domingo, 8 de novembro de 2009

"Good Bye, Lenin!"


Dilma Roussef discursando no congresso do PCdoB


Não; o muro de Berlin não caiu há exatos 20 anos. Ao menos para um bando que se abriga na sigla PCdoB. Essa gente, a exemplo de outros fetichistas, só consegue ir ao gozo através de certas práticas bizarras, como por exemplo sob o hino da Internacional ou ao tremular das bandeiras com a foice e o martelo...

A história desse partideco brasileiro é digna de registro, quando não pelo inacreditável acúmulo e sucessão de equívocos. Criado em meados da década de 1920, foi o último partido a renunciar ao legado do stalinismo. A contragosto o fez para apoiar o maoísmo e, quando até o regime chinês não mais comportava tanta ortodoxia, voltou-se à adoração do modelo albanês, do sombrio Enver Hoxha. Na década de 1970 protagonizou o mais patético movimento armado de esquerda do qual se tem notícia: a guerrilha do Araguaia. Um pequeno grupelho de militantes de classe média buscou, nas franjas da Amazônia, repetir a marcha vermelha de Mao, convocando os camponeses brasileiros.

Mesmo com a pulverização do antigo mundo comunista, iniciado com a "perestroika", manteve o ideário e a neurótica crença de que eram os únicos certos num mundo de errados. Dessa feita os militantes voltaram-se para a ilha de Cuba, regime que no passado desaprovavam. Mas também na ilha a derrocada da ditadura dos Castro é mera questão de tempo. Assim, parece provável que os herdeiros dessa "importante linhagem" sejam o atual presidente da República e sua candidata a sucedê-lo, Lula e Dilma.

E o que aprenderam seus militantes nesses quase 90 anos de existência da sigla? Bem, não sei nem quero saber, mas desde alguns anos parecem ter aprendido a ocupar o aparelho de Estado e a usufruir de suas benesses. No atual governo federal ocupam as pastas dos Esportes e da Articulação Política e a importante (e suspeita) ANP - Agência Nacional do Petróleo.

Na última sexta-feira, em meio a realização do 12º Congresso do PCdoB, foram convidados de honra e ovacionados os dois políticos petistas. Dilma, com trajetória pessoal bem próxima ao antigo partideco comunista, falou durante 30 minutos (leiam aqui, aqui e aqui). E foram tantas asneiras que eu começo a acreditar que ela é mesmo a continuação de Lula...



ATUALIZAÇÃO (09/11/09 às 11:20 hs.)

Senão vejamos:

"O PCdoB é uma das chamas que vai iluminar esse projeto junto com os partidos que integram nosso governo. Tenho certeza que essa chama vai brilhar para todo o Brasil".
Claro. Junto com o PTB de Roberto Jeferson, o PP de Maluf, o partido do bispo da Universal...

"
Na era Lula, asseguramos, sem susto, nem sobressalto o estado de direito e as liberdades democráticas".
Sim, quem viveu assustado e aos sobressaltos fomos nosotros, com as inúmeras tentativas de "chavezar" o Brasil...

"Garantimos o mais vigoroso fluxo de inclusão social. Nos livramos do FMI e hoje conseguimos acumular 233 bilhões de dólares em reservas."
A ministra deve achar que todo mundo é idiota. O Brasil não tem problemas com o FMI desde o governo Collor, quando Pedro Malan renegociou a dívida externa. O acúmulo de reservas não pode ser creditado ao governo Lula mas, obviamente, à extraordinária performance da economia internacional nos últimos anos. Ou será que o governo brasileiro fez os chineses comprarem mais?
.

19 comentários:

  1. ...e o quê esses cara acham do Hugo Chavez? Mas a luta armada era pregada mais fervorosamente (lá nos 70s) por outros grupos, não? (ALN, não é isso?). Maoístas eram mais pacifistas, ou estou enganada?

    Anyway... eu gosto da Internacional.
    "Dé pé ó vítimas da fome..."

    ResponderExcluir
  2. (afffe! essa lista da confraria aí ao lado tá cada dia maior! ...e eu, cada dia reduzo um pouco as visitas aos blogs. sinto-me desatualizada!)

    ResponderExcluir
  3. Ei Udi,
    não sou especialista nesta matéria, mas o partido criado em 1922 chamava-se Partido Comunista - Seção Brasil ou algo que o valha...

    A primeira cisão importante ocorreu com a denúncia dos chamados "crimes de Stalin" por Krushev. O PCB, fiel a Moscou, renegou o passado stalinista. Já o PCdoB manteve a ortodoxia e passou a se alinhar com o modelo chinês.

    A ALN, até onde sei, era uma dissidência do PCB, comandada por Marighela. A guerrilha do Araguaia era uma iniciativa do PCdoB.


    Mesmo aumentando a lista só a senhorinha para comentar os posts... rss

    ResponderExcluir
  4. Guri,

    "Goodbye" é uma palvra única, composta por aglutinaçao (como, por exemplo, "aguardente").

    Sobre o post, muito interessante, haveria muito que falar... Tenho uma interpretação dos últimos cinquenta anos da evolução das ideias que não se comportariam num comentário.

    Mas tudo tem a ver com o enorme contributo de Mickail Gorvatchov e com a Perestroika: tudo aconteceu quatro anos antes da queda do muro de Berlin.

    http://www.youtube.com/watch?v=S5yTL7N0eTU

    ResponderExcluir
  5. Caboclo Portuga,
    o título original do filme é grafado dessa forma. Vide: http://www.sonyclassics.com/goodbye/

    Interessante o vídeo, mas confesso que não conhecia a música. É que sou muito ignorante em matéria musical...

    ResponderExcluir
  6. Ah... Entendi. Alemão é mesmo péssimo em inglês: traumas da última grande guerra...

    Claro que você não é ignorante em matéria musical... Muito pelo contrário: é, reconhecidamente, portentoso.

    (Essa musiquinha é aproveitada pelos sectários de Bin Laden para "aterrorizar" os alemães: http://www.youtube.com/watch?v=BwQuMUe5hfk&feature=related)

    ResponderExcluir
  7. Aff, prefiro falar do clima... Tá um calor de escorregar peruca aqui no Rio de janeiro!! rs

    P.s. adorei esta novidade da lista de traíras, aí abaixo!! Well, como eu nunca participei de lista nenhuma, nada contra que meu nome constasse da tal lista... E na atual conjuntura eu teria traído a mim mesma!! rss

    Viu, como rir desses paiaços todos ainda é o melhor remédio ? rs

    ResponderExcluir
  8. Ei Rm, estou de volta, viu!!

    =)

    Adoro seus posts... Vou ler os antigos para eu me atualizar.
    Grande abraço...

    Hunm... aqui em Portugal onde estou morando tem um "monte" de mineiros... hehehhe

    =)

    ResponderExcluir
  9. Portuga,
    "os alemães (e seus canhões)? rss

    Helô,
    quando você aparece o clima fica até mais fresco... rss
    Você eu tenho certeza de que não apareceria na lista; já algum namorado seu... Ops, brincadeirinha... rss

    Calila, moça da nome bonito,
    bem vinda de volta. Imagino que você deva estar fazendo um baita sucesso com a portuguesada (e também a mineirada)...

    ResponderExcluir
  10. Rsss... Sendo infantil (sabe bem de vez em quando): os alemães e suas alemonas... kkkkkkkkkk!...

    De canhão, tô fora!

    ResponderExcluir
  11. Rss

    Que isso, Portuga? Tem uma moça aqui no Brasil que fez um sucesso danado desfilando de minissaia numa faculdade. E era um baita de um canhão... rss

    ResponderExcluir
  12. Ah, sim... Deu aqui na Imprensa...

    Que se passa com vocês, guris?

    Uma loiraça de mini-saia e vocês reclamando, chamando à guria "puta! puta! puta!"? Que é isso?!!... Enlouqueceram? Viraram boiolas?

    Mineirim,

    a canhões desses eu diria: "Putz, menina, você exagerou no vestido: tem muito pano! Dá pra subir um pouquinho?"

    Rsss...

    ResponderExcluir
  13. Tô concordando contigo, Portuga.

    É verdade que ela não vai se tornar a próxima top model, mas e daí? Umas gordurinhas até que vão bem, não? rss

    ResponderExcluir
  14. Guri,

    Não sou muito fã de gordurinhas, prefiro gazelas, por princípio geral.

    Porém, gordurinhas nos lugares certos não têm mal nenhum e até conferem uma certa "presença".

    Até que vão, até que vão! Muito bem, sim!

    Rsss...

    Rsss...

    ResponderExcluir
  15. Deixei uma respostinha à sua pergunta lá nos comentários em "meus aposentos"... rs
    Beijos acesos !!

    P.s. E o apagão?? Como foi por aí?? Aqui, só faltava eu morrer... Sozinha em casa, um calor brabo e cercada de velas!! Pode ?! rs

    ResponderExcluir
  16. Portuga,
    você gosta de gazelas? Bem, eu gosto de mulheres... rss (independente do peso)

    Helô,
    eu li e me impressionei: uma pena, mas quem sabe alguém não o edita, né?
    Aqui o apagão durou pouco mais de uma hora. Imagino o desespero de ficar sem ar condicionado na cidade maravilinda em pleno quase verão...

    ResponderExcluir
  17. Ainda falando do meu amigo, que tanto vc tem curtido suas poesias - lá no meu cantinho - deixo, aqui no seu, uma de suas inúmeras crônicas...
    Espero que tb goste, e se quiser porei de vez em quando, outras!
    Besos!
    Helô


    Notícia: Crônica do Pires: 3/9/2007 - Frangos, geladeiras e celulares

    No paradoxo heterodoxo das questões partidárias de um partido dos trabalhadores do Brasil, surge um código de ética que parecia estático ao alvorecer da estrela que se transformou dietético durante o governo e depois terminou patético no final do primeiro mandato, justificando os aplausos do indiciado chefe quadrilheiro na última convenção. Mas a esperança é a última que morre, mesmo sem ato antropofágico de expurgo que não se deu para Dirceu, mais ele do que eu e os militantes que no quartel de Abrantes terão que agora, ou num futuro próximo, rezar pela cartilha e não quadrilha de uma ética reinventada, d`antes reverenciada no alvorecer da criação partidária.

    E o presidente presente se comportou também indiferente de uma associação indébita, apesar de tomar partido e se julgar no direito de definir o sucessor, quer na linhagem das bases, quer em conluios aliados com juras de quase amor. Pediu a militância à defesa dos companheiros indiciados, pobres coitados, acusados de peculatos, desvio de verbas e associação de quadrilha para assaltar os cofres da nação. Garantiu que não será candidato e nem baixará ato de reeleição ad-eternum ao Congresso. As chaves não serão forjadas como qualquer experto ditador, serão ditadas por outras forças juramentadas e comprometidas com a globalização, onde não faltará o circo e o pão, a bolsa família, frango na mesa e as geladeiras e os celulares das Casas Bahia.

    Luiz Carlos Pires

    ResponderExcluir
  18. Ei Helô,
    ótimo o autor, também em prosa.

    Fique à vontade, a casa é sua. E não se esqueça de que a casa do RM NO VERBO também...

    ResponderExcluir
  19. RM,

    Me poupa a explicações, tá?...

    "Gazela" não tem anda a haver com o peso, tem a ver com mulher cheia de nervo, com presa que se esquiva, que corre, que se esbate.

    P.S.: A Helô escreve muito! Putz! Gosto assim! Mulher aplicada a uma causa é tudo!

    ResponderExcluir