quarta-feira, 9 de setembro de 2009

BLOGUINHO BOM DE PAU(TA)

Peço desculpas ao pequeno mas ilustre público desse chalezinho pelo auto-elogio, mas ao deparar-me com as principais notícias do dia vejo-me obrigado a concluir que, talvez por sorte, tenho acertado o alvo e as previsões com razoável freqüência. Senão vejamos:

"Pesquisa registra queda de popularidade de Lula com crise política e gripe" (mais aqui).
As razões foram atribuídas à "má percepção da população sobre o sistema de saúde, diante da disseminação da gripe suína" e às "recentes crises políticas, envolvendo o presidente do Senado, José Sarney, e uma suposta reunião entre a então secretária da Receita Federal, Lina Vieira, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff."
Se os amigos se derem ao trabalho verificarão que foram os principais temas abordados nas últimas semanas... (thanks, eu sei que sou phoda... rss)

"Emprego na indústria volta a crescer após nove meses em queda" (mais aqui).
Também nesse caso esse chalezinho já o havia admitido há vários meses. A melhoria das expectativas é, a bem da verdade, mundial e, no nosso caso, ainda precoce para dar a desaceleração econômica por encerrada. Duvidam? "São Paulo faz taxa de desemprego voltar a crescer no país" (mais aqui) e "Emprego em SP só cresce entre autônomos" (mais aqui).


Extra-pauta:

Hugo Chavéz, Oliver Stone e as editorias de política.
Devo ser muito mal informado mas não li uma linha sequer de repúdio, na chamada grande mídia, ao filme puxa-saco da ditadura na Venezuela. Será uma questão ideológica ou é jabá mesmo?

"Acordo mantém censura na internet para campanha 2010" (mais aqui).
O texto negociado com os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marco Maciel (DEM-PE), relatores da reforma no Senado e o deputado Flávio Dino (PC do B-MA), autor da proposta na Câmara; mantém restrições à web, embora distingua entre "os sites de notícias" e "os blogs assinados por pessoas físicas, as redes sociais (como Orkut), sites de interação e de mensagens instantâneas (como o twitter)." Ora, meu site é de notícias: quero ser censurado! rss
A propósito, a lei idiota deve ser votada hoje no Senado. Pau no Azeredo, pau no Maciel e pau no Dino (dino? rss)!

"Manifestantes protestam no STF contra extradição de Battisti" (mais aqui).
Parece piada, mas um grupo de energúmenos do PT e do PSOL precisaram ser expulsos do plenário do STF para que o julgamento do processo de extradição do bandidão italiano pudesse se realizar. Defendem, como o panaca do ministro da Justiça, que seja concedido refúgio político ao terrorista das Brigadas Vermelhas.
A sessão acaba de ser interrompida e deverá ser retomada às 14:30 hs. Quem quiser pode acompanhar on-line (aqui).


ATUALIZAÇÃO (10/09/09 às 12:55 hs.)

Entendendo o incompreensível (sobre o caso Battisti)
O julgamento foi interrompido com pedido de vistas pelo ministro Marco Aurélio. Até então, o bandido italiano perdia, fora as filigranas jurídicas, por 5 votos (Cezar Peluso, Ricardo Levandowski, Carlos Brito, Elen Gracie e Gilmar Mendes) contra 4 (Cármen Lúcia, Eros Grau, Joaquim Barbosa e Marco Aurélio). Não compareceu ao julgamento o ministro Celso de Melo e há uma vaga decorrente da morte do ministro Carlos Direito.

As teses em debate eram: a perdedora, que considerava extinto o processo de extradição a partir da concessão de refúgio político e; a vencedora, que considerava o tribunal competente para avaliar a legalidade do ato do ministro da Justiça.

Se nenhum ministro mudar o voto e se o ausente votar, ainda assim, na pior das hipóteses, o julgamento terminaria empatado. O mais provável, entretanto, é que termine mesmo com a derrota e extradição do terrorista. Menos mal...

Fui rever o que já tinha escrito sobre o assunto. Em 26/01/09 disse que "O sombrio caso Battisti, emperrado pela inusitada declaração de asilo [não é asilo, mas "refúgio"] político ao extraditando italiano, causa estragos à imagem brasileira no exterior..." E, em comentário: "... o STF não pode fazer outra coisa, o governo brasileiro deu asilo ao sujeito. Não cabe ao STF interferir em decisão autônoma de outro poder." No dia 06/02/09: "Cada vez mais obtuso o entendimento do caso Battisti, que já envolve até o Parlamento Europeu. Espero que o Supremo não faça a bobagem de anular o ato tresloucado do pai da Luciana Genro, transformando o governo em vítima..."

Bem, mantenho a opinião lá atrás expressada. Foi necessária uma senhora "ginástica jurídica" para dar o merecido pé na bunda do italiano, mas ninguém sairá bem na foto: Lula e Genro por darem abrigo a um bandido da pior espécie; o Supremo por dobrar-se à inaceitável interferência do governo italiano...

E mais, começam a ficar claras as vinculações políticas dos membros da Corte: apesar de ter nomeado a maioria dos ministros atuais, Lula só parece poder contar com os votos de Eros Grau e Joaquim Barbosa. Parece haver relativa independência dos ministros Carlos Brito e Marco Aurélio. Os demais parecem fazer flutuar seus votos em face de convicções e/ou interesses.
.

32 comentários:

  1. Viu só porque só aqui neste "chalezinho" é que me permito comentar (ainda que de forma ignorante) sobre política?

    Agradeço mesmo a tua dedicação e a disponibilidade em compartilhar das infos e opiniões.

    Sobre o extra-pauta, tem uma petição online "PELA LIBERDADE DE OPINIÃO E INFORMAÇÃO NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2010" aqui: http://www.PetitionOnline.com/BRA2010/

    ResponderExcluir
  2. rm, nenhuma dúvida de que esse Chalezinho é um local para se debater, comentar, discutir, tudo que se passa na política, economia e outras cositas mas...

    Seu empenho em nos manter bem informadas(os), com post de altíssima qualidade técnica e jornalística é merecedora de grandes elogios mesmo!


    Sem querer te bajular...rsrs



    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ei Udi,
    quase que é SÓ você que comenta aqui... rss
    Querida, eu é que agradeço sua participação, sempre simpática, inteligente e generosa.

    Ava,
    pra quem está acostumado a tomar bordoadas até que uma bajuladinha cai bem... rss
    Agradeço a simpatia e os elogios, apesar de sabê-los exagerados (não a simpatia, claro... rss).

    ResponderExcluir
  4. Bordoadas não minhas...rsrsrs

    E não há exageros quanto ao profissionalismo que adotas em tuas postagens...

    Beijo grande!

    Até poderia ser avassalador...rs

    ResponderExcluir
  5. Estive aqui mas nem tem o que dizer né não????

    Será que algum dia vai ser diferente? Pensando no post do Arguta, acho que somos sacaneados por que permitimos...

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ei Ava,
    claro que não, ou melhor, por enquanto... rss

    Anne,
    tanto tinha que você escreveu. Claro que ainda será diferente: seremos sacaneados por outros! rss

    ResponderExcluir
  7. Coragem destemida é pouca nesse blog....

    Um abraço
    Andresa Araujo

    ResponderExcluir
  8. Andresa,
    bem vinda! Já a conhecia do RM NO VERBO, embora você sempre me confunda com alguma das ilustres colaboradoras daquele bloguinho... rss

    Bem, de fato o autor desse chalezinho tem muitos defeitos, mas um defeito que ele realmente não tem é o de AMARELAR... rss

    Agradeço o gentil comentário e, ainda mais, o simpático gesto de se inscrever como "seguidora".

    ResponderExcluir
  9. Guri Mineirim Caboclo Maurício:

    Esse sujeito das Brigadas vermelhas não deveria ser julgado e deveria ser-lhe permitido continuar a sua actividade normal, designadamente colocando bombas sob a bunda do Berlusconi - o político mais corrupto (imprensa, drogas, prostituição, sonegação de bens e rendimentos, etc.) da Europa.

    ResponderExcluir
  10. Guri Portuga Caboclo Leitão (rss):

    Pelo visto você joga no time do grande poeta erótico Eros Grau e do ministro afro-negão Joaquim Barbosa... rss

    Bem, também não nutro simpatia pelo primeiro-ministro italiano mas, pelo que sei, foi eleito democraticamente pela população daquele país. Que só viu ameaçada sua tradição democrática, desde o fim do fascismo, exatamente pelos bandidos da Brigadas Vermelhas.

    Agora, sugiro que você explique sua tese para as famílias das 4 pessoas assassinadas pelo bandido travestido de ativista polírico.

    ResponderExcluir
  11. Às famílias das quatro pessoas assassinadas pelo bandido:

    Por vezes tem gente que está no local errado na hora errada, não tem nada de pessoal nisso.

    Pensem no seguinte: Sadam Hussein foi enforcado por ser responsável pela morte de catorze curdos. O presidente americano Bush invadiu o Iraque causando e continuando a causar a morte de milhares de iraquianos e nem foi nem vai ser julgado e condenado.

    A lógica é da batata: morrem inocentes, julgam-se os bodes expiatórios e executam-se os indesejáveis; os verdadeiros culpados continuam e continuarão heróis.

    ResponderExcluir
  12. Bem, Portuga,
    cada um com sua lógica...

    Eu prefiro a convencional, aristotélica: Sadam era um ditador fdp que estava no lugar errado e na hora errada. Bush, um dos governantes mais medíocres da história dos EUA, foi eleito e está sujeito, ainda hoje, às leis daquele país.

    ResponderExcluir
  13. Claro,

    Bush está tão sujeito às leis do seu país como esteve Augusto Pinochet. Quanto a Sadam, também Alberto Fujimori foi julgado pela morte de 25 peruanos e condenado a:

    a) a pagar uma multa;
    b) a não exercer cargos políticos durante dois anos.

    É exactamente como você diz: cada um com a sua lógica.

    ResponderExcluir
  14. Péssimas comparações, Portuga:

    1) Pinochet era um psicopata sanguinário e foi processado e até preso com base em leis internacionais.

    2) Fugimori era candidato a ditadorzinho cucaracha e, pelo que sei, sofreu inmpeachment.

    ResponderExcluir
  15. Rsss... É o que estou a dizer: Bush (milhares de mortos no currículo), Pinochet (centenas de mortos e férias-prisão em Paris) e Fujimori (25 mortos e exílio)não foram enforcados apesar de terem morto mais gente do que Sadam (24 mortos)e do que esse italiano (4 mortos)das Brigadas Vermelhas.

    Que é que são quatro mortos para um activista, hein?... Não é nada, ou se for, é um péssimo currículo.

    ResponderExcluir
  16. Bom, caboclo luso,
    se você acha que Sadam matou só 24, talvez o bandidão italiano devesse ganhar o Nobel da Paz!

    A questão objetiva, em relação à qual (como de costume), você continua amarelando é: como explicar para os muitos fãs do presidente brasileiro, aqui e aí, que ele conceda abrigo a um terrorista que tem nas costas a morte de um simples açougueiro, entre outros...

    ResponderExcluir
  17. Chaezinho que nada, é um grande palácio de idéias, aliás, ô boca santa diz aí que eu vou ganhar na mega sena acumulada, tem jeito? Rs,rs,e rs, mas é só brincadeirinha grande mestre, abraços!

    ResponderExcluir
  18. Tu és fueda, amigo...
    Destemido, ousado, criativo, versátil, hiper super bem informado, inteligente, sagaz, educadíssimo, charmoso, humor fino e sutil... e sabe Deus mais quantas qualidades !! rs
    Agora, quanto aos possíveis defeitos não aparecem neste chalezinho de cá, mas quanto ao de lá, acredito que sejam bem suportáveis... rs
    Beijos previsíveis! rs
    Helô

    P.s. Tou com crédito de elogios até os próximos 20 anos!! Fala sério!rs

    ResponderExcluir
  19. Valério,
    agradeço o simpático comentário. E é claro que você vai ganhar; eu é que não vou: nunca joguei nessa loteria... rss

    Helô,
    seu estilo muito me agrada: se é pra elogiar, elogia pra valer, né não? rss
    Putz, nega, quase me provoca um orgasmo múltiplo - muito embora, nessa idade, eu esteja mais para esclerose múltipla... rss

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. RM!!! Por isto é que sempre estamos atent@s às suas gentilezas, perdoamos suas peçonhas, e amamos seu jeito cafajeste de nos ser doce.. hummmmmm

    Beijo, moço!! Bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  22. Ei dona poetíssima,
    gentil e doce é a senhorinha, que está escrevendo feito gente grande e de forma cada vez mais linda...

    Obrigado, querida. Pra você também.

    ResponderExcluir
  23. Guri,

    Dá para notar que é com palavras docinhas e melosas que você pega e ilude a gurizada... É o seu estilo, a sua marca de Zorro.

    Well, cada um usa as armas que tem... Rsss...

    Agora, sobre o post: Eu sabia, eu sabia, eu sabia! Você tinha que conduzir a questão do terrorista italiano para atingir o Lula! Eu já estava a achar estranha essa demora e surpreendente o uso de caminhos sinuosos: você costuma ser mais directo.

    Não tendo melhores palavras, faço minhas as palavras sobre as fuedas da Helô.

    ResponderExcluir
  24. Rss

    Disfarça não, Portuga! Seu ídolo protege homicidas e bandidos...

    ResponderExcluir
  25. ainda existe quem proteja alguém de alguma coisa?!!!! ãh? me diz onde! quem??? o lula é???? vou pedir auxílio exílio guarida pra ele!!! pode? só uma coisa: bush não é psicoALGUMACOISA? seja ou não, pelo menos merecia que o MUNDO reconhecesse aquilo que meio dele já SABE!

    ResponderExcluir
  26. ... claro que tou falando daquela corzinha HóRRRóRóSSSA e pindérica da cueca dele!!!... beje!!! pode uma coisa dessas??? PUTz.

    ResponderExcluir
  27. Ei Peixe,
    o presidente brasileiro tem esse poder discricionário: ele pode considerar que um bandidaço como Battiste seja "perseguido político" naquela terrível "ditadura italiana" e assim dar refúgio, proteger e dar guarida ao coitadinho...

    Também acho que o ex-presidente americano é, no mínimo, retardado mental.

    ResponderExcluir
  28. quantos preciso matar na terrível ditadura portuguesa presse lula me guaritar??? rsss chega um? e tem mesmo que ser criminoso ou dá pracolher corredor 100 metros barreiras?!...

    ResponderExcluir
  29. Sorry, Peixe,
    entendo nada de Lula. Acho que você terá que consultar o Portuga... rss

    ResponderExcluir
  30. A sanidade mental dos peixes anda preocupante... Deve ser da poluição... Caraca!

    ResponderExcluir
  31. não. peixe comido inacabado vivo pode pegar A gripe... a dos peixes loucos! saúde a todos. eu é mais doçaria regional. (eita gente sem humor, N´´OÓÓÓSSSSSSSSSSSSSSSA!

    ResponderExcluir
  32. Peixinho,

    Você tem guelras para respirar com a boca cheia de "doçaria regional"?...

    Nossssaaaa! Iria gostar disso, viu?

    ResponderExcluir