.
Cerca de um ano atrás, escrevi um textinho para minha querida amiga Luciana G, que fazia uma breve análise da origem dos nomes das cidades mineiras (leiam aqui). Mantenho a opinião lá exposta, mas reconheço que ficaram de fora - até por falta de espaço - muitos nomes curiosos e inclassificáveis da arte mineira de nomear cidades.
Segue, pois, uma segunda listagem de nomes incomuns. Mas antes, alguns que talvez possam ser associados aos ilustres integrantes da Confraria. Há, entre aqueles, os por demais óbvios. Por exemplo: a bela Ju à Santa Juliana, ainda que a primeira não esteja passando por uma fase, digamos, muito santinha... Para a Srta Rosa caberia perfeitamente Santa Rosa da Serra, ainda mais considerando-se que ela mora em uma. Como não encontrei nenhuma "Santa Amélia", achei que seria apropriado Carbonita para a Amèlie. Mas depois descobri Machado, para o caso de não ter nenhum picador de gelo próximo. E até um Riacho dos Machados, na eventualidade de apenas uma unidade não ser o suficiente...
Bem, a moleza acabou aí. Por incrível que pareça, não achei nenhum nome leve e solto para a Maroca. Em compensação descobri suas origens mineiras em Fortuna de Minas (também podia ser Maravilhas...osa). Acho que Pimenta fica bem para a K, não? Já a Patty pode escolher: Mirabela, Mirai ou Olhos-d'Agua. Para o Entretrintas da Gi, que tal Entre Folhas? Sorry... A Beth... bem, considerando que ela mora com uma uma ave pertencente à família Anseridae, o que me dizem de Lagoa dos Patos? Patos de Minas? Ok, ela é bióloga especializada em abelhas: Vespasiano! Para a Ana Paula (AP) até que não foi assim tão difícil: descartados Novo Cruzeiro e Cruzeiro da Fortaleza, sobrou Cantagalo. Já para suportar o Resplendor da poesia da Elianinha, só mesmo tendo Três Corações... Enquanto isto, a Viçosa Denise (reparem na foto acima e à direita) tem uma Bela Vista de Minas. A baianinha Celine, a mais jovem da Confraria, talvez pudesse ficar com Juvenília. Muito feio? Que tal: Itumirim, Sapucai-Mirim, Botumirim, Manhumirim,Tarumirim... Tá bem: Pingo d'Agua.
Já a bancada masculina, como não tenho interesse em agradá-la mesmo, vamos lá... Para o Plano Geral do Marcos Rocha: Rochedo de Minas ou Quartel Geral. O Chorik, Japonvar ou Japaraiba. Quanto ao Ricardo Soares, faltou prosa, quase desisti: os mais próximos foram Martins Soares e Raul Soares. Já o Mr Almost vai ter que se contentar com Padre Pedro. Ah é, prefere Sao Pedro dos Ferros?
Até esse modesto blogueiro que vos fala foi contemplado: Chalé. Mas há de haver quem prefira Formoso... rsss. Faltou a Luciana G? Bem, à Senhora do Porto dedico mais esse textinho.
[continua...]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Prezado RM:
ResponderExcluirAgradeço a referência simpática, mas não gostei do Rochedo de Minas, embora seja curioso, nem do Quartel Geral, que lembra Exército e Polícia -- duas corporações com as quais não tenho a menor afinidade.
O nome de cidade mineira com o qual mais me identifico, como também já abordei aqui no PG, é Liberdade. Outra opção poderia ser São Tomé das Letras, cidade cercada de lendas e de mistérios e produtora da famosa pedra são-tomé.
Quanto aos demais nomes sugeridos, gostei da maioria e achei-os adequados aos personagens. Menos o da doce Amèlie que merece coisa melhor. Que tal Pedra Bonita? Ou Estrela do Sul, Estrela Dalva ou estrela do Indaiá? Poderiam ser, ainda, dedicados a ela, os nomes de Espera Feliz ou de Boa Esperança...Afinal, esta é a última que morre!
Risos e abraços
MR
17/11 - 10:00
Grande decanão,
ResponderExcluirregistrados os protestos.
Prometo caprichar no próximo (e último) da série.
Quanto à Mèlinha, acho que dá pra fazer um postinho inteirinho só com nomes de cidades mineiras... rsss
Eu diria que estou mais para Belo Oriente!
ResponderExcluirUé, caboclo japa!
ResponderExcluirQuem tem que achar isto é a bancada feminina. Eu heim? rsss
Vc escolheu... eu acato!!!! rs
ResponderExcluirbjs e obrigada por lembrar de mim..rs
Mara
Maroca, gatona querida,
ResponderExcluirqual a flor que você mais gosta?
Gostei das três opções que vc me deu, então não vou escolher. Muito legal essa coisa dos nomes dos municípios. E Minas tem município pra caramba. Ainda não li o texto anterior, depois dou uma passada lá.
ResponderExcluirBjs
853 pra ser exato, gatona dos olhos d'água,
ResponderExcluirgastei um bocado no outro textinho, mas ainda tem de sobra pra mais um, pelo menos.
Adorei Cantagalo! E adoro também andar por esses cantos de Minas. Já foi a Naque? Ipaba? Marliéria? Peixe Cru (nem cidade é, é povoado)? Crucilândia? Piedade dos Gerais? Carvalhos? Eu já estive nesses lugares todos, onde colhi ótimas histórias para as minhas matérias e para minha vida.
ResponderExcluirAbraços.
Ei AP,
ResponderExcluirnão, ainda não tive a oportunidade de conhecer estas progressistas cidades mineiras (mas tenho certeza que dão boas matérias, para jornais e para a vida). Principalmente nunca fui (e nem irei) a PINTÓPOLIS, como expliquei no postinho que está no VerboFeminino... rsss
minha mãe era canaverdense. gentílico para os nascidos na pequena e charmosa Cana Verde-MG.
ResponderExcluir:D
Ei Cora,
ResponderExcluirenfim sabemos algo de sua origem. Dei uma googleada e decobri que é uma pequena cidade no sul de Minas.
Estamos em casa...
(e você, nasceu onde?)
eu não escolhi ainda, dear...
ResponderExcluirRM
ResponderExcluirMuito legal o post. Vc é muito divertido e criativo.
Adorei Lagoa dos Patos (Patos de Minas). Quem nasce lá é patense?
Vou desenhar a confraria toda...posso?
Beijo
...não tinha reparado que vc escolheu Vespasiano...num gostei...abelhas e vespas são inimigas ferrenhas.
ResponderExcluirVc andou estudando a chave de classificação da zoologia?
Acertou a família dos patos Anseridae. Muito bem, Roney!
Ei Beth,
ResponderExcluirimagino que sim; ao menos deve ser melhor que pateiro...
Pois então, só uma especialista para nos explicar essas diferenças entre vespas e abelhas...
Ué, como é que você vai desenhar a Amèlie, a Gi e a Luciana G?
ResponderExcluirRm
ResponderExcluirÉ verdade!!!Então elas vão ficar sem desenho. Já fiz um do Marcos Rocha...tá lá no Mar...espero que ele goste!!
Abelhas e vespas pertencem à ordem Hymenoptera (portanto têm as suas semelhanças). Mas as diferenças entre elas são muitíssimas. Vou citar algumas.
1- A maior diferença é que as abelhas são polinizadoras e as vespas são predadoras. As vespas adoram atacar as colméias para roubar mel. A luta entre elas é braba. Ambas são agressivas.
2- As vespas são criaturas elegantes de cintura bem fina (parece com a Betty Boop).
3- As abelhas são mais rechunchudas e têm muitos pêlos.
4- As vespas comem outros insetos. 5- As abelhas só se alimentam de mel, pólen e água. Comem geléia real somente até o terceiro dia de vida.
6- A sociedade das vespas é muito bagunçada.
7- A sociedade das abelhas melíferas é a mais organizada do reino animal.
Vou tomar uma colher de mel e vou me recolher ... boa noite!
Olá, Beth e RM:
ResponderExcluirEstou tomando conhecimento da ilustração do meu rosto feita pela Beth. Irei até o blog para vê-la ampliada. Obrigado a ambos pelas citações e homenagens.
MR
18/11 - 10:00 (primeira entrada) e 12:42 (segunda entrada, para deixar este recadinho)_
Boa tarde MR.
ResponderExcluirQue bom que vc gostou (mais ou menos)!
Eu exagero um pouco nos detalhes...eu sei...mas foi com carinho sim.
Outro dia (quando a Filó ainda existia) deixei um comentário lá no seu blog. Sobre a dança com "seu" Manuel, lembra?
Obrigada pela visita.
Um acarajé.
Mmmm... eu não gosto de Confraria. :P
ResponderExcluirMas fiquei feliz com a cidadezinha que passa desapercebida no google maps. :)
E o nome é bem simpático. Pena que é tão longe, tão longe, mas tão longe a ponto de que as chances de eu visitar tal cidadezita nesta encarnación praticamente nulas.
bjo, (e por favor, me deixa fora da 'confraria' rsrs, eu vou continuar vindo aqui!)
Obrigada pela delicada associação minha com Viçosa. Taí uma cidadezinha que não conheço... Muito criativo esse post. Adorei.
ResponderExcluirUm beijo
MR,
ResponderExcluiro desenho ficou muito bom mesmo. A moça é cobra criada...
Beth,
sacanagem, heim? O MR você desenhou no masculino... rsss
Rosita,
desencana, nega. Já te falei que confraria é só um nome que dei para meu blogrool, os blogs dos quais gosto e visito. Tô muito mais pra comadrio (ao menos gosto mais das comadres...).
E como é que você sabe que é longe se não aparece no mapa? Rá!
Denise,
Viçosa é uma cidade relativamente próxima a BH, com uma das melhores universidades do Brasil, aparecendo à frente das grandes universidades de SP e RJ nos rankings.
Leia o textinho no VerboFeminino. Acho que você vai gostar.
E o elogio foi pouco pra sua beleza e élan...