quinta-feira, 5 de março de 2009

DITAMERDA

OU MVM (MOVIMENTO DOS VÃO À MERDA)

Amigos(?) leitores(?) [rss],

é sobre essa recente polêmica, criada a partir de um editorial da Folha de São Paulo, que chamou de "ditabranda" o regime militar de 64. Confesso: nem sabia da tal polêmica até ler ótima resenha do meu amigo Marcos Rocha (leiam aqui), há pouco mais de meia hora. E, fato é, que existe lista de assinaturas e manifestação de repúdio marcada para acontecer em frente à sede do jornal.

Mas, afinal, que merda é esta? Explico, como se vocês tivessem seis aninhos (como diz certa blogueira... rss):

1) Um idiota qualquer, do corpo de editorialistas da Folha, cunhou o termo.

2) Houve muitas manifestações contrárias, em cartas dirigidas à redação do jornal, que as respondeu com a habitual e conhecida arrogância jornalista.

3) Um caboclo chamado Eduardo Guimarães (vejam aqui), sobre o qual não tenho (nem quero ter) nenhuma informação biográfica, mas sei que preside uma (picaret)ONG chamada "MSM - Movimento dos Sem Mídia"; propôs e encampou a ideia do abaixo-assinado e do protesto em frente ao jornal.


E o kiko? Ora, ora, já é a campanha presidencial nas ruas! De um lado (paulista) um bando de esquerdóides rastaqueras ligados, de algum modo, ao governo e ao PT; de outro gente (também paulista), igualmente desqualificada, ligada ao PSDB e ao DEM. No meio, a apreciação pelo Supremo, das ações (patrocinadas oficialmente pelo governo) que discutem a constitucionalidade da Lei de Anistia. Está criado mais um factóide, reforçando as duas candidaturas já postas.

Mas o país não é só São Paulo, apesar de sua óbvia importância. Nem a questão da "revisão" da Lei da Anistia tem qualquer relevância a esta altura do campeonato. Seguinte, proponho a criação do MVM: vamos mandar à merda esse bando de gente (paulista) à toa!


ATUALIZAÇÃO (06/03/09 às 15:00 hs.)

Recomendo vivamente nova postagem sobre o assunto, feita por Marcos Rocha (leiam aqui). Apesar de não concordar integralmente, chamo a atenção para o aspecto de que sua postagem "fura" grande parte da imprensa tradicional ao defender a tese de que, a rigor, a FSP não mudou muito sua ótica a respeito do regime militar.

Outra discordância que mantenho é a de não me sentir representado por muitos dos que protestaram publicamente e fizeram coro e número no abaixo-assinado. Como se defensores do estado de direito e do regime democrático fossem figuras que, ainda hoje, apóiam a ditadura cubana e os projetos de ditadura na Venezuela e na Bolívia, entre outras banana republics. Sinto que há uma usurpação de uma bandeira que não é deles.

Finalmente, quero enfatizar o absurdo grau de leviandade que é politizar (partidariamente) a questão da anistia no Brasil.
.

24 comentários:

  1. hehehe... se eu fosse levar mesmo a sério essa sua fobia contra paulista acabaria dizendo que Freud explica tudo isso... teve algum paulistão que andou bolinando com seus sentimentos RM ?? para que essa mágoa toda em seu coraçãozinho ??? abraço do paulistão Ricardão

    ResponderExcluir
  2. Esta Folha tá demais, viu!!
    Estou no MVM... e não só gente paulista que mando não, viu! Aqui na Bahia o bicho pega também!!

    Saudações

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,
    acertou na mosca. Não um, mas dois: um nascido em Pernambuco e outro no Rio de Janeiro. Juntos os dois paulistinhas estão no poder há 14 anos, com dois partidecos paulistas, cada vez mais parecidos e que, agora, se envolvem nessa polêmica pré-fabricada.
    Mas das paulistas eu gosto (apesar do "erre" puxado e do "eme" interminável...)! Ô se gosto! rss

    Calila,
    eu sei. Morre um, mas aparece logo um bando pra substituir... E de "esquerda", heim?

    ResponderExcluir
  4. Rm,

    estou economizando.

    E então, pra dizer o mínimo: saudades!


    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Elianinha,
    espero que não esteja economizando para fazer nova viagem a Portugal... rss

    Brincadeira, querida... Todos sabemos, entendemos e torcemos para que você, afinal, dê a luz ao seu livro de estréia, apenas o primeiro de muitos, tenho certeza.

    Beijão, baianinha!

    ResponderExcluir
  6. O pior é que morreu mas a alma ainda está penando por aí, porque ô nominho pronunciado, viu!!
    E quanto aos novos caciques, o maior é o do PMDB! Mas tem um, diria indiozinho, porque cacique é demais pra ele, do PT no governo, [e nem é baiano] não sei até quando... Não fez nada!

    Aqui na Bahia é assim mesmo...

    Saudações

    ResponderExcluir
  7. Caro RM:

    A polêmica sobre a 'Ditabranda', embora esteja limitada aos blogs e à área dos esquerderdas (este sufixo aí "by me" é quase redundante, pois ser de esquerda hoje no Brasil já é uma merda), está servindo para alguma coisa. Pelo menos estão vindo à tona algumas informações sobre o papel que a Folha de S. Paulo representou na época da ditadura. Estarei escrevendo sobre isso hoje, mais uma vez. Devo postar lá pelo final da tarde ou à noite, porque o bicho tá pegando nos horários úteis.
    Abração,

    MR
    6.3 - 10:55

    ResponderExcluir
  8. Ei ErreEme, esse discurso tá meio xenófobo ou é impressão minha? À parte os fatos, que são mesmo ridículos (prá dizer o mínimo).

    (São) Caetano Veloso sempre tem umas respostas quando eu preciso: "ainda não havia para mim Rita Lee/ a tua mais completa tradução/ alguma coisa acontece no meu coração..."

    beijocas de Sampa

    ResponderExcluir
  9. Calila,
    esse é um aspecto curioso da novas lideranças políticas, muitas delas gestadas no sombrio período da ditadura: muito trololó e pouco nheconheco... ACM era uma figura complicada, no mínimo! Mas trabalhou pela Bahia.

    MR,
    já que você não chutou a bola levantada, faço eu. A tese da "ditabranda" é tão estapafúrdia, que nem mereceria contestação. Acho mesmo que é mais um sintoma da mediocridade que assola, imperdoavelmente, vastos setores da chamada inteligensia brasileira (como dizia o Jobim, tá mais pra burritsia...).
    Mas é também elementar, por razões históricas, que não se teve no Brasil, naquele período, uma típica ditadura sul americana e matou-se menos. É fato.
    Também são conhecidas as ligações de setores empresariais (inclusive da área de comunicação) com a chamada Operação OBAM. No caso da Folha, há que não se esquecer o importante papel que teve no processo de redemocratização do país, depois da reforma editorial, em meados dos 70.
    Como afirmei no postinho, acho que tem gente pegando carona na falsa polêmica...

    Udi,
    xenófoba costuma ser a posição da grande imprensa paulista, que acha que o país circunscreve-se, no máximo, até a marginal do Tietê.
    E como afirmei acima, adoro As paulistas... rss

    Teresa,
    abaixo! E viva Minas! rss

    ResponderExcluir
  10. Érre: considerando o título desta postagem,
    imagino que ela pudesse ser ilustrada pela imagem desse link
    http://www.thebrowncorporation.com/

    ...e onde se lê "where can it be used:" podemos acrescentar: Redações de jornais
    ...de qualquer estado, claro! ;)

    ResponderExcluir
  11. Rss
    Sim, Udi. Acho que é por aí. Mas você lê jornais de MG? Eu heim? rss

    ResponderExcluir
  12. Nem sei o q comentar primeiro!!
    Sei q já me aderi ao MVM.
    Quanto ao meu 'colega'...ki vergonha, hein?! Quanta arrogância!

    Lamentável...

    Bom, essas coisas nem me assustam taaaaaanto...pq além de brasileira, sou baiana (nem precisa lembrar dos episódios do Carlinhos, né?)


    abraços!!

    ResponderExcluir
  13. Mas esse é meu país do alvoroço! Agora até disfarce inventaram pra ditadura! Alguns dissimulados tentam manter essa façanha, outros tentam disfarçar o olhar de uma submissão sacana (vulgo povinho) que merece levar, no cu, de toda a bandalheira que anda farreando por aí... No final das contas junto tudo num mesmo saco e mando todos pra Plutão! Tá todo mundo se fudendo enquanto a banda passa! Aqui, nada muda! Tudo fica... Posso até invocar meu lado místico e adivinhar no que vai dar mais esse carnaval fanfarrão (que no auge do momento é paulistão!): em nada...

    Enquanto isso, na sala das exceções: é MVM na ponta da língua... (E na ponta do dedo maior de todos, enquanto os outros da mão se fecham!)

    Muito prazer, RM!!! (Perdão pelo desafeto da palavra, logo assim, num primeiro contato...)

    Voltemos à delicadeza: como num entusiasmado prazer quando encontro algo tão preciso, caí assim aqui, nas escritas do seu blog e fiquei bem feliz! Afinal, também necessito de veneno, peçonhas e outras gentilezas mais para alimentar minha poesia...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. rm

    Eu a-do-ro um paulistano... Memórias, lembranças...
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Ah... se é pra falar de gostar Denise... eu também gosto!

    Meu namorado é paulista! :D
    Mas ele é direito! [rs]

    ResponderExcluir
  16. Sayonara,
    o próximo da lista vai ser o ministro da Dengue, amanhã mesmo. Mas que tal você se encarregar do seguinte? O "Carlinhos" ou quem você achar que merece? Mande um textinho com uma foto.

    Capitu,
    bem vinda! Vi que você deixou comentários em outros posts e gentilmente se inscreveu como "seguidora" desse espacinho. Agradeço muito e retribuirei a visita em breve.
    E com esse nome e, principalmente, esta foto, tenho certeza de que muitos outros Bentinhos também farão esta visita... rss

    Denise,
    que decepção: achei que você gostasse de mineiros... rss
    Ah, fiz nova postagem em sua homenagem, no RM NO VERBO: http://verbofeminino-rm.blogspot.com/2009/03/novo-conto-sifu.html

    Calila,
    paulista e sortudo. Mas você mora na Bahia e ele em SP? Bem, nesse caso retiro o "sortudo"... rss

    ResponderExcluir
  17. Érre, de Minas só leio você e todos os grandes poetas, romancistas e cronistas, baby!
    ;)

    ResponderExcluir
  18. Ei moço! e essa coluna MVM aí ao lado tá o máximo!

    ResponderExcluir
  19. Udi,
    eu só ando bem acompanhado, nega!

    Li e gostei muito da sua nova postagem. Aos amigos que se interessam pelo tema da meditação: http://prozacafe.blogspot.com/2009/03/momento-zen-ii.html

    (pensei a nova "coluna" para se usada pelos amigos-leitores. Quer inaugurar?)

    ResponderExcluir
  20. MVM é ótimo! me apropriarei do termo para situações particulares, inclusive!
    comente o que queira,baby, o tudoazulzim é seu tb!
    beijinhos!
    :)

    ResponderExcluir
  21. Érre: tenho uma coisa pronta prá "inaugurar"!
    ...e como eu gostarira de dividir os créditos com você e a Teresa... seria bem apropriado que fosse no teu espaço ...do Blog! (...risos!)

    ResponderExcluir
  22. Ju,
    tô meio temeroso de causar certo desconforto no seu fã-clube, que não pára de crescer... rss

    Udi,
    ufa, achei que seria euzinho o homenageado... Caso contrário, tô dentro!

    ResponderExcluir
  23. Érre, sinta-se homenageado sempre, baby ;)
    (te enviei 1 email)

    escolher perfil?! ...sou eu: udi

    ResponderExcluir