segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

PARA QUE SERVE JUCA FERREIRA?

COM A LICENÇA DO MEU AMIGO Ricardo Soares, PARA USAR O JARGÃO POR ELE CRIADO.


Ministro da Cultura em flagrante (quem sabe) de lapso referente ao tamanho de sua estatura moral. O brinquinho? Ah, deixa pra lá, né?
.
Hoje iria mudar texto e foto da "Retrospectiva 2008", na qual tenho relacionado alguns fatos marcantes com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 60 anos.
.
Mas ao tomar conhecimento de recentes declarações do ministerda (by MR) da Cultura, Juca Ferreira, resolvi transferir o que planejava para o espaço central de posts. O referido cidadão defendeu a vândala pichadora que emporcalhou a Bienal e reclamou da justiça e do governador de São Paulo (sic) contra a prisão da meliante, que considerou cerceamento da liberdade de expressão. (leiam, estupefatos, aqui)
.
Famoso quem? O mesmo panaca que propôs a expulsão de jornalistas estrangeiros do Brasil, por reportarem a seus leitores sobre os hábitos etílicos do presidente da República e defende uma "lei de imprensa" digna de Cuba ou da extinta União Soviética.
.
Em homenagem à "cultura" de sua excelência: "Todo homem tem direito à liberdade de opinião e de expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras." (Artigo 19 da "Declaração Universal dos Direitos do Homem").
.
Não, ministro. Não estão incluídos atos de vandalismo ou outros crimes (de consciência) comuns, como o inconfessável desejo de calar toda oposição a qualquer custo.

15 comentários:

  1. "Tanto grafite, quanto picho são underground, coisa do fundão. Não são feitos para exposição em galeria."... Não vou comentar se "pichar" (morri de rir até descobrir o significado, e continuo rindo!)é ato de vandalismo ou não, se ser a favor ou contra é político ou cultural, vou somente manifestar opinião sobre a frase transcrita: PODEM SER FEITOS PARA EXPOSIÇÃO EM GALERIA. E DEVEM! já assisti a uma mostra de grafite no interior de uma sala de galeria, em que a guia explicava de forma cativante a origem e o sentido do grafite, relacionando inclusive com as ancestrais pinturas rupestres... foi muito interessante e muitos dos presentes, de início incrédulos com as potencialidades artísticas de tal aparente "agressão visual", saíram com outra visão, AMPLIADA. Só para terminar, se bem percebi, achava muito bem que os media fossem proibidos de fazer matérias sobre hábitos pessoais e preferências (alcoolicas, sexuais, etc) seja lá de quem for! Essa é também uma das muitas formas de fazer demagogia e que em nada favorece a liberdade ou a democracia. É o oposto do jornalismo.

    ResponderExcluir
  2. Mas.... justo o brinquinho você não vai comentar??? rsrsrs

    Juca quem?

    Aliás, anônimo quem, aí em cima?

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Prezado anônimo,
    se tal arividade puder ser considerada arte, suponho que seus autores não precisem invadir espaços públicos ou privados para deixarem lá, a despeito da vontade alheia, suas marcas.

    Quanto ao resto do comentário, tenho a dizer que não sou jornalista e estou cagando para a preferência sexual de quem quer que seja; anônimo ou não.

    O mesmo para preferências alcoolicas, desde que não impliquem em risco de vida (de pessoas ou países).

    Já o seu ímpeto de proibir talvez pudesse ser satisfeito com a proibição de gente estúpida ocupar a pasta da Cultura.

    ResponderExcluir
  4. Luciana, querida,
    como é bom conversar com gente culta, bacana e que ainda tem nome; como você.

    Juca Pato? rsss. Sei lá, acho que tô é com vontade de chamar o juca, de tanto nojo que venho sentindo desse bando de incompetentes que assaltou o poder.

    ResponderExcluir
  5. Olá, MR:

    Já dei minha opinião sobre este babaca em várias oportunidades. É um cara totalmente sem credenciais para assumir uma secretaria municipal de Cultura de qualquer cidadezinha ou "currutela" que você cita no post sobre municípios de MG, quanto mais um ministério federal. Só no governo do Lula-Chulé, mesmo. Ou no governo chulé do Lula. A ordem dos fatores não altera o produto.

    Quanto à opinião desse portuga aí, tenho a dizer a ele que personalidades públicas -- sejam quais forem -- não têm o direito à privacidade a que ele se refere, se seu comportamento é público. No caso do Lula, que encheu a cara num almoço oficial no Palácio das Laranjeiras e saiu dizendo "Sífu" e "Tífu", temos todo o direito de opinar.
    Dispenso opiniões retrógradas e reacionárias como a dele em relação ao que eu escrevo. E quem é ele para querer dar lição de jornalismo a alguém? Pelo menos se apresente com o próprio nome, e não como um anônimo que, geralmente, é o esconderijo de covardes.

    Abraços,

    MR
    22/12 - 17:06

    ResponderExcluir
  6. Ah, grande MK,
    me incomoda pouco esse tipo de comportamento. Aliás, até me diverte.

    O que não pode ser diversão é acompanhar um cidadão que ocupa o Ministério da Cultura, soltar tanta estrume pela cavidade bucal. Lamentável e triste para um país que precisa tanto de cultura.

    ResponderExcluir
  7. Ops,
    peço desculpas pelos erros de digitação:

    1) Atividades no lugar de arividades.

    2) MR no lugar de MK.

    ResponderExcluir
  8. bem, agradeço a confirmação: não vale a pena comentar nada em certos blogues (públicos ou privados?... no caso se serem públicos, talvez não fosse mau aceitar os comentários de quem por aqui passa, para não referir o facto de me terem insultado, e vá saber-se porquê!). Fiz uma observação sobre apenas uma "parte" do que li, por curiosidade, e sendo sim "portuga" já me chega a miséria política de meu país, portanto não sou "culto" o bastante para saber ao certo das manhas ou virtudes desses que falam aí. Pelos vistos fui mal interpretado, ou pior, já que gerei grande indignação e instinto barraqueiro com um simples comentário. Não me alongo mais pois de nenhum modo quero alimentar a continuação desta... "coisa". Me desculpem ter metido o nariz onde pelo visto só os Mestres e Donos têm direitos... tá bigáda. não volto a incomodar.

    ResponderExcluir
  9. Não acredito que o MR passou por aqui e não se tocou que o ministro se apaixonou pela jabiraca! hahahaha

    ResponderExcluir
  10. Roney, desculpe novo comentário, mas tive uma idéia para algum jornalista que queira polemizar (me parece que é isso que querem). O ministro, o Sr. Zé xará Martinez, os artistas e quetais, dêem seus endereços para os pichadores exibirem sua arte. Quem sabe parem de fazer arte no meu portão branco.
    Desculpe o desabafo, mas haja tinta.

    ResponderExcluir
  11. Prezado(a) anônimo(a),
    temo não ter compreendido a queixa apresentada: não apenas seu comentário inicial foi aceito, como também o foi este novo comentário.

    E pode fazê-los quantas vezes quiser que não o(a) censurarei, assim como não o faço com os demais comentaristas que, creio, também tem o direito de não concordar ou não com vossas opiniões.

    Também não me imponho qualquer forma de auto-censura e responderei sempre que julgar necessário, conveniente ou simpático, de minha parte.

    A propósito, seja bem vindo(a).

    ResponderExcluir
  12. Chorik, aí também já é sacanagem de japa: já pensou, esse cara de Primeiro "Damo"? PQP!!! rsss

    Sinceramente? Prefiro os pichadores. Sujam menos que um ministro desses...

    ResponderExcluir
  13. Não RM, a jabiraca é outra, é a própria pichadora, mas essa é a opinião do MR (vai lá no PG). Pensando bem, acho que são duas, então. rs
    Aproveitando, um feliz Natal procês todos aí.

    ResponderExcluir
  14. O tal Ministro bancou o Panaca e Bocó... criar factóides com esse episódio sobre o nada em cima de coisa alguma é sinal de que o o homem não deve ter mais o que fazer.

    A propósito li em algum lugar uma manchete mais ou menos assim:- "A Bienal do Vazio fez uma pichadora mártir do nada". (rs)

    Alguma coisa está fora da ordem, não?

    ResponderExcluir
  15. Chorik,
    menos mal. Desejo felicidades ao casal: acho que se merecem...

    Cora, moça ixperta,
    sempre acrescentando e valorizando os veneninhos aqui postados.
    Pra falar a verdade se essa Bienal fosse realizada decenalmente acho que não faria muita diferença, mas a estupidez pronunciada por esse ministro de merda, espero que fique registrada na história...

    ResponderExcluir