sábado, 3 de janeiro de 2009

PRESIDENTE-OFÉLIA

AQUELE QUE SÓ ABRE A BOCA QUANDO TEM CERTEZA!

A célebre personagem foi criada ainda nos tempos do rádio (1950), assim como o programa, Balança mas não cai. Transpostos para a televisão (1968), eternizou-se na atuação dos atores Sonia Mamede (foto ao lado), contracenando com Lúcio Mauro no papel de Fernandinho. Este era um milionário bem relacionado, que recebia figuras importantes e famosas em sua casa, sempre preocupado com a burrice explícita de sua mulher, Ofélia. Inevitavelmente eram criadas situações constrangedoras com os pitacos de Ofélia, ao que Fernandinho se desculpava, até o momento em que a visita perdia a paciência e também reclamava da estupidez da personagem. Aí Fernandinho, sentindo-se ofendido, expulsava-a de casa e o esquete terminava com o famoso bordão de Ofélia: "só abro a boca quando tenho certeza!"

Bem, vejamos as últimas declarações do atual presidente da República, em férias na idílica ilha de Fernando de Noronha* (na íntegra, aqui):

"Eu ouvi prefeitos dizendo que vão fazer contenção de custeio. Custeio não é investimento."
Sim presidente. Investimento é tudo aquilo que agrega nova capacidade produtiva. Custeio apenas a mantém. Por exemplo, os gastos com o funcionalismo público federal, que aumentaram sensivelmente na gestão de sua excelência, não acrescem absolutamente nada à capacidade produtiva do país. O mesmo em relação aos milhares e milhares de contratos de fornecedores de bens e serviços para a máquina pública federal. De certo modo pode-se dizer o mesmo quanto à astronômica conta de juros paga pelo Tesouro. Já as despesas da Previdência e da Bolsa-Família, tecnicamente são chamadas de Transferências, mas também não agregam nova capacidade produtiva. Dessa montanha de despesas públicas federais, o que sobra das receitas estaria, em tese, disponível para investimentos.
.
"Agora, se o prefeito tiver uma obra e ele resolver parar, eu pergunto: qual o dinheiro melhor empregado do que numa obra? Porque a obra vai trazer benefício para a comunidade, vai gerar emprego para a comunidade, vai distribuir renda e conseqüentemente mais renda para o município."
Bem, nem sempre isto acontece. Por exemplo, o programa de reequipamento das Forças Armadas, do que foi anunciado até agora, gerará mais empregos no exterior que no Brasil. Ademais, se os prefeitos contiverem gastos de custeio é de se esperar que sobrem mais recursos para investimentos em "obras". Por fim, há uma legislação no país, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede administradores públicos municipais e estaduais de gerarem despesas sem a contrapartida receita, limitando a capacidade de endividamento dessas esferas políticas. Infelizmente o mesmo não ocorre em relação ao governo central...

"Eu já disse, já afirmei que no governo federal nós vamos combater essa crise internacional fazendo mais investimento, mais ferrovia, mais rodovia, mais escola, porque é assim que a gente combate a crise."
Talvez o presidente não esteja informado, mas os chamados gastos de investimentos públicos federais, representam aproximadamente 1% apenas do PIB. Espero, sinceramente, que se consiga aumentá-los bastante... Já algum petista de plantão, me faria o favor de informar quais são estas ferrovias e rodovias que o governo federal está construindo?
.
.
(*) Será a terra descoberta pelo velho navegador Fernão de Noronha, a tal ilha de prosperidade em meio ao mar revolto da crise financeira internacional? Aquela, que era um presídio? Hã? Hum?

20 comentários:

  1. Outro dia, estava conversando com uma executiva da Eletrobrás e ela comentou o quanto o Fernando Henrique prejudicou as mulheres. Ela lembrou que ele enrolou, enrolou e não promulgou a Lei Maria da Penha. Outra foi a mudança no critério da aposentadoria. As mulheres, todo mundo sabe, trabalham dobrado: em casa e no trabalho, e o FHC ainda a fez trabalhar mais. Disse que velho que não quer trabalhar é vagabundo. Moral da história: todos erram, todos falam bobagens. Mas as ações valem mais que mil palavras. A lei Maria da Penha está aí. Viva o Lula!

    ResponderExcluir
  2. Denise, querida,
    continuamos concordando no essencial. As restrições, pontuais, que faço ao seu comentário:

    1) Acho os governos FHC e Lula muito parecidos; em arrogância, mediocridade de resultados e roubalheira desenfreada. Sem falar na paulistada...

    2) Não creio que FHC e seu governo possam ser acusados de antifeministas. A questão previdenciária não era um problema de gênero, mas de financiamento e cálculo atuarial.

    3) Ainda sobre FHC, foi ele quem reativou o CNDM - Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, conquista histórica dos movimentos feministas brasileiros (em mesdos da década de 80), que havia sido desmantelado no governo Collor e do qual derivou grande parte das recentes conquistas de gênero no país. E, justiça seja feita, era o ex-presidente casado com uma feminista histórica.

    4) Todo mundo fala bobagem, é verdade. Mas há os que só falam bobagem, como a Ofélia...

    5) Também concordo que muito mais valem as ações que o trololó. O que você me diria das graves ações de ordem ética e moral que infestaram o governo atual, desde seu início?

    6) A propósito, espero que a mencionada executiva nada tenha com a avalanche de denúncias que pesa sobre a estatal e muitos de seus diretores e ex-diretores; tais como as relacionadas com a "Operação Navalha", com a "máfia dos sanguessugas" e com o "esquema do mensalão", fora os de menor monta...

    Ah, viva! Viva ele, viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu! rsss

    ResponderExcluir
  3. Calma Fernandinho! rs

    Vc viu o Lula querendo mediar o conflito milenar entre israelenses e palestinos? Quem sabe ele não interrompe as férias e dá um pulinho lá? Vamos torcer.

    ResponderExcluir
  4. .


    A política envolve a minha vida, mas é na prosa e nos versos que eu a vejo passar.
    Não critico o meu presidente, seja ele Collor, FHC ou Lula. O presidente, para mim, é como a minha mãe durante quatro ou oito anos; a melhor de todas as outras e as minhas queixas estariam entre as derrotadas, ou um presidente não se elege com a maioria dos votos, dos desejos?

    silvioafonso,






    .

    ResponderExcluir
  5. Oi, RM:

    Vou aproveitar a deixa e o gancho dados pelo Chorik: Lula e o Celso Amorim achando que podem resolver com algumas declarações estúpidas e demagógicas o conflito Israel x Hamas são a personificação da estatura anã da diplomacia brasileira no atual governo, para combinar com a estatura física e moral de ambos os calhordas.

    Seus pitacos têm sido baseados numa ignorância profunda do que acontece na região conflagrada; desconhecem ambos os anões o direito e a obrigação de defesa que Israel com relação ao seu território e aos seus cidadãos ameaçados dia e noite pelos foguetes provocadores do Hamas.

    As freqüentes e sucessivas atitudes anti-Israel da política externa brasileira constituem alguns dos piores e mais vexaminosos papéis desempenhados pela diplomacia brasileira em todos os tempos. Não vou enumerá-las todas aqui porque seria cansativo.

    O governo de Israel deve estar preocupadíssimo com o que o Lula, o Amorim e os demais assessores que orientam a política externa brasileira, como o Marco Aurélio "Top-Top-Top-Dentes-Podres" Garcia acham do atual conflito...

    É de dar risada, apesar de a atual guerra não ter nada de engraçada.

    Abraços,

    MR
    4/1 - 17:37

    ResponderExcluir
  6. Japa e decanão,
    creio que poucos perceberam, mas o post anterior também foi motivado pelas declarações estapafúrdias de sua excelência...

    Silvio,
    bem vindo! Respeito sua opinião, como também a daqueles que se sentem órfãos de mãe ou tratados com madastro desdém. Mas não posso concordar com sua tese: parcece-me pouco republicana, erigindo a papel de divindade um mero servidor público.

    ResponderExcluir
  7. Bom 2009 pra vc, querido. Se vc errar em metade de suas projeções será um ótimo ano. Sinto muito, mas vou ter de torcer por isso.

    E viva la vida. E a Denise do Egito. E vc, claro, pque vamos continuar discordando mas nos gostando.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Patty, querida,
    pra você também, moça dos olhos.

    Mas as projeções não são minhas, gatona. São do próprio governo através de seus órgãos especializados, como o IPEA e o Banco Central.

    Eu também torço para que as previsões estejam erradas, mas como deixei de acreditar em Papai Noel já faz um tempinho, espero, infelizmente, um ano bem difícil para todos os brasileiros, independente de gosto político ou partidário.

    Mas quero fazer uma reclamação: posso até ser venenoso e peçonhento, mas apresento as razões pelas quais me posiciono assim ou assado. Neste post, até agora, ninguém rebateu esses argumentos...

    Claro que vou continuar gostando de você. Você é adorável e política é apenas um assunto...

    ResponderExcluir
  9. COMENTA LOGO PESTE...

    ops,

    esqueci! tá fazendo doce pra mim né?


    RMzinho, docinho, lindinho, amadinho, por favor, queridinho, comenta o blog da Eva Green e seus maravilhosos peitos?

    rs
    rs
    rs


    comentário docinho e idiotinha.
    sim, eu sei.

    beijos.

    vai comentar ou não? rs

    ResponderExcluir
  10. Ei Kzinha (depois dos trintinha é Kzona? rsss),
    ainda tô peitando, ops, pensando nos peitos da moça...

    Mas a senhora é uma sacaninha mesmo, heim? Eu já escrevi post dedicado à senhora, linkei-a (no bom sentido) em trocentos posts diferentes e a senhorinha aparece aqui de vez em nunca... E ainda reclama?

    Vou lá comentar... Prepare-se! rsss

    ResponderExcluir
  11. Gatésimo..

    além do Kzona tô ficando burrona também...

    eu só sei ver as bandeiras lá no FDj***** (foda em japonês é ótimo!)...rs

    me ensina? hahahaha
    quero agora ver se a bandeirinha relativa de MG é a do chalé..rs.

    hahaha..rs

    PS: vc tem que me lembrar dos 30 né? hunf.

    ResponderExcluir
  12. Sem comentários.

    Presidente-Ofélia é ó-te-mo!

    ResponderExcluir
  13. Gatinha K,
    claro que ensino. Ô se ensino! rsss

    Cora,
    achei que ia aparecer algum "Fernandinho" pra me detonar, mas quem veio foi o "Marcos Valério"... rsss

    Viu, Patty?
    Agora só faltam o Delúbio e o Silvinho... rsss

    ResponderExcluir
  14. Nem me fale em gozação, só que nós temos um grande recurso: A cabeleira,rs. Volte a Campos, só não tente ir a São Francisco sem o Jeep, com as chuvas a estrada de acesso rompeu e não há acesso por asfalto, venha a Farol em um fim de semana, claro se vocÊ gostar de agito, aqui parece até Bahia....Obrigado pela visita e comentário!

    ResponderExcluir
  15. Marcos Valério,
    bem vindo! A turma vai, provavelmente, cair de pau em você (rsss), mas já vi que você vai tirar de letra.

    ResponderExcluir
  16. bueno, dois comentários para meu peçonhento favorito:
    1- fico mais informada e entendo melhor de economia, política e xavecagem lendo seu blog. o presidente deeveria lê-lo também, para melhor nesses dois primeiros itens, pelo menos.
    2- Rodovias? pagei um pedágio absurdo nessas férias...
    beijoooooooooO
    :)
    (vc está de visual novo, cabelos curtos?)

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado, querida,
    você é mais doce que bala jujuba...

    Olha, aqui você manda:

    1) Querendo eu mudo o nome do blog para "Venenos, peçonhas e outras xavecagens"... rsss

    2) Este era o visual velho, mas se você preferir, corto os cabelos amanhã mesmo... rsss

    Beijão e boas férias!

    ResponderExcluir
  18. RM

    Não concordo que ambos os governos sejam arrogantes. Achava o FHC bem mais, muito mais. E bem mais elitista tb, nossa... Minha amiga da Eletrobrás, coitada, não está envolvida com facatrua alguma. hehehe.
    Beijocas. Valeu o debate!!!

    ResponderExcluir
  19. Ei Denise,
    eu que agradeço seus comentários inteligentes e sinceros.

    Bom, aí a gente já tá no nível da impresão pessoal, do gosto, que não se deve discutir, né? Talvez você tenha razão, mas a arrogância era, ao menos, em francês... rsss

    E me pareceu sintomático você ter reclamado da equivalência na arrogância e não dos outros dois atributos destacados por esse modesto analista...

    ResponderExcluir
  20. Sintomático, é? Hum... Vou refletir sobre o assunto. Homem inteligente é fogo...

    Um beijão

    ResponderExcluir