quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

VADE RETRO!





















 Em destaque o crucifixo e a Bíblia que "sumiram" do gabinete presidencial


Deixe esta presidência que não lhe pertence!
Nas primeiras semanas sem Lula, o noticiário foi... Lula! Mais um pequeno escândalo (em comparação com outros de seu desgoverno) se somou às férias de sua ex-excelência e de sua ex-excelentíssima família, pagas pelo contribuinte. Desta feita ganhou as manchetes a distribuição de passaportes diplomáticos para diversos membros do clã Lula da Silva (mais aqui,  aquiaquiaqui). Parece que o ex faz questão de, a toda hora, lembrar que tem apenas uma capataz à frente dos negócios da República e da Presidência, que deve considerar eternamente sua... Os "deslizes" de Lula encheram páginas e páginas de jornais (e homepages da web); recomendo, para uma análise crítica e acurada, ótimo artigo da jornalista Mary Zaidan (aqui).

Deixe esta presidência que não lhe pertence (2)!
Parece similar o caso envolvendo o desaparecimento de um crucifixo do gabinete presidencial. O que, aparentemente, foi plantado na imprensa como uma diferença de estilos entre Lula e Dilma e como valorização do caráter laico do Estado; acabou como uma sutil insinuação de apropriação indevida por parte do ex-presidente (mais aqui e aqui).
Fato é que, até agora, a ministra da Secretaria de Comunicação da Presidência, Helena Chagas, não divulgou os documentos que comprovam ser o tal crucifixo de propriedade de Lula. Outrossim, Dilma também ficou mal na foto, já que fez uma série de concessões a vários grupos religiosos durante a campanha, a fim de afastar desconfianças da veracidade de seu credo.
Perguntinha: por que Dilma não providenciou outro crucifixo? Medo de queimar? rss

Magos e bruxas
No Irã, os manés ayatolás proibiram os livros do imortal Paulo Coelho. Como se aquela porcaria tivesse alguma importância para ser proibida... Aqui, como não podia deixar de ser, tornou-se tema de disputa política: primeiro com defensores do atual governo, brandindo-se auto-intitulados defensores da liberdade de expressão; eles que mal escondem sua notória filiação censora. Depois, os mesmos tentaram capitalizar uma suposta diferença do atual governo para o anterior, que paparicou a criminosa teocracia... (mais aqui)
Claro, sempre abominável qualquer forma de censura! Aliás, foi o que disse, literalmente, a nova ministra da Cultura, Ana de Hollanda. A propósito, alguém se lembrou de perguntar à ministra-irmã se ela também condena a censura imposta ao jornal Estado de São Paulo, por um dos maiores aliados do governo que ela representa? 

Cruz Credo
Festa esquisita com gente estranha... É o que se pode falar, por enquanto, a respeito das mal explicadas (e mal enjambradas) medidas relacionadas com o câmbio. Em fins de 2009 e 2010 foram elevadas as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para os chamados "capitais especulativos". Em 2011, que mal começou, criou-se um depósito compulsório para operações no mercado futuro de câmbio e autorizou-se o Banco Central a intervir no mercado de derivativos com recursos do Fundo Soberano (mais aqui e aqui).
Nenhuma dessas medidas (ou o seu anúncio) teve impacto significativo na tendência à valorização do real frente ao dólar. Os déficits projetados para o Balanço de Pagamentos nos próximos anos começam a alcançar as cifras de três dígitos (em bilhões de dólares), o que sinaliza certa urgência na consecução de medidas de ajuste e infla expectativas, boatos e especulações sobre elas.
Nem mesmo o vetusto jornal inglês Financial Times deixou de tirar uma casquinha do nosso, às vezes, cômico ministro da Fazenda, Guido Mantega: "O senhor não está exatamente sofrendo aí embaixo. Ou há algo mais preocupando o senhor que os mercados ainda não sabem?" (mais aqui)


Monstrinho
Com a provável nomeação do atual Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, para o Supremo Tribunal Federal (mais aqui e aqui) ficam sacramentadas três verdades: quem manda mesmo é Lula; qualquer mané pode ser ministro do Supremo (aqui) e só falta nomear o Mãozinha para completar a família Addams naquela casa de horrores... rss

12 comentários:

  1. É, o governo está precisando de um exorcismo, Roney!

    ResponderExcluir
  2. O Lula vai ser um "encosto" muito brabo de afastar... Quanto ao resto dos fantasmas que ainda assombram todos os Poderes desta nação, nem exorcismo dá conta da "afugentação". Negócio é fazer que nem na época da "Santa" Inquisição: jogar todos na fogueira. Pior que nem pra carne de churrasco eles vão prestar. Indigeeeeestos...

    ResponderExcluir
  3. Ei Júnia,
    respondi lá, respondo cá: você já pensou o padre subindo as escadas do Palácio do Planalto, aquela musiquinha... rss

    Simone,
    bem vinda! Não sei se é a Simone Maia, amiga e talentosa escritora ou outra simone... De todo modo concordo integralmente com sua opinião e, carnívoro confesso, creio que viraria vegetariano naquela improvável hipótese por você levantada... rs

    ResponderExcluir
  4. Já pensou se esses atos fossem realizado pelo antecessor do ex-presidente molusco? Nossa, sairiam às ruas, pedindo o linchamento do infrator. Como diz um amigo meu "o que será que eles pensam? Que na 'bunada não vai dinha'"?

    ResponderExcluir
  5. É MONOGLOTA QUE SE DIZ , QDO A PESSOA VENDE LENDA?
    Pois é isto que vejo DILMA E LULA, vendedores de ilusão. Qta mentira e como os pobres brasileiros entraram nesta.Me sinto envergonhada no lugar deles.Não sou defensora de ninguém políticamente aqui, mas a favor de moradia, dignidade e emprego para todos. Chega de esmolas para o povo.
    Agora a mãe do PAC chega de avião para visitar os mortos e devalidos! PQ ? Será q se esqueceram do caso ANGRA no ano passado?
    Qto ao Paulo Coelho, não leio nada dle.Se vem do Iran, foi bom, amigos aqui nesta terra ,já vimos que não são para sempre! Cadê a amizade do Irã com o Sr Lula??Ex vai ser sempre ex, só o Lula não percebe isto. vai querer encarnar na Dilma, já até interrompeu as férias !
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Ei Joélida,
    bem vinda! E os jornais e tvs dariam toda a cobertura que hoje não dão aos poucos opositores do "lulopetismo"...

    Ei Nice,
    acho que se diz "mentiroso" mesmo! Agradeço muito o simpático comentário.

    ResponderExcluir
  7. "O primeiro humano que xingou a seu inimigo em vez de atirar-lhe uma pedra foi o fundador da civilização."
    (Sigmund Freud)

    "O grau de civilização de um povo é sempre proporcional à qualidade e à quantidade dos vinhos que consome."

    (Babrius)

    ResponderExcluir
  8. A dona deelma va dar um pé na bun** desse Ex logo, logo. Se ele acha que vai ficar dando pitaco no (des)governo dela pode ir tirando o cavalinho da chuva.
    Sobre Barangas, além da que constam no sinistério, fez bem de lembrar as bruxas domésticas. Bom espaço. Voltarei.

    ResponderExcluir
  9. "É loucura para o carneiro promover uma conferência de paz com o lobo. "
    (Thomas Fuller)


    "Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos."
    (Herodes)


    "Estar preparado para a guerra é um dos meios mais eficazes de preservar a paz."
    (George Washington)

    ResponderExcluir
  10. Acho que ela tem medo de cruz e bíblia. Vai pendurar a vassoura no lugar do crucifixo.

    ResponderExcluir
  11. "Barcarena em foco",
    bem vindo! Não entendi exatamente no que as citações se relacionam com o artigo, mas são de fato muito boas e agradeço o comentário...

    Terezinha,
    rss. É bom esse meio de transporte porque nem precisa de estacionamento, né?

    ResponderExcluir
  12. Ajuricaba,
    bem vindo! Desculpe, passei batido pelo seu comentário, com o qual concordo em parte: se Dilma se desvincular de Lula vira alvo fácil, já que é politicamente inexpressiva.

    Já a feiúra e a incompetência ministerial são análogas às do governo anterior...

    ResponderExcluir