quinta-feira, 6 de novembro de 2008

"SALVEM AS BALEIAS"

.
Ontem a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal aprovou parecer da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), recomendando a aprovação de projeto de lei, de autoria do senador Gerson Camata (PMDB-ES), que dispõe sobre a proibição de modelos muito magras nos desfiles de moda e na publicidade em geral.
.
Meu Deus, quanta ciência, tecnologia, inovação... O senador, conhecido como marido da gataça Rita Camata, quer estabelecer um índice de massa corporal mínimo, abaixo do qual as magrelas não vão mais poder trabalhar nas áreas afins. Já imaginaram? Aquelas mocinhas, magrinhas, desnutridas, munidas com suas calculadoras, tendo que fazer um caralhão de contas pra saberem se podem desfilar ou não. Sacanagem, heim?
.
Bem, tirando os aspectos bizarros, escalafobéticos e inexequíveis do referido projeto, ao menos servirá pra Maroca parar com essa conversa de que precisa emagrecer (e voltar às passarelas, uia!). Maroca, como dizia o Vinícius, que me perdoem as muito magrinhas, mas recheio é fundamental...
.
Quanto às motivações inconfessáveis do tal projeto de lei, além do provável excesso de trabalho na Câmara Alta, fico a pensar: será que a Ritinha tá muito magrinha ou a Rosalba muito gordinha?
.
[O tal projeto irá, agora, à apreciação da Comissão de Assuntos Sociais, seguindo sua tramitação. Aqueles que quiserem maiores informações, os e-mails dos respectivos senadores são: gecamata@senador.gov.br; rosalba.ciarlini@senadora.gov.br]


Pra que emagrecer mais, Maroca?

18 comentários:

  1. Menino!!! Que susto!!!! rs

    Você sempre cavalheiro... rs

    beijinho

    Maroca

    ResponderExcluir
  2. Maroca,

    você já é simpática magrinha.
    Se engordar, será mais simpatia no mundo.
    Mas, sempre assim, leve e solta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Rm, meu lindinho...

    acho as baleias os seres mais simpáticos do universo marítimo (juntamente com os golfinhos e as sereias).

    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. "Salvem as baleias"... E os cachalotes...

    Eles com elas é que "pimba"!

    ResponderExcluir
  5. Maroca, gatona,
    a senhora já tem mais de um metro e oitenta, é bonita, elegante, simpática, altíssimo astral...
    Não sei seu peso, mas duvideodó de que esteja mesmo precisando perdê-lo. Por que? Porque a maioria das mulheres não precisa, mas não tira essa idéia da cabeça.
    E essa estética anoréxica, convenhamos né?

    Elianinha,
    ainda não tive o prazer de ser apresentado a nenhuma baleia ou golfinho, mas sereias eu conheço algumas. Aliás, parte delas estão listadas aí à direita no meu blogroll.
    E sabe o melhor? Elas são reais, de carne e osso (e não só de osso...). E olhe que conheço também algumas sereias das passarelas, heim?

    Anônimo,
    salve! Mas bem longe, né? rsss

    ResponderExcluir
  6. Ah, não!

    Lá vem a famigerada ditadura da magreza.

    Dia desses eu estava num evento daqueles que a gente adora (trabalho), olhei a minha volta e me perguntei: será que além de mim, tem alguma outra moça com mais de 45 Kg???


    Risos

    ResponderExcluir
  7. E tem mais:

    sobre a Marinha, duvido que esse mulherão precise emagrecer!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Mèlinha, docinho de leite com cidra (mais doce de leite que de cidra),

    outro dia uma amiga disse: e pensar que eu já pesei 45 quilos? Bom, eu também. Aliás, todo mundo, né? Ou será que alguém já nasceu com mais de 45 quilos? rsss

    Mas o projeto de lei (dê uma lidinha depois se puder) quer exatamente evitar que a estética vara-pau continue a ser valorizada.
    Agora, não é com uma lei maluca que se faz isto, né?

    (Também acho que a Maroca tá no peso certinho. É só manha pra ganhar elogio...)

    ResponderExcluir
  9. Olá, RM:

    Vou dar meu pitaco sobre o assunto de forma genérica: a intenção do senador Camata e da senadora-famosa-quem-mesmo? é boa, para se evitar casos dramáticos como o daquela modelo que morreu de anorexia no ano passado.

    Mas a maioria das agências de modelos sérias e dos organizadores de eventos já estão praticando isso,estabelecendo um IMC de 18 como referência mínimaa para as modelos estarem em condições de desilar ou fotografar.
    É uma espécie de código de auto-regulamentação das atividades, o que acaba sendo muito mais adequado do que lei específica.
    Mas, como aqui no Brasil fazem lei pra tudo, até para regulamentar a prostituição, essa acaba sendo uma a mais.
    Já quanto à Mara...Vilhosa também acho que ela deve estar com tudo em cima, embora não a conheça pessoalmente. Mas pelos "causos" que ela conta, enlouquecendo a homarada, quem está certa é a mãe dela, a dona Encrenca -- com todo o respeito, né?
    Abraços

    MR
    6/11 - 22:53

    ResponderExcluir
  10. MR,
    não é a toa que você é o decano da confraria; cumpre bem o papel (quase sempre... rsss) de chamar ao bom senso e à experiência.

    Já há legislação similar na Espanha, ao que tudo indica, fonte de inspiração de Camata. Mas qual seu real significado? Muda exatamente o quê? E se o tal índice for "18,1"; aí pode? E quem vai medir?

    Sinceramente, não acredito nessa história nem como regra de auto-regulamentação. Me pareceu apenas mais um episódio de oportunismo explícito, de políticos com excessivo tempo disponível, conjugado com a terrível herança proibitiva do direito romano...

    E esta coisa de anorexia e bulimia é um problema de saúde pública e deve ensejar, entre outras coisas, programas educativos nas escolas.

    Agora, PROIBIR, isto e aquilo, mudar "padrão de beleza" por decreto; pô, haja paciência, heim?

    ResponderExcluir
  11. Eu li muito bem seu coisa!

    E não disse que o seu post fala sobre a ditadura da magreza e também ao ler salvem as baleias não pensei que você falava sobre a música do Rei. Aquela!!!

    Risos.


    E o projeto de lei só tá ai por conta da tal da ditadura dos paus de araras.



    Roney?
    Vem cá, chega mais perto: contornei?


    Quaquaquaqua

    ResponderExcluir
  12. Claro, Mèlinha!
    Aliás, em matéria de "contornos", você continua muiiiiito bem...

    (ah, achei que você falava daquela outra música, inglesa: "God save the whale"... rsssss)

    ResponderExcluir
  13. Onde estão os cachalotes da confraria? Heim? rsrs

    ResponderExcluir
  14. Presente!
    Ao longo de toda a minha vida adulta meu peso variou, assim de forma expressiva, só duas vezes. Quando me casei emagreci uns 10 quilos (rsss) e por volta dos quarenta e tals engordei uns 10.

    Acho que preciso de uma dieta, Maroca. O que você me sugere?

    (vai nos contar ou não, sobre o tempo em que você desfilava nas passarelas paulistas?)

    ResponderExcluir
  15. É proibido modelos muito magras de desfilar,fica liberado somente as gostosas...Estranho esse projeto.Um abraço,Armando (lygiaprudente.blospot.com)

    ResponderExcluir
  16. Apoiado, nobre colega!

    Estranho é elogio; é um troço inteiramente sem pé nem cabeça...

    Bem vindo, Armando.

    ResponderExcluir
  17. eu só acho engraçado que com tanto pepino pra resolver neguinho tenha tempo de pensar e elaborar uma coisa destas... enfim...

    bezzos,

    ResponderExcluir
  18. Ei moça rosada,
    se eu tivesse tempo (e saco) faria uma seleção das bobagens e asneiras que tramitam no Senado (às vezes por anos a fio) enquanto suas excelências reclamam da falta de credibilidade do Legislativo.

    Ah, com os respectivos e-mails, para que seus eleitores elogiem o bom uso que estão fazendo de seus votos...

    E olha que falei só da Casa considerada mais "séria"; imagine o que rola na Câmara dos Deputados, nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras Municipais...

    ResponderExcluir