segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

"ACREDITE NO BRASIL"

POIS O GOVERNO ACREDITA EM PAPAI NOEL...
.
Amigos, torço para que esteja errado, mas tudo leva a crer que o próximo ano será bem pior que o atual e melhor que o seguinte...

As melhores estimativas indicam crescimento econômico na casa dos 2,5 a 3% para 2009; o que, descontados os reflexos (estatísticos) de 2008, projetam taxa de crescimento, derivada no ano em questão, para algo em torno de 0,5%. Se deduzirmos o crescimento populacional, chegamos à estagnação (ou mesmo a uma pequena recessão).



"Nunca antes nesse país..."

... mostraram-se tão rápidos os mecanismos de transmissão dos efeitos de uma crise externa. Em novembro último a taxa de desemprego manteve-se estável quando, tradicionalmente, cai em função do esforço produtivo relacionado ao Natal. Estimativas iniciais apontam para aumento do desemprego já no corrente ou em janeiro próximo. A gravidade está em que o mercado de trabalho é, geralmente, o último a sofrer ajustes. Se os empresários não acreditam em Papai Noel, por que o deveriam os demais agentes econômicos, heim Mr President?

... mentiu-se de forma tão tosca e descarada. Acompanhe o "elaborado" raciocínio presidencial: "E você, meu amigo e minha amiga, não tenha medo de consumir com responsabilidade. Se você está com dívidas, procure antes equilibrar seu orçamento. Mas, se tem um dinheirinho no bolso ou recebeu o 13º e está querendo comprar uma geladeira, um fogão ou trocar de carro, não frustre seu sonho, com medo do futuro. Quando você e sua família compram um bem, não estão só realizando um sonho. Estão também contribuindo para manter a roda da economia girando. E isso é bom para todos". Yes, Mr President! No caso dessa amiga ou amigo perder o emprego, o governo, provavelmente, criará o Programa "Bolsa Família Fodida em Dívidas" para socorrê-la...

... gastou-se tanto, tão mal e porcamente com publicidade. "Contra a crise: propaganda", já dizia o célebre manifesto marqueteiro, integralmente adotado pelo atual governo. Os meios de comunicação foram invadidos, qual enchentes de fim de ano, com as mais tacanhas mensagens, elaboradas por uma das 3 agências que servem ao Planalto. Consta que a tal funciona no mesmo andar do escritório de um filho de um alto mandatário da República... E não é que Papai Noel existe mesmo?




Aos amigos que me honraram com a leitura desses textinhos (e aos que me honraram ainda mais, comentando-os) desejo felicidades e prosperidade no ano que se inicia, independentemente do governo que nos (des)governa. E que as cores do Matisse não sejam falsas...

10 comentários:

  1. Creio que não tenho fé, mas se é prá dizer alguma coisa, prefiro aguardar os acontecimentos.
    Digo adeus ao passado, que já vai tarde, e nem vislumbro o futuro calendário.
    E, brasileira que sou, quero mais é alegria, ainda que ela seja que nem whisky do Paraguay... Arriba!!!

    ResponderExcluir
  2. Arriba, chica!

    Pero, quando for comprar uma obra de arte, cuidado com as falsificações baratas... rsss

    ResponderExcluir
  3. Las cucarachas?? no. no hay problema.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não, querida: são, isto sim, muy caras (ao país)... rsss

    ResponderExcluir
  5. Olá, RM:

    Quando você trata de temas mais leves, como músicas natalinas, não tenho muito o que comentar, embora tenha lido os posts e gostado do que vi. Principalmente, é claro, do "Calix Bento".
    Mas, quando o assunto é o Apedeuta e seu governo corrupto, não deixo passar. Afinal, somos apenas 20% os que repudiamos essa canalha. Tem que haver solidariedade de classe, entre os que se opõem à bandalha.
    Esta informação sobre o filho do alto mandatário da nação -- que
    teria escritório no mesmo prédio ou andar que o da agenciazinha inexpressiva de Campinas, que entretanto se tornou uma mina de ouro -- bate com informações que tenho e até já publiquei no meu blog. O imbricamente entre o público e o privado, no governo Lula, é escandaloso. Esta é apenas uma das áreas que podem ser incluídas entre os "mais de 100 valeriodutos existentes no governo", usando palavras do Silvinho Pereira, naquela sua entrevista a O Globo, em 2005 ou 2006, não me lembro mais.
    Nunca se roubou tanto e tão impunemente neste país...

    Abraços do

    MR
    29/12 - 14:38

    ResponderExcluir
  6. Grande MR,
    bom saber que gostou, às vezes me falta esse feedback. Se sobrar um tempinho vou produzir um videozinho sobre a Folia de Reis; espero que melhorzinho que aquele sobre Ouro Preto...

    Cara, é de dar nojo essa campanha, pela forma e conteúdo. Não posso asseverar quanto vazou - e mesmo se vazou - pelo chamado "ladrão" (escolha o sentido que quiser); mas como não nascemos ontem é de se considerar um bom naco.

    A estratégia parece ter sido criada em determinada rede de televisão, ligada à determinada igreja (e à outras picaretagens); que passou a dar, insistentemente, o "lado bom" da notícia. Como teve presentinho de Papai Noel para as demais redes, também é de se esperar a mesma abordagem "construtiva".

    Vinte por cento da população brasileira somam 40 milhões de caboclos; não é pouca gente não! E deve crescer consideravelmente ao longo dos próximos 2 anos, na medida em que ficar claro para os demais 160 milhões, que este governo é dos mais incompetentes da história.

    Como chutar cachorro morto não faz muito meu estilo, vou adiantando por aqui as botinadas...

    ResponderExcluir
  7. RM, tive o desprazer de ver o pronunciamento do Lula incitando ao consumo. Mas ele se dirigia aos seus amigos e amigas, cara-pálida, não esquenta. Os banqueiros que o elegeram não estão facilitando o crédito, o Banco Central com deflação e tudo não abaixa a taxa de juros, o consumo que o Lula propôs vai dar para girar a roda do carrinho que dei pra minha netinha e olhe lá.
    E como você mesmo disse, depois é só lançarem mais um programa assistencialista.
    Como diz o outro, feliz 2010, porque 2009...

    ResponderExcluir
  8. Ô japa,
    é! Mas a roda do mercado publicitário tá rodando bem, caboclo. E junto vão os meios de comunicação de massa.

    Desculpe o linguajar, mas é um governo de escrotos.

    ResponderExcluir
  9. Oi RM,
    só hoje vou esquecer as declarações estapafúrdias do nosso presidente.
    Passei só para desejar um 2009 cheio de saúde, alegrias, sonhos e realizações.
    Abraços,
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado, querida.

    É também o que desejo em relação a você e aos seus (e especialmente à sua priminha maluquinha...).

    ResponderExcluir