sexta-feira, 3 de outubro de 2008

RESULTADOS DA ENQUETE SOBRE VASECTOMIA EM BH

Entre as muitas inutilidades da web, a ferramenta de enquetes instantâneas parece ser daquelas que pior são usadas. Lamentavelmente, pois teria tudo para constituir-se em instrumento de interação dos mais interessantes. Temas desimportantes, perguntas e opções mal formuladas e certa preguiça ou temor do leitor-usuário relegam o gadget a papel, creio, tendente a extinção.

Isto parece ainda mais verdadeiro no âmbito dos blogs. Meu amigo Marcos Rocha e eu mesmo tivemos alguma experiência com a ferramenta lá no PG. Com várias centenas de leitores diários, nunca se conseguiu por lá mais que 2 ou 3 dezenas de votos nas enquetes apresentadas. Considerando-se que os leitores que fazem comentários constituem uma ainda mais reduzida minoria, perde-se a chance de conhecer melhor o perfil dos leitores do blog.

Mesmo com pouca participação, usarei a ferramenta aqui, sempre que puder. Acho que se presta muito bem para chamar a atenção para temas secundários ou conjunturais e indicar preferências do público leitor. Devo dizer, aos que tem algum tipo de temor de serem identificados, que o blogueiro ao utilizar a ferramenta não tem qualquer controle sobre a identidade dos votantes (e sim, é possível sacanear o blogueiro, votando mais de uma vez, desde que com IPs diferentes. Fiz muito isto lá no PG... rsss).


Bem, sobre esta primeira enquete, tomei conhecimento da notícia, poucos dias atrás, através de um telejornal matinal. Uma matéria mais completa pode ser encontrada no portal do jornal O Tempo (vulgo The Times), de Belo Horizonte, onde trabalha a jornalista e blogueira Ana Paula Pedrosa (vulga AP). Link aqui.

Achei curiosa e improvável a notícia, daí dispor-me a formatar uma enquete, ainda que em tom de brincadeira. Afinal, que peculiaridade poderia explicar esta preferência dos mineiros pela vasectomia, conhecidos pelo conservadorismo e mesmo certo machismo? A explicação oficial é a de que um programa de saúde pública (PSF), criado nos moldes do "médico da família" cubano, seria o responsável por uma maior conscientização dos casais acerca dos métodos anticoncepcionais. Duvido muito: só existe este programa em Belo Horizonte? E por que uma eventual conscientização sanitária não extrapolou para outros índices de saúde?

Nossos votantes (40%) preferiram a explicação de que é o único jeito do tradicional machão mineiro ter certeza quanto à origem de sua prole. Não descartaria de todo essa hipótese, conhecendo o caráter desconfiado dos mineiros...

Outros 30% apostaram que é porque mineirim que se preza come quieto mesmo. Uia!

Dois sacanas (20%) sugeriram que o autor do blog também deveria fazer. Aposto que foi o Mr Almost, que votou duas vezes... Pô, já falei que não se mexe em time que está ganhando!

Apenas um solitário votante (10%) coincidiu com minha opinião: não tenho elementos concretos (senão denunciaria aqui mesmo) mas acho muito mal explicada essa "preferência mineira" e não duvidaria muito se os números não subsistirem a uma boa auditoria.

Por fim, gostaria de sugerir ao meu amigo decanão MR, que postasse enquete, ainda hoje se possível (e valendo até domingo antes da votação), sobre a eleição paulistana. Como será que votam as centenas de leitores paulistanos do PG?

9 comentários:

  1. E se não votar com IPs diferentes? Dá pra saber que o leitor votou duas vezes???? rsrsr (rindo muito da minha loirice...rs)

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Não Maroca,
    o sistema rejeita o segundo voto pelo mesmo IP.

    Loira e gatonésima...

    ResponderExcluir
  3. Mas vc virou um blogueiraço. Já fez enquete, já tem a atualização dos posts dos outros blogs do lado, já tem um fã clube. Estava esperando o que pra virar blogueiro? Vai dar consultoria daqui a pouco.


    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ei gatona Diphusa,

    tava esperando criar o blog feminino coletivo, tendo a Luciana G, a Amèlie e a senhora à frente.

    Infelizmente não rolou (ainda)...

    Obrigado, querida. Vindo de um talento como você chega a me envaidecer (mas não a ponto de perder a autocrítica...)

    ResponderExcluir
  5. rm... adorei me saber linkado aos seus venenos... estou retribuindo... abs

    ResponderExcluir
  6. Vi um comentário seu em http://todoprosa.blogspot.com/2008/10/o-voto-nulo-e-o-jornal-nacional.html falando que ainda não inventaram um sistema eleitoral melhor.

    Sugiro que dê uma lida no meu blog, pois além de expressar minha opinião sobre o atual também deixei uma proposta.

    []´s

    ResponderExcluir
  7. Caro RM:

    Várias observações:

    1) Só hoje estou tomando conhecimento deste post que tu fizestes na sexta. Sábado e domingo tirei volta.
    2) Daí, porque não pude aceitar a sua sugestão de postar uma enquete sobre a eleição de domingo. Estava muito em cima da hora. Não iríamos ter nem 10 respostas ou votos.
    3) Quer dizer que está se entregando agora, né, seu sacana? Nas minhas enquetes, és tu um dos que votam mais de uma vez usando IPs diferentes. Agora está explicado porque apareciam 8 votos quase seguidos. Você deveria estar em uma lan-house votando em 8 computadores diferentes... Vingar-me-ei em breve...
    Sobre a vasectomia da mineirada. Acho que faz sentido, sim, por imposição das mulheres mineiras. Elas são mais conscientes sobre este assunto, talvez, e impõem aos machos, seus maridos, a vasectomia como pré-condição para que haja sexo. Caso contrário, pernas fechadas e greve...
    Abraços

    MR
    6/10 - 15:55

    ResponderExcluir
  8. Retificação. Tirei volta, não. Tirei folga...

    ResponderExcluir
  9. Caboclo decano,
    não deixa de ser uma explicação plausível, mas gostaria que fosse uma mulher, belorizontina a apontá-la: como bem sabe o amigo há forte déficit de homens em relação ao número de mulheres na capital mineira. Será que elas arriscariam desse jeito?

    Mas continuo achando que é só roubalheira no SUS mesmo. Aposto que tem um bocado de homens vasectomizados que atendem pelo nome de Maria, Isabela, Solange, etc.

    ResponderExcluir