sexta-feira, 17 de julho de 2009

TODOS OS PIZZAIOLOS DO PRESIDENTE I

O presidente Lula soltou mais uma, do alto de seu destempero verbal, que parece ser proporcional ao gosto que tem pela chamada "água que passarinho não bebe" (ou, quem sabe, dele decorrente): "CPI é muito interessante para quem quer fazer carnaval, para quem quer investigar seriamente era preciso ter outro mecanismo", disse Lula a jornalistas. Perguntado sobre comentários de que a CPI acabaria em pizza, respondeu: "Depende, eles (senadores) são todos bons pizzaiolos" (daqui).

Apesar da enésima pataquada presidencial, a acrescer o anedotário político brasileiro, o ocupante do palácio parece saber do que fala. Vejamos o perfil de alguns dos pizzaiolos, recrutados por sua excelência, para defender seu corrupto governo. Reparem, prezados leitores desse chalezinho, que na maioria são senadores suplentes ou de carreiras políticas inexpressivas (as informações foram extraídas daqui e daqui).

Gim Argello (PTB-DF)
Empresário do setor imobiliário em Brasília, o senador já havia sido deputado distrital por dois mandatos. Assumiu a vaga do titular Joaquim Roriz, que renunciou em 2007 para não ser cassado. O caso, rumoroso à época, ligava Roriz a um esquema de desvio de recursos do Banco de Brasília (BRB). O curioso é que também Argello estava entre os suspeitos e teve, sabe-se lá a que custo, arquivada a representação contra ele na Comissão de Ética do Senado.
Atualmente exerce as importantes funções de líder do PTB e vice-líder do governo na Casa.
Das 24 proposições de sua autoria, 13 dizem respeito a pedidos de sessões especiais de homenagens a categorias profissionais e de condolências à famílias de pessoas falecidas.
Responde a processo no STF por apropriação indébita, peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro (sob segredo de Justiça) e no Tribunal de Contas do DF por ilegalidades em contratos por ele assinados quando presidente da câmara legislativa correspondente.
O noticiário dá conta de que o Ministério Público o investiga por suspeita de grilagem de terras no DF e de que será o palanque de Dilma na capital federal, cujo governo pretende disputar e de cuja companhia parece privar em caminhadas matinais...

João Pedro (PT-AM)
Agrônomo, o parlamentar fez carreira política a partir do movimento estudantil e exerceu mandatos de vereador e deputado estadual em Manaus, pelo PCdoB. Suplente do senador Alfredo Nascimento (tradicional liderança conservadora amazonense), atual ministro dos Transportes, assumiu o mandato em 2007.
É um dos vice-líderes do governo e foi eleito presidente da recém instalada CPI da Petrobras. Entre as propostas legislativas de sua autoria destacam-se projeto de lei que introduz mudanças nas regras de distribuição dos royalties provenientes da exploração de petróleo e de gás natural na chamada "região do Pré-sal" e pedido de realização de sessão especial comemorativa dos 50 anos da Revolução Cubana.
O senador não responde a processos na justiça mas terá que ressarcir a quantia correspondente ao auxílio-moradia recebido mesmo ocupando o apartamento funcional cedido pelo Senado. Consta que priva da amizade pessoal do presidente da República...

Almeida Lima (PMDB-SE)
Advogado, foi deputado estadual e prefeito de Aracaju, integrando o grupo político de seu primo Jackson Barreto, do qual era vice na chapa que governou a capital sergipana.
É o atual presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, cargo que requer íntima relação com o poder executivo e pelo qual passam todos os escritórios de lobby de Brasília. Mas no princípio do governo Lula a ele fez forte oposição, notabilizando-se por patéticas denúncias nunca confirmadas. Mais tarde mudou de lado, passando a defender ardorosamente o governo e destacando-se como membro da "tropa de choque de Renan", a quem defendeu no episódio que resultou na renúncia à presidência da Casa pelo senador alagoano.
É também integrante do Conselho de Ética, que julgará as representações contra Sarney.
Ah, o senador também é conhecido pelos chiliques e faniquitos que costuma dar. Quanto a este aspecto respondeu-lhe o senador Tasso Jereissati, na ocasião do parecer que livrava a cara de Renan: "Calma, boneca!" (citação literal daqui).
.

11 comentários:

  1. Mas que trio de "catigoria" !!

    De repente senti até um embrulho no estômbago e algumas, não muito espaçadas, náuseas !
    Já começo a admitir a possibilidade de vir a tomar uma verdadeira ojeriza às pizzas !! ( O que "alinhás" só traria benefícios ao meu interessante corpicho ... rs)

    Pois é, RM, eu frequento muito Brasília, já que toda a minha prole lá reside; e se eu soltasse o verbo de tudo o que "ouvo" por lá, cairiam "pentelhos aos tufos" de muito figurão por lá, viu ?!rs
    Arê Baba !!
    Deste auspicioso Trio, então, acho que teriam que se benzer, ou quiçá, tomar um banho de "assento", obviamente lavando as cabeças, "ao invés de" ... nas límpidas e cheirosas águas do Ganges!

    Tik !!

    Helô, linguinha presa, mas que coça "muitu" ... rs

    ResponderExcluir
  2. Ei Helô,
    a notícia ruim é que não são só esses 3... Precisei dividir o "elenco" em 2 ou 3 postagens, para não sacrificar demais os estômagos dos prezados leitores...

    Curioso como os defensores do atual governo não percebem que o presidente governa com o que de pior tem o Congresso Nacional.

    Querida, agradeço seus sempre simpáticos e inteligentes comentários (e espero que solte mais a linguinha... rss).

    ResponderExcluir
  3. "Sorto" não, Sô !!
    Endoidou de vezz ?? rs
    Tenho amor à vida ... e nenhum a eles, é claro !
    But, a corda arrebenta nas nossas mãos e não nas cagadas deles !! rss
    Cala-te boca, ! Viu só, já falei demais ?! Ai mideuse ... rs

    P.s. O teu comentário deu cria ...
    e acho que nasceram trigêmeos !rs
    Dê uma espiadinha só ... rs

    ResponderExcluir
  4. Ah, e chegou a ver a postagem logo abaixo ?... rs

    ResponderExcluir
  5. É caríssimo, a coisa não é pra amadores. E acho que seu elenco é de meros coadjuvantes, porque nessa semana o próprio presidente nos disse quem dá forte sustentação a seu governo - gente do calibre de Collor e Renan. Beeeem complicado.
    Bom passar por aqui!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. O pior é ele querer fazer justiça ao Collor.

    ResponderExcluir
  7. "Não, não tenho blog";
    bem vinda, apesar de ter blog sim... rss
    Você tem razão: o jogo principal está sendo jogado entre Renan e Mercadante. Só não sei se podem ser chamados de "profissionais"... Talvez profissionais da incompetência e da roubalheira.
    Mas o fato é que os cosdjuvantes assumem, cada vez mais, papéis protagonistas.

    AP,
    é ainda pior: havia uma manobra para fazer Collor presidente da CPI. Já imaginou? O cara que foi cassado por corrupção presidindo uma CPI que pretende investigar maracutaias da nossa maior empresa...

    ResponderExcluir
  8. Bons tempos em que o cara sofria impeachment por causa de um Fiat Elba...
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. "Não";
    sim (rss), deve ser a essa "justiça" que a AP se referiu...

    Mas o sintoma mais grave é a da fraqueza de sua excelência. A despeito de todo o puxa-saquismo que vê no presidente um gênio de marketing político, trata-se, a rigor, de um presidente fraco, permanentemente refém de Renans, Sarneys et caterva...

    ResponderExcluir
  10. E lá está você falando mal do Presidente mais querido do mundo, a seguir a Mandela!

    Rsss...

    ResponderExcluir
  11. Pô Portuga,
    aí cê forçou a barra, caboclo...

    Mandela é um estadista, na melhor acepção da palavra. E um herói.

    Lula é um cachaceiro oportunista... rss

    ResponderExcluir