quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

PRESENTE DE NATAL (3)

Como falei no primeiro da série, gosto muito de canções natalinas e é pacífico que algumas magníficas tenham ficado fora desta seleção. A terceira e úlima é, certamente, muito conhecida; talvez não como música natalina. Mas é assim que a vejo: Cálix Bento (folclore mineiro) é uma legítima Folia de Reis, tradição de origem hispânica, trazida para cá ainda nos primórdios da colonização portuguesa.

Belíssima tradição, ainda presente nos rincões de Minas e em alguns poucos lugares de Goiás e da Bahia. Os cantadores visitam as casas durante todo o mês de dezembro até o Dia de Reis (6 de janeiro). Ao invés de, a exemplo dos Reis Magos, levarem presentes; os recebem dos donos das casas visitadas, para que sejam posteriormente doados.

É bom que se registre: a canção, de domínio público, foi na verdade salva do completo ostracismo por Milton Nascimento, que a gravou e Tavinho Moura, que a recolheu e a quem conheci pessoalmente em Diamantina.

No primeiro vídeo, Tavinho conta como fez a adaptação. No segundo, a dupla Pena Branca e Xavantinho (de certo modo, também resgatados por Nascimento) a cantam.



16 comentários:

  1. Feliz Natal (tri), caboclo.

    Tenho andado um pouco compenetrado com certos assuntos, e não tenho tido muitas ocasiões de vir aqui bater um papo.

    Por falar nisso, como vão os papos por aí, hein?...

    ResponderExcluir
  2. Grande caboclo portuga,
    o mesmo o desejo, a você e aos seus.

    Os papos vão bem por aqui. E por aí?

    A propósito, ainda existe Folia de Reis na terrinha? Aqui, não fosse gente como Tavinho Moura, talvez já tivesse desaparecido por completo...

    ResponderExcluir
  3. Quando ainda pego no violão essa é obrigatória. Engraçado, mas nunca a associei ao Natal.

    ResponderExcluir
  4. Grande caboclo japa (hoje só tá dando estrangeiro por aqui... rsss),
    diria, com certo exagero, que esta sim é uma típica canção natalina no Brasil...

    É uma pena que a festa de hoje venha perdendo, velozmente, não só o sentido religioso, como qualquer sentido relativo às suas origens e tradições (que os japas são muito bons em preservar).

    Em alguns países, o Dia de Reis já foi mais importante que o Natal, talvez o Mr Portuga possa nos confirmar...

    Aqui em Minas, mais precisamente em Dores do Indaiá (terra da mãe do MR), salvo engano, ocorre um festival com grupos de todo o Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Amigo de papo:

    Aqui a tradição do dia de Reis se mantém, com desfiles brincadeiras e estrupícios vários (uma espécie de mini-carnaval) finalizado com uma boa jantarada de várias carnes cozidas e enchidos e bem regada com os tintos a condizer.

    Não precisava de responder àquela questão sobre os papos, que foi meramente coloquial. Fico satisfeito, amigo, fico muito satisfeito: Àquele nível os papos são sempre excelentes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Opa!
    A confraria dos amigos de papo(rs)

    Ô RM, Música Brasileira da Boa para uma roda de amigos é bom demais! Lendo vocês aí, lembrei de Sinal Fechado, do Paulinho da Viola.

    Eu, "offline" e meio avessa às festanças de final de ano, acabei me surpreendendo neste Natal. Nunca pensei que o Natal pudesse ser tão bom quanto este está sendo... Qualquer data com pessoas especiais por perto há de ser inesquecível e a celebração não podia ter sido melhor.

    E, agora, "online", adorei visitar este cantinho e me surpreender com mais um presentaço. Calix Bento é uma obra-prima da nossa cultura popular. Linda!

    ResponderExcluir
  7. Portuga,
    engraçado; aqui foi preservado o caráter sagrado da festa, com pompa e circunstância (mas, claro, também muita comilança e bebedeira).

    Cora,
    também acho lindíssima; com uma letra simples, sem rococós, adequada à manjedoura na estrebaria...

    ResponderExcluir
  8. Caro rm,

    Tudo isso sobre a canção, a origem da tradição e tudo o mais foram novidades pra mim! Que bom que além de peçonhas, encontramos bastante cultura por aqui...hehehe
    Beijocas
    P.S. A Dilma fez plástica!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Por que vc ainda não é meu seguidor? Tb quero boa companhia...
    :p

    ResponderExcluir
  10. Denise querida:

    1) Agradeço muito as palavras gentis e excessivamente generosas.

    2) Fez mesmo? Então não recomende o cirurgião dela para suas amigas... rsss

    3) Como assim ainda não sou seu seguidor? Desde que o Mr Portuga a descobriu que a venho seguindo blogosfera afora!? rsss

    ResponderExcluir
  11. HUm... Você não está aparecendo como Meu seguidor, lá no Papo Calcinha. Me refiro a esse widget novo que o Blogger criou.
    Veja no seu blog que eu apreço lá e vc escrebeu Boa Companhia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu sei, querida. Tô brincando...

    Bem, eu sou um bocado outsider pra seguir qualquer um; mas não umA que não é qualquer.

    Você quer minha fotinha lá mesmo? Olha que pode espantar os outros... rsss

    ResponderExcluir
  13. Rsss... Como "eles" se dão bem!

    Isso é como cada um ter a foto do outro na mesinha de cabeceira...

    Ainda ontem eu, que falei de papo aqui papo acolá... Devo ser visionário...

    ResponderExcluir
  14. Naturalmente, Mr Visionário,
    vossa senhoria é mesmo bom em escolhê-las: bonitas, inteligentes e simpáticas...

    Queria que me desse mal? rsss

    ResponderExcluir
  15. ah, quero sua fotinha também. Entendo o denguinho da Denise, mas acho que ela quer mesmo que sendo um seguidor, você seja assumido...
    Olha, adoro mesmo esta música. Na verdade, adoro as coisas das gerais.
    Lindinho, iluminações e graças para você, viu?
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  16. Ei dona Elianinha,
    não me surpreende que goste das coisas daqui: sabe as montanhas de Drummond e as veredas de Rosa como poucos... E, de lambuja, conhece os navios de Castro Alves e os mares de Caymmi; claro, entende também os dengos da nega...

    E das gentes daqui, gosta também? Deixa contar como conheci o Tavinho Moura. Estava em Diamantina uns 3 anos atrás, por conta de um congresso de economistas (realiza-se a cada 2 anos naquela mesma cidade) e havia, na programação, um show com o grande artista, pois comemorava-se o cinquentenário de "Grande Sertão" e o caboclo é um grande especialista em Rosa.

    Lá pelas tantas, estava num café-livraria (você iria adorar, a cidade é cheia deles) e ao comprar um livro, bastante raro, o músico puxou conversa comigo, com toda simplicidade, sem estrelismos. Ficamos amigos, saímos dali para o show e ainda tive a cara de pau de subir ao palco e apresentá-lo...

    A fotinha? Quer mesmo? Mas qual? rsss

    ResponderExcluir