sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A "JUSTIÇA" E A DEMOCRACIA BRASILEIRA

Não pretendia postar nada em plena praia, mas fui tomado por forte sentimento de indignação, decorrente dos últimos acontecimentos na esfera do judiciário brasileiro.

Em nome... e do Espírito Santo
Aqui no Espírito Santo, onde estou, foram presos vários integrantes da alta cúpula do judiciário estadual, inclusive o desembargador presidente do Tribunal de Justiça, suspeitos de envolvimento com esquema de venda de sentenças.

Grande novidade? Em matéria de ineditismo das prisões, não tenham dúvidas. Já sobre o comportamento deplorável de um elevado número de juízes em casos mal explicados, em todo o país; infelizmente não. A parte boa: foi possível investigá-los e denunciá-los; o que seria praticamente inviável antes da chamada "Reforma do Judiciário", levada a cabo pelo Congresso Nacional, ainda no governo FHC. Mais: o Tribunal de Justiça do Estado, permeável à opinião pública, determinou o afastamento de todos os indiciados de suas respectivas funções. Enfim, parece que as reformas começam a dar resultados, implicando em maior transparência desse Poder, tradicionalmente considerado inexpugnável.

Mas, infelizmente, parece que temos ainda muito chão a percorrer. No mesmo Estado, apenas um dia depois, foi solto sob habeas corpus deferido pelo Supremo, um certo coronel da Polícia Militar do Estado, considerado o "braço armado" do crime organizado, que perpassa todas as instituições públicas locais. A justificativa: preso há mais de 8 anos, os respectivos processos nos quais era acusado, permaneciam engavetados e sem andamento.

Diga-se de passagem, a coisa aqui não é brincadeirinha: tirando as praias, lindas, o pau come! Padre Anchieta, o fundador, estivesse hoje por aqui, teria talvez destino semelhante ao do Bispo Sardinha...

Quase no recesso de fim de ano
Enquanto isto, o Senado acaba de aprovar mais uma leva de mudanças no Código de Processo Penal, antevendo-se maior agilidade e menos oportunidades de procrastinação dos processos. Em outras palavras, as coisas parecem estar caminhando na direção correta, mas a passos, aparentemente, muito lentos.

Sobretudo incapazes de contra-arrestar o profundo descrédito das demais instituições políticas brasileiras. O Legislativo, em todos os níveis - e, especialmente, em suas Mesas Diretoras -, parece ter sido assaltado por bandos e quadrilhas da pior espécie. Sem nenhum controle externo (os Tribunais de Contas são verdadeiras piadas) esbaldam-se no lodo em que se transformaram os Parlamentos brasileiros. O Executivo? Tenham paciência...

"O Rio de Janeiro continua..."
A Justiça fluminense absolveu policial militar da acusação de homicídio de uma criança de 3 anos, em caso que ficou famoso por ter sido gravado pelas chamadas "câmeras de segurança" (quem precisa de polícia, afinal?). Ao confundir o carro em que estava a criança (e ainda sua mãe e irmão) com o de supostos criminosos, o competente servidor público o metralhou, matando a criança e ferindo os outros ocupantes.

O tribunal do júri, composto de 7 respeitáveis (suponho) cidadãos considerou que não houve dolo, que foi um infeliz acidente, por 4 votos a 3. Esbofeteou a sociedade duas vezes: primeiro por inocentar policial bandido flagrado em pleno crime, armado pela sociedade para protegê-la. Depois por sancionar o absurdo comportamento dessas nossas incompetentes polícias, passando o recado: podem matar à vontade que nós limpamos a barra aqui.

Decisões judiciais devem ser respeitadas. Sempre! Juízes corruptos, policiais assassinos e jurados canalhas, não!

10 comentários:

  1. RM.
    Que susto! Pensei ter escutado você cantalorar, O Portão, de Roberto Carlos:

    "...Tudo estava igual como era antes,
    quase nada se modificou
    Acho que só eu mesmo mudei,
    e voltei ...

    Eu voltei,
    agora pra ficar,
    porque aqui,
    aqui é o meu lugar
    Eu voltei pras coisas que eu deixei,
    eu voltei ...

    Fui abrindo a porta devagar,
    mas deixei a luz entrar primeiro
    Todo meu passado iluminei,
    e entrei ...

    Meu retrato ainda na parede,
    meio amarelado pelo tempo
    Como a perguntar por onde andei
    e eu falei ...

    Onde andei não deu para ficar,
    porque aqui,
    aqui é o meu lugar

    Eu voltei pras coisas que eu deixei,
    eu voltei ...

    Sem saber depois de tanto tempo
    se havia alguém a minha espera
    Passos indecisos caminhei
    e parei."

    Essa canção é a cara da sua volta, Roneyzinho.

    Tu num consegue ficar longe daqui, moço. Nem na praia tu esquece!!!
    Tu vai dar um pulinho em Alcobaça? Abrolhos? É aí pertinho!

    Curta sua negona, negão. E volte negão, quente e fervendo pra alegrar nossa vidas blogosféricas ... sem você num tem muita graça!
    Me parece que vc deixou um substituto, o Chorik???? rsss

    Divirtam-se e volte leve, rápido, exato, visível e múltiplo. (adaptando um pouquinho as "Seis propostas para o próximo milênio" de Ítalo Calvino)...mais venenoso, mais peçonhento e muito mais cavalheiro, OK?

    Um abração.

    http://www.youtube.com/watch?v=IoFQor-zEPc&feature=related

    ResponderExcluir
  2. Eu me sinto pequena demais, e mais e mais diminuída com tais decisões "insólitas".
    Externar minha indignação demandaria horas e horas e creio que a minha visão pessoal, na essência, é a mesma da imensa maioria. Então me junto ao sentimento daqueles que simplesmente se assombram.

    As últimas notícias são estarrecedoras e merecem uma reflexão a parte, mas, sinceramente, ando tão descrente que a vontade que tenho é dizer que desisto de acreditar na justiça, o que, no meu caso, seria como que perder o juízo... Afinal “Jus est ars boni et aequi”.

    Bah!

    (Obrigada pelas palavras que demonstram bom senso, meu amigo RM. O "tema" me deprime; sei que é preciso reagir de alguma forma, ante tantos descalabros... mas a enxurrada de lama é tanta que estamos atolados, sem ação e sem perspectiva de que dias melhores virão...)

    ResponderExcluir
  3. dou aula em Faculdade aqui e vendo a polêmica dos formandos em medicina da UEL e essas notícias q vc postou fico a pensar no futuro que essas pessoas tem pela frente...
    é meio triste e revoltante!
    beijos,beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ei Beth,
    e el Rey é dessas bandas aqui, de Cachoeiro de Itapemirim, salvo engano...
    Menina, eu conheço grande parte do litoral brasileiro, mas com um (entre outros) hiato entre Trancoso (BA) e Conceição da Barra (ES), nunca apeei naquelas bandas. Quer ser minha guia?
    Ah, o Chorik tem todas as qualidades e mais uma: afinal nossos japas são melhores que os deles... rsss
    Um grande beijo, querida.

    Cora,
    se a gente esmorecer, eles ganham! Acho obrigação moral marcar essa gente em cima, por parte daqueles que tem consciência, esclarecimento e boas intenções.

    Ju,
    tava (tô) meio fora de circuito: o que aconteceu com os tais estudantes de medicina?
    Mas preciso dizer à nossa "musa da blogosfera" que já foi pior ainda: houve um tempo (e é muito recente) em que sequer poderíamos ter esse diálogo aqui; seríamos censurados, talvez até presos.

    ResponderExcluir
  5. Oi? de consciência, esclarecimento e boas intenções... o inferno está cheio...nénão?
    Mas, para desopilar, dê uma olhada no cartoon dos 7 - sintetiza precisamente a indignação geral :D

    http://os7.zip.net/

    ResponderExcluir
  6. Ei Corinha,
    sim. Mas de consciência, esclarecimento, boas intenções e omissão; está ainda mais cheio...

    Não tenho qualquer objetivo pedagógico ou catequético com o que escrevo; em geral o faço (e faço) o que me dá na telha e defendo esse mesmo direito elementar para todos.

    Tenho mantido esse espaço quase exclusivamente para botinar esses fdp. Como recarreguei as pilhas pode(m) esperar, a partir de quarta ou quinta próximos, quando reiniciarei as atividades do chalezinho, mais peçonhento que nunca...

    (ótima indicação do site de charges. Subscrevo)

    ResponderExcluir
  7. Isso aí, RMzinho!

    Manda ver e detona!!!

    (Mas devo advertí-lo de que qualquer coisa que diga pode e será usado contra você...)

    :D beijos.

    ResponderExcluir
  8. rs...E só prá fins de esclarecimento:
    _ Você não tá que nem o Dantas, com "angústia existencial", querendo "desabafar", não né?.

    ResponderExcluir
  9. Não, querida.
    Do Dantas, a única coisa que gostaria de ter era o dinheiro dele... rsss

    E se quem usar algo que diga contra mim for você; ah, aí que vou gostar mesmo... rsss

    ResponderExcluir
  10. Estou começando a ficar preocupado com o senhor! Postando no litoral! Faça-me um favor seu RM, vê se descansa disso aqui também rapaz!
    Abs

    ResponderExcluir