terça-feira, 11 de novembro de 2008

DENÚNCIA?


.....O belo Parque das Águas, na simpática São Lourenço.
.
Recebi, ontem, e-mail de uma amiga, alertando-me sobre supostos crimes ambientais cometidos por uma subsidiária do grupo Nestlé, na simpática cidade mineira de São Lourenço, famosa nacionalmente por suas águas medicinais.

O caso não é recente e o litígio entre, de um lado, ambientalistas e Ministério Público e, de outro, a empresa e alguns órgãos públicos - data dos primeiros anos da atual década. Em resumo, a empresa é acusada de explorar inadequadamente o manancial do qual é titular, através de licença do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral, órgão do Ministério das Minas e Energia). As denúncias vão de descumprimento das normas legais (desmineralização das águas), passando por práticas inadequadas (bombeamento e superexploração do manancial) até o comprometimento de todo o chamado "circuito das águas", conjunto de cidades do sul de Minas sobre o aquífero. A empresa Nestlé Waters, naturalmente, se defende das acusações, nos tribunais. Mas é verdade que a chamada "grande mídia", pouco ou nada noticia, suspeitamente, o caso.

Não tenho posição firmada, me pareceram deveras juvenis as posturas adotadas pelos ambientalistas e, ao contrário, excessivamente profissionais as da empresa. Enquanto pululam blogs e correntes de e-mails acríticos, a empresa se abstem de responder e a grande imprensa, estranhamente, silencia-se.

Para aqueles que desejarem se aprofundar no tema, indico os links a seguir. Os que já tem opinião formada, sintam-se à vontade para expressá-la nesse modesto espaço.
.
DNPM (ou aqui)

7 comentários:

  1. Pelo visto derrotei o MR na votação...rs

    A foto continua!!!!!!!!Yessssssss...

    bjs

    Mara

    (Post interessantíssimo. Assim todos se preocupassem com os problemas ambientais, que vão além dos discursos (da boca pra fora) "politicamente corretos", além das camisetas VERDES que muitos vestem)

    ResponderExcluir
  2. Thanks, Maroca. (Partido Verde, né? rsss)

    A eleição tá 3 a 1. Sacanagem, o MR não ganha uma... rsssssss

    ResponderExcluir
  3. divulgar, divulgar, divulgar... e boicotar a empresa!
    namorou as duas mais gatas ao mesmo tempo, é?
    af...
    ;-)
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. O problema é que a Justiça demora tanto que quando resolverem, se a empresa estiver mesmo descumprindo as normas e comprometendo o manancial, os danos já serão enormes e, talvez, irreverssíveis.

    Abraços,
    Ana Paula
    PS: O parque de São Lourenço é lindíssimo.

    ResponderExcluir
  5. Ju,
    vejo que já tem opinião sobre o caso (já a danada que me mandou o mail não apareceu até agora...).
    Ah, coisas de adolescentes, nem me lembrava mais... rsss

    AP,
    você tem razão. Mas e a sua turma, que não noticia o caso?
    Sim, maravilhoso. Vale uma visita, principalmente dos paulistanos, que estão a poucos quilômetros da cidade..

    ResponderExcluir
  6. Um absurdo e uma pena. Sinto o Brasil como um lugar onde as multinacionais podem fazer e acontecer, sem serem punidas. Sou um pouco Erin Brockovich. Se morasse lá, estaria envolvida nessa história. Há pouco tempo, a Nestlé foi denunciada por empregar trabalho infantil em condições sub-humanas. Revoltante!

    ResponderExcluir
  7. Ei Denise,
    sinceramente ainda não formei opinião. Você tem razão quanto ao fato de grandes corporações se comportarem diferentemente na casa dos outros, quanto ao que fazem na própria casa. Mas o Brasil tem ordenamento jurídico e instituições suficientes para lidar com eventuais problemas desse tipo, se é que ocorreram nesse caso.

    Mas e quanto ao mérito? Será que as denúncias são procedentes ou apenas trololó de ecochatos?

    Existe um poder concedente (DNPM-MME), existem também diversos órgãos de fiscalização (entre eles a ANVISA), o Ministério Público e, por fim, o Judiciário.

    Mas e o chamado "quarto poder"? Por que será que a imprensa não noticia o caso?

    ResponderExcluir