Acho que tenho alma de músico. Algumas canções me marcaram profundamente, mesmo sem nenhuma aparente razão objetiva. Sequer musical.
É o caso de "Cantiga por Luciana" (Edmundo Souto / Paulinho Tapajós), linda composição lançada no (e ganhadora do) Festival Internacional da Canção, em 1969; quando eu tinha pouco mais de 6 anos. Não me lembro da primeira vez em que a escutei, mas recordo-me bem de um episódio que ilustra meu fascínio pela música: ainda muito criança, no único parque de diversões de BH (que ficava à beira da Lagoa da Pampulha), interrompi todas as brincadeiras apenas para escutar a música que tocava no sistema de alto-falantes do Parque Mangueiras...
Enchia-me - e ainda hoje o faz - de uma tristeza inexplicável. Não sei se pela melodiosa valsa em tom menor; não sei se pela linda voz de Evinha; não sei se pelo bonito arranjo em que sobressaiam os clarinetes; não sei se pela bela letra... Ousarei chamar aqui de tristeza pela beleza.
Nesse vídeo de 2007, quase quarenta anos depois do festival, a cantora mostra que sua voz - e ela mesma - continuam lindas. (De quebra vai antes, no mesmo vídeo, outra famosa "música de festival", "Andança", dos mesmos autores e ainda Danilo Caymmi)
Quem quiser conferir a versão original clique aqui ou aqui.
Postinho dedicado às minhas amigas, mais que virtuais, Luciana G e Luletras (Luciana Carvalho).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bjs pras Lucianas e Evinhas...E pra vc, claro.
ResponderExcluirNossa!!!
ResponderExcluirPasso aqui e que ouço???
Meu pai punha pra mim toda hora, sabia? E eu achava triste também.
Anos depois, eu punha "Carolina", do Chico, para minha filha, mas ela ficava triste, triste. E eu me lembrava da minha tristeza de infância, ouvindo Cantiga por Luciana.
Adorei.
Beijo também pra Patty!
PS: responda meu mail, enviado pro hotmail, moço.
Dona Patty,
ResponderExcluirroqueira romântica. Beijo pra senhora.
Dona Luciana G,
que bom que gostou.
Desculpe só reponder seu mail agora, cheguei um pouco tarde em casa hoje...
Oi, RM:
ResponderExcluirSó agora pude voltar a este blog cheio de venenos e de peçonhas... Há que se tomar cuidado ao entrar nesta sala, descalço, nem, pensar, pode ter escorpião espalhado pelo chão... rs rs
Vim, ouvi e gostei. A Evinha continua com uma voz muito doce e gostosa.
Abraços
MR
7/10 - 22:30
Erreeme, espertíssimo, desencavando do fundo do baú homenagens às suas mulheres...rsrs
ResponderExcluirNão me lembro dessa não. Vou aguardar pra ver que mais vem por aí... Que virá pra Patty?
Beijo, estou adorando seus comments por lá!
Filó
Dom MR,
ResponderExcluirimaginei uma série com lindas vozes femininas, algumas célebres, outras já esquecidas. Quem sabe alguma inédita!
Reparou como a bela mulata, que já deve ter virado o relojinho dos sessenta, tá inteiraça?
E a voz, impecável e jovial?
Filó,
terei grande prazer em apresentá-las. O blog da moça tem link aí à direita e cada vez que ela reabre sua casa, a blogosfera respira talento, bom-gosto, inteligência e hospitalidade.
Cuidado para não se apaixonar e tornar-se especialista em homoerotismo feminino... rsss
(que barriguinha deliciosa, hummm!)
Ah Filó,
ResponderExcluirpra Patty tem a famosa "Hurricane", do Bob Dylan, mas gostaria de usar só vozes femininas nesta série. Conhece alguma?