terça-feira, 11 de agosto de 2009

"We are the champions, my friend"




Claro que esse chalezinho entende lhufas do assunto, mas também é verdade que vem alertando para um possível descontrole da epidemia da gripe suína no Brasil há bastante tempo (leiam posts anteriores, desde fins de abril do corrente, para não deixarem o blogueiro mentir sozinho...).

Pois bem, nos últimos dias isto parece ter ficado evidente até para as velhinhas de Taubaté de plantão: o número oficial de mortes chegou à casa das duas centenas, o que representa "casi" 15% do total de mortes atribuídas à nova epidemia em todo o mundo.

Parabéns, presidente Lula "A-H1N1" da Silva!

Parabéns, ministro José "suíno" Temporão!


ATUALIZAÇÃO (12/08/09 às 10:20 hs.)

Amigos, pensei atualizar esse postinho com declarações de especialistas que divergem dos procedimentos governamentais adotados, mas por tratar-se de assunto eminentemente técnico talvez seja mais adequado permitir que os ilustres leitores tirem suas próprias conclusões. Segue, pois, vídeo que foi ao ar ontem, 11/08/09, reunindo 2 renomados infectologistas entrevistados por prestigiada jornalista.

Os aspectos que sobressaem são: a) as suspeitas de que sejam menores os estoques de medicamentos anunciados pelo Ministério da Saúde; b) a crítica ao procedimento de só tratar os casos mais graves; e, c) a crítica ao argumento da resistência do vírus, provocada apenas pelo uso do medicamento.




NOVA ATUALIZAÇÃO (13/08/09 às 18:50 hs.)

Perguntas e respostas sobre a gripe suína com o presidente:

P: É verdade que o Brasil é campeão em número de mortes pela gripe suína?
R: Mentira daquele blogueiro sacana e cafajeste. Nós estamos (ainda) em terceiro lugar...

P: Qual é o período de incubação do vírus?
R: Ué, já chegou na ilha do Fidel?

P: Quando se deve começar a tomar medicação?
R: Quando você a achar, já que sumiu de todas as farmácias...

P: Qual a utilidade do álcool?
R: A utilidade não sei, mas também não dispenso uma cachacinha...

P: O álcool gel é eficaz?
R: Bem, nunca tomei dessa, mas mal também não deve fazer, né?

P: Pode comer porco?
R: Pode, ué! Com uma cachacinha então ó; fica uma "dilícia"...


Agora falando sério, encontrei uma tabela (daqui), distinguindo os sintomas da gripe comum dos da suína, que pode, eventualmente, ser útil aos ilustres leitores desse bloguinho:



9 comentários:

  1. faz três semanas que estou de molho em casa porque as aulas do colégio e da faculdade que trabalho estão suspensas. mas o estranho é que os casos (de morte, inclusive) aumentam a cada dia em Ctba...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ei Ju gatésima,
    agora há pouco ouvi uma declaração do ex-ministro da Saúde, Alceni Guerra, que não é muito boa bisca (apesar de paranaense como você), mas sintomática do que está acontecendo.

    Relatou o sujeito um caso ocorrido ainda em agosto do ano passado, quando uma senhora moradora numa cidade fronteiriça com a Argentina, apresentou sintomas da doença e não teve nem o diagnóstico nem o tratamento feitos pelo sistema de saúde brasileiro. No entanto ela atravessou a rua, para a Argentina, e comprou o conhecido "Tamiflu". Bem, esta não entrou, felizmente, nas estatísticas oficiais...


    Querida, recebi seu mail e preciso avisar os leitores desse bloguinho que, depois de intensas negociações (rss), conseguimos, finalmente, obter o passe da linda blogueira, que vem reforçar o time de colaboradoras do RM NO VERBO. Bem vinda, a casa é sua!

    ResponderExcluir
  3. É com um presidente desses, o que podemos esperar...?! Pobre povo!
    bj

    ResponderExcluir
  4. Ei Érre,
    sou de Taubaté não, meu nego!

    Aproveitando da capacidade de meu amigo e parceiro de blog em manter-se informado e aina compartilhar com seus leitores, fica aqui uma questão: se há uma medicação que é eficaz para essa gripe, porque não é possível o aumento da produção dessa medicação para que todos os atingidos tenham acesso?!

    ResponderExcluir
  5. Déia,
    bem vinda! Agradeço o comentário.

    Udi parceirinha,
    nem é velhinha, tampouco... rss
    Bem, o argumento usado pelos "especialistas" é de que o "uso indiscriminado" pode resultar em tornar o vírus resistente à medicação.
    Quanto à produção, trata-se de um medicamento protegido por patente; mas não consta que haja limitações à sua produção (o ministro mesmo informou que está comprando um novo lote), ainda assim a legislação brasileira prevê quebra de patentes...

    ResponderExcluir
  6. Até pouco tempo eu era uma velhinha de Taubaté. Tava botando fé nessa gripe, não. De uns dias prá cá, apavorei.

    ResponderExcluir
  7. Ei AP,
    calma, nega! É claro que nem esta, nem qualquer outra epidemia tem a mesma evolução que tinham até a primeira metade do século passado, dizimando populações...

    Mas o visível descontrole da situação e a baixíssima credibilidade do ministro e do governo federal são mesmo de dar medo...

    Mais, muito mais grave: não duvidaria que o número proporcionalmente maior de mortes no Brasil deva-se, menos à virulência da doença que à completa falência do sistema de saúde, também conhecido como SUS. E a corja (que tem poderoso lobby no Congresso) quer mais dindin...

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelas dicas... :-)

    Beijo de boa noite...

    ResponderExcluir
  9. Ei Anne,
    as minhas ou as do presidente? rss

    ResponderExcluir