que afundou a Bovespa explica-se pela forte aversão ao risco, de investidores estrangeiros, que preferiram os títulos do Tesouro americano (rendendo juros "negativos") à arriscarem o rabo em Terra Brasilis, mesmo com taxas de juros astronômicas...

Ora, instituições financeiras, no mundo todo, sofreram e ainda sofrem, com a falta de liquidez. Uma eventual crise bancária não está descartada em nenhum lugar do planeta, aqui também. Adianta nada falar que o sistema bancário brasileiro é robusto e outros trololós; se a coisa vier mesmo pra valer, manda os "robustos" ao chão, em poucos dias.

Ninguém sabe ainda, em sã consciência, até onde irá e até quando durará a crise financeira internacional. Mas só um imbecil pode defender que ela não seja grave e não exponha a riscos muito sérios o país. Aliás, o próprio ministro da Fazenda mudou o discurso ontem, ao afirmar (ao contrário de tudo o que falara até agora) que os efeitos da crise serão graves. Recuperou a sanidade o ministro? Temo que não; é só discurso alarmista para facilitar a aprovação das medidas (muito controversas) em votação no Congresso Nacional.

Na última opção da enquete também não coube o texto original. Era: "acha que o blogueiro deve fechar logo esse blog e parar de encher o saco antes que seja processado por estimular ataques especulativos contra a moeda nacional." Crime previsto no Código Penal brasileiro, sob o título de crimes contra a ordem financeira. Sinceramente? Acho que é o ministro que deveria tomar cuidado para não ser processado por este ilícito penal.

8 comentários:

  1. Meu caro:

    Você já sabia que os blognautas não gostam de responder às enquetes. Insistiu de teimoso que é. Eu dei o meu voto. E não foi nas pernas da Marina Morena...

    Lá em Minas, digo, aí em nossas Minas Gerais tem um ditado que acho ótimo: você está gastando muita vela com defunto ruim...

    Esse Mantega não merece maiores análises. É apenas um cumpre-ordens, um pau-mandado.

    Abraços,

    MR
    29/10 - 12:55

    ResponderExcluir
  2. Ôps:

    Então, meu voto não foi computado! Fui tungado!

    Esse tal de Blogger está roubando comments da Amèlie e voto meu. Sacanagem...

    Eu votei na segunda opção, achando que ele estava com problemas psicológicos...

    Bye,

    MR
    29/10 - 13:00

    ResponderExcluir
  3. MR,
    e eu que achei que só o Aecinho manipulava os números de pesquisas... rsss

    Agora, o sujeito, a despeito de nunca ter trabalhado na vida (e de ter sido chamado de vagabundo e preguiçoso por outro ministro, no primeiro mandato de Lula) é o ministro da Fazenda. É, afinal, quem temos pra bater... rsss

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda posso votar??? Hein?Hein?
    Hein?Hein?Hein?Hein?Hein?Hein?Hein?
    Hein?


    Risos!

    ResponderExcluir
  5. Grrr,

    Seu desmancha prazeres!!!


    Risos.


    "Votação encerrada".

    ResponderExcluir
  6. Ah Mèlinha,
    é claro que você votaria para que eu fechasse o blog. Ô se votaria!
    E é claro também que por motivos bem mais nobres que os alegados... rsss

    ResponderExcluir
  7. Querido,

    fico besta de ver: você me tem mesmo em altíssima conta!!!


    Ave!



    Risos

    ResponderExcluir
  8. Querida,
    mas você merece. Aliás, merece muito mais. Ô se merece!

    ResponderExcluir