terça-feira, 29 de setembro de 2009

365



Há exatamente um ano inaugurei esse chalezinho nas montanhas de Minas. Não imaginei que fosse durar tanto tempo; ao contrário, presumia que não ultrapassasse alguns poucos meses... A idéia era a de que, mesmo "envenenado", há espaço para a gentileza, o convívio e o diálogo.

O post de estréia trazia o "governor" do Banco Central do Brasil numa nada convincente defesa de que a crise internacional pouco afetaria o país. Nos doze meses que se seguiram, o chalezinho procurou manter o mesmo caráter crítico e independente que o inaugurou e se esforçou para denunciar o trololó apologético e o perfil rastaquera dos atuais governantes brasileiros. Também tratou um pouco de coisas que agradam seu autor: Minas, música, poesia...

Ao longo desse tempo foram 178 postagens, 0,49 postagem por dia ou, aproximadamente, uma postagem a cada 2 dias. É muito? É pouco? Não sei; em geral me interessa mais a qualidade das postagens e, obviamente, não devo ser eu a julgá-la. Foram feitos 4.316 comentários, o que resulta em cerca de 24 comentários por postagem, em média. Muito ou pouco? Mais uma vez não sei a resposta, mas tendo a repetir a sentença: a mim me interessa a qualidade dos comentários e, por decorrência, do diálogo. Mas dessa feita posso dizer que em ambos os casos, de modo geral, me satisfizeram.

Só comecei a monitorar os acessos ao bloguinho vários meses depois, exatamente no dia 9 de maio do corrente. Foram estes os resultados contabilizados:

TODO O PERÍODO (09/05/09 a 28/09/09)


Page LoadsUnique VisitorsFirst Time VisitorsReturning Visitors
Total 12,828 8,068 3,472 4,596
Average 90 56 24 32

ÚLTIMO MÊS (29/08/09 a 28/09/09)


Page LoadsUnique VisitorsFirst Time VisitorsReturning Visitors
Total 2,807 1,718 818 900
Average 91 55 26 29

ÚLTIMA QUINZENA (14/09/09 a 28/09/09)


Page LoadsUnique VisitorsFirst Time VisitorsReturning Visitors
Total 1,491 858 440 418
Average 99 57 29 28

ÚLTIMA SEMANA (21/09/09 a 28/09/09)


Page LoadsUnique VisitorsFirst Time VisitorsReturning Visitors
Total 895 466 235 231
Average 112 58 29 29

Pelos números mais recentes, o bloguinho tem cerca de uma centena de hits diários, dos quais aproximadamente um terço são de visitantes (com um mesmo IP) que retornam no mesmo dia. Nem perguntarei se é muito ou pouco: se comparados com os números do PG do MR ou do Incompletudes da Ka, não dão nem pra saída... Se comparados com a maioria dos blogs que conheço, talvez sejam números razoáveis. Mas o que significam esses "hits" em termos de número de leitores? Também não sei a resposta exata, mas presumo que sejam apenas uma fração muito menor que a centena... Aqui também me importa mais a qualidade que a quantidade: pela modesta experiência que acumulei, tendo a pensar que o perfil dos leitores desse bloguinho é de pessoas com alto nível cultural e muito bem informadas.

Com base apenas nas últimas 500 entradas pode-se afirmar que:
  • 47% desses leitores ficam no blog mais de 5 minutos a cada entrada (e 33% mais de uma hora);
  • dos que retornam, mais de 20% o fazem mais de dez vezes, no mesmo dia;
  • quase a totalidade dos leitores são brasileiros (64,4%) ou portugueses (32,8%);
  • as principais regiões de origem foram São Paulo (28,4%), Porto (16,6%), Rio de Janeiro (11,8%), Minas Gerais (11,4%) e Lisboa (7,2%);
  • as principais cidades, a paulista Garça (17%), Porto (13%), Rio de Janeiro (11,6%), Lisboa (6%) e a portuguesa Aveiro (5,8%);
  • mais de 20% dos que chegaram, via sites de busca, procuravam por "blog do savia gabi capitu" (teve também quem chegasse procurando por "mulher fazendo sexo de cócoras"... rss).
Bem, é quase certo que esse chalezinho não completará seu segundo aniversário, mas mesmo assim quero agradecer muito aos leitores por ele conquistados e dizer que tanto escrever, quanto ler e dialogar me deram muito prazer nesse ano de bloguinho. E salvo raríssimas exceções, em que predominaram certas altercações pessoais, fiz amigos aqui.
.

30 comentários:

  1. rm, sinto uma certa nostalgia e uma pontada de tristeza em suas palavras...
    Parabéns pelos 365 dias em que esteve aqui, a informar, denunciar,
    alegrar com belas músicas e poesias.
    Seu blog, junto com o PG do MR, preenchem qualquer nescessidade de informção. Até a leitura da Veja perdeu a importância, depois que passei a frenquentar esses dois "bloguinhos", que são gigantes na capacidade de informação. Tanto política, econômica e culturalmente falando.
    É informação na dose certa, permeada por boas doses de humor, que voces conseguem imprimir em suas escritas.
    Incluo o PG em sua comemoração, porque voce e MR formam uma dupla imbatível... Porque passam paixão em tudo que fazem, através de leituras que nos viciam.

    Não nos prive de sua campanhia, leitura diária e obrigatória... E da rádio rm, que é preferência virtual...(risos)

    ResponderExcluir
  2. Well, son,

    Eu acho que você deve continuar. Quem vai defender de mim as gurias safadas agora, hein? Vai deixar todas essas orfãs instituicionais indefesas ao meu alcance?

    Rá!...

    Não acredito! I can't believe! Vou abrir um champanhe!

    Meninas, we are alone, at last! Come to my world! Rsss... Saiam dos armários, vá lá! A que trouxer a blusa mais ousada ganha a primeira noite! Win me!... Rsss...

    I like this!

    ResponderExcluir
  3. PS. Eu sou 16,6 (muito mal medidos, foi a olho, não acreditem!) do Porto.

    ResponderExcluir
  4. E pronto, o RM amarelou! Fazer o quê? E como? E quando?...


    Rssss.. RM, quer comprar 10% do meu QI para continuar postando?

    ResponderExcluir
  5. Prezado RM e anônimo, que gostaria muito de saber quem é:

    Obrigado ao RM pela citação do PG no seu post que não considero e não aceito que seja de pré-despedida.

    E obrigado ao anônimo pelas simpáticas referências ao meu nome.

    Concordo com você em uma coisa: o RM e eu formamos uma boa dupla de ataques! Ataques de risos, ao governo Lula, às gatésimas da confraria e a outros adversários mais. Às vezes a gente também se estranha, como é próprio de bons amigos. Até o Mr. Almost de vez em quando entra em rota de colisão e recebe fortes ataques, também.

    Minha sugestão ao RM é que, se o problema dele for falta de tempo para blogar, que é uma coisa que dá trabalho pra cacete -- vamos falar o que é verdade! --, sugiro que ele poste uma vez por semana ou duas por semana, que deve ser a média ou o limite máximo, talvez, que ele consegue desempenhar naquele outro sentido, suponho (rs rs rs).

    Abraços a todos.

    MR
    29/9 - 21:46

    ResponderExcluir
  6. Decanão,

    Você que é um guri mais vivido, calculará que eu pego briga com as gatésimas da confraria, só para abrir alas para o RM.

    Só que o RM, caboclo mineirim como ele é, em vez de aproveitar o lance, fica dando uma de Sir Lancelot.

    Tá errado! Tá muito errado! Por isso eu me indigno, né?...

    Puxa vida! A gente zelando pela vida dele e ele ficando do contra. Fala sério: tem jeito isso, decanão?...

    ResponderExcluir
  7. Prezado Mr. Almost:

    Concordo com você, meu caro. O RM tem realmente o estilo de Sir Lancelot -- é um cavalheiro e um cavaleiro mui destemido e mui gentil, ao mesmo tempo.

    Daí porque se envolve em desafios como os que você, no papel de Dom Quixote ou de Sancho Pança, não estou bem certo, lhe apresenta.

    Abraços, grande Almost.

    MR
    30/9 - 00:24

    ResponderExcluir
  8. MR,

    esses dois são daqueles "dinossauros" que Inácio Loyola (Brandão, o escritor) descreve no livrinho de humor "Você é Jovem, Velho ou Dinossauro?":- guris de antigamente que quando começavam a discutir, faziam um risco de giz ou caco de telha no chão e um desafiava o outro: - passe daqui?

    :p


    E, RM,

    Eu consigo denotar pelos seus apontamentos que o "bloguinho" é um sucesso não só pelo excelente e conteúdo e, claro, também pelos comentários, o que me permite concluir que você é um mal agradecido! (rs)

    Falando sério, na qualidade de comentarista acho que o "encerramento" que completa um ciclo pode muito bem iniciar outro, que deve ser melhor...hehe. Aguardamos as mudanças!

    ResponderExcluir
  9. Prezado Anônimo,
    agradeço o generoso comentário e acuso sim, certo desapontamento que, creio, não seja o caso de explicitar. Fico, claro, muito satisfeito com os elogios mas não posso aceitar a comparação com o PG do MR: trata-se, o caboclo, de um jornalista dos mais competentes e com um dos melhores textos da blogosfera brasileira (já eu sou um economista; meio troglodita, meio neanderthal... rss). Diria que o PG é um blog quase-profissional. Só não é profissional porque o nosso amigo não é pago para fazê-lo...

    Dom MR,
    acho que posso falar o nome da cidade que originou o comentário, sem "denunciar a fonte". Veio de Juiz de Fora... rss
    Vou pensar nas suas sugestões, mas minha tendência atual é mesmo de encerrar as atividades do chalezinho.
    Duas por semana? ô tempo bão, sô! rss

    Cora,
    como falei, não sei se o chalezinho é ou não um "sucesso". A bem da verdade depende do que definamos por sucesso. E tanto não sou mal agradecido que dediquei o último parágrafo a agradecer os simpáticos leitores (e, principalmente, comentaristas) que, como você, transformaram o espaço numa ótima varanda de bate-papo...
    Quanto à questão dos ciclos, nem sempre inicia-se um melhor, sorry...

    ResponderExcluir
  10. Primeiro, à Cora:

    Outro dia, sugeri uma disputa de cuspe-à-distância entre os dois, para evitar o bate-boca -- e deu empate! (rs rs rs)

    Eles são brigões pela própria natureza. Não se esqueça de que o RM é do signo de escorpião e criou um blog de venenos altamente letais... (mais rs) Lembra-se daquela fábula do escorpião que pediu carona a um animal que sabia nadar, para atravessar o rio? Quando estava chegando à margem contrária, ele picou o caroneiro nas costas, injetando uma dose fuderosa. Este reclamou: pô, escorpião, eu te ajudei e você me pica? ao que o venenoso responde:
    "é na minha natureza..."
    É isso o que o RM está fazendo com a gente ao tentar se despedir. Mas ele não pensar melhor e voltar atrás, aceitando a minha ou a sua sugestão.
    Abraços, amiga.

    Grande RM:

    Obrigado pelas referências mais uma vez generosas. E pela indicação da cidade, já é uma pista -- Juiz de Fora, apelidada de Xis-de-Fora, por nós belorizontais? Xô pensar quem são os meus amigos e amigas que moram nas bandas de lá... Tenho vários e são, todos e todas, gente finíssima.

    Quanto à minha sugestão, ponha a cabeça no travesseiro e amadureça a decisão. Se optar por jogar a toalha, é porque está, mesmo, na sua natureza injetar o veneno... (rs rs rs)

    Abraços, brother

    MR
    30/9 - 11:13

    ResponderExcluir
  11. Correção no último parágrafo à Cora:
    "mas ele vai pensar melhor e voltará atrás, aceitando a minha ou a sua sugestão!"
    Sorry

    MR
    30/9 - 11:19

    ResponderExcluir
  12. Ei, RM:

    Eu vinha notando que você andava muito... como dizer sem que você me queira esmurrar... isso, que você andava com vontade de me esmurrar. É estresse, son! Na sua idade os nervos começam a dar de si... É a lei da vida.

    Faz o seguinte escorpião: Tira umas férias
    para descansar o ferrão e apurar o veneno, repouse os bíceps (desferir socos no ar também é fatigante!) que eu tomo conta do Chalé por você. Deixá comigo... Ficará em boas mãos até à sua volta...

    E não agradeça: os amigos são para as ocasiões! Mas não me ferra depois, só porque é da "natureza", tá?... Rsss...

    ResponderExcluir
  13. rm, sua porção cavalheiro é por demais generosa...
    Vc vai pirar a cabeça do MR...(risos)
    E o que disse sobre esse Chalezinho, é a mais pura expressão da verdade...

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Ah! Parabéns pelo 1º. aniversário e felicidades para o próximo ano!

    Não tem champanhe no Chalé, seu forreta?

    Estoura uma aí, vai!

    Mr. Almost: - Viva o Chalé!
    Todos os leitores: - Viva! Viva!
    Mr. Almost: - Viva o Roney Mau!
    Todos os leitores: - Viva! Viva!

    Mr. Almost: - Silêncio! Vamos cantar o fado!

    http://www.youtube.com/watch?v=f3WGttZdksg&feature=related

    ResponderExcluir
  15. Ei Érre parceirim montanhês!
    Garça! Cê tá de graça comigo?!
    Adivinha onde eu nasci?
    aaah! para com isso de dizer que vai fechar o chalé!
    :)

    ResponderExcluir
  16. Justamente, pelo último parágrafo é que disse e repito:- Mal agradecido!!! :p

    ResponderExcluir
  17. Que linda melodia, Mr. Almost!
    Sorry, não consigo captar a letra...

    "Sabes que o desenho do adeus
    É fogo que nos queima devagar"
    ...

    Transcreve a letra prá gente, please?

    ResponderExcluir
  18. MR,

    Ele é escorpião mas não é bobo...rs

    Tenho certeza que não vai amarelar justo agora...Vai, RM?

    ResponderExcluir
  19. MR,
    tô me sentindo muito à vontade nessa conversa porque, como de costume, falo apenas a verdade (embora ninguém acredite... rss). Mas vamos lá: não se trata de jogar a toalha, mas talvez de reconhecer que a "fight" perdeu um pouco o sentido... Além das características mencionadas o chalezinho tinha a intenção de ser uma "plataforma" para os outros blogs da confraria e, principalmente, para o blog coletivo feminino. E, bem, vejo que talvez estivesse errado nas premissas que me conduziram...
    Sobre JF, você sabe que a cidade registrada nem sempre é aquela de onde partiu o comentário, né? Eu sei de quem foi o comment, mas acho que preciso da autorização da pessoa para contar... rss

    Udi,
    achei que era Santos, não? Bem, além dessa Garça que não faço a menor idéia de onde seja, as outras cidades paulistas que aparecem são (lembrando que referem-se apenas aos últimos 500 registros): Sampa, Assis, Pompéia, Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto, Sumaré, Santo André, São José do Rio Preto, Vinhedo, Votuporanga e Agudos. Será alguma dessas?
    Querida, ainda vou fazer algumas postagens, sobretudo aquelas que faltam para terminar a série da "saudade brasileira", mas tô achando mesmo que o bloguinho cumpriu os objetivos, deu o que tinha que dar...

    Cora,
    ué, se agradecendo sou mal agradecido, imagine se não o tivesse feito, heim? rss
    Vou?

    ResponderExcluir
  20. Cora,

    É um fado de despedida que os estudantes de Coimbra cantam (em serenata, à meia-noite) quando terminam o seu curso. Esse ano, 1989, foi o meu ano, estou aí no vídeo. Viram as gurias chorando a minha partida?

    Diz assim:

    "Sentes que um tempo acabou
    Primavera de flor adormecida,
    Qualquer coisa que não volta que voou,
    Que foi um rio, um ar, na tua vida.

    E levas em ti guardado
    O choro de uma balada
    Recordações do passado
    O bater da velha cabra.

    Capa negra de saudade
    No momento da partida
    Segredos desta cidade
    Levo comigo p’rá vida.

    Sabes que o desenho do adeus
    É fogo que nos queima devagar,
    E no lento cerrar dos olhos teus
    Fica a esperança de um dia aqui voltar.

    E levas em ti guardado
    O choro de uma balada
    Recordações do passado
    O bater da velha cabra.

    Capa negra de saudade
    No momento da partida
    Segredos desta cidade
    Levo comigo p’rá vida."

    PS. "A velha cabra" é o relógio com sinos da torre da Universidade de Direito de Coimbra.

    Em momentos de despedida, sempre evocamos esse fado. RM é um dos nossos que, concluíndo um aniversário como se tivesse concluído o curso, nos diz: "Chegou a hora de eu partir".

    Claro, e nós ficamos tristes com isso. Era essa a mensagem.

    ResponderExcluir
  21. Ei Érre,
    lembra quando você se despediu da outra vez e voltou? ...então, eu acho que, como daquela vez, você não irá resistir... ainda mais que o ano eleitoral está próximo! Vai dar uma baita vontade de voltar com a "ópera bufa", lembra?
    prometo que irei chamar a minha amiga Tóninha prá vir assistir aos muitos espetáculos "bufônicos" que só você sabe produzir.
    ;)

    ResponderExcluir
  22. rm, tem horas que algo assim cai como uma luva.

    Tão antiga e tão atual.


    http://www.encantosepaixoes.com.br/poesia2024.htm

    ResponderExcluir
  23. Poxa vida !
    Comecei a frequentar este acolhedor chalezinho há tão poucos meses ( precisamente em junho ), ainda que tenha sido tempo suficiente pra me encantar com o seu simpático, irreverente e inteligente dono ... confesso!
    E, agora, me surpreendo com a desagradável possibilidade de seu fechamento? Por que isso, Rm?? Não captei bem o espírito da coisa ...
    Fechamento de ciclo, missão cumprida, não cumpriu a intenção de ser uma "plataforma" para o blog coletivo feminino, e por aí vai!... Como assim, Rm? Confesso que não entendo... Por que não dar vazão ao que sai de produtivo e criativo - dentre outros atributos - a tudo o que sai de uma mente tão bem informada, privilegiada e inteligente como a sua?! Há um tempo determinado pra isso ? Há que se seguir uma lógica planejada ?? Por que não abrir-se o leque a mais "gentilezas peçonhentas" que tanto têm agradado aos seus leitores? Os assuntos aqui abordados são infindáveis...
    Não consigo entender ou mesmo reconhecer que tais temas possam ter se esgotado... Como assim?? rs
    Sinceramente que não consegui captar pela abordagem que nos está sendo passada... A não ser que seja por um mero capricho seu! Aí sim, não teria necessariamente de encontrarmos um sentido, e sim respeitarmos a sua decisão de foro íntimo... rs Desculpe a invasão, se realmente for este o caso, mas lamento profundamente que tanta qualidade aqui encontrada possa ser "exterminada" pelo seu próprio veneno... Como tão bem citou o MR na fábula da "natureza do escorpião"! rs
    Não fiquei nada satisfeita com a sua possível decisão!! Deixo aqui o meu protesto, como forma até de carinho, mesmo sabendo que não valerá de nada em sua decisão!!rs
    Por favor, reformule isso em seus miolos, please !! rs
    Helô

    P.s. diante do adiantado da hora e de meus compromissos matinais, voltarei amanhã pra ler com muita vontade, a postagem da saudade brasileira ! rs

    Reformule tudo ... promete pensar com carinho, Mineirinho de Deus !!

    ResponderExcluir
  24. Ei Udi,
    lembro-me sim. Mas ano eleitoral tá mais pra ópera "bufunfa", nega... rss
    Tóninha? Pelo visto esta não é japa... rss

    Anônimo(a),
    gostei do poeminha. Mas você sabia que a inveja nem sempre foi considerada um defeito moral? O mundo da antiguidade (helênico) até a considerava uma virtude, na medida em que estimulava o desenvolvimento, via imitação. A cultura judaica também.
    MR, dessa feita o)a) anônimo(a) comentou de Caratinga. Tá esquentando... rss

    Hellô,
    puxa vida! Fiquei até envergonhado de fechar o chalezinho depois desse puxão de orelhas... rss
    Querida, apesar desse bloguinho ser relativamente recente, já sou figurinha carimbada nessas bandas há quase 3 anos, suponho (desde que o MR criou o PG). E cumpriu objetivos, mas não todos, nem da forma esperada. E confesso que sinto falta da presença de certos membros da "Confraria", que julguei envolvidos com as idéias expostas.
    Mas você tem razão, não há que se seguir, sempre, uma "lógica planejada" e a temática é, de fato, inesgotável. Mas será que agrada tanto assim os leitores? Não tenho certeza... E, claro, tem sempre a desculpa do tempo disponível, cada vez mais exíguo.
    Mas até que gostei da "teoria do capricho" (rss), sem falar na natureza do escorpião...
    Prometo!
    Muito obrigado, querida.

    ResponderExcluir
  25. Ei mineirim,

    Você não gostou do fado ou não escutou?.. Pô!

    ResponderExcluir
  26. "E no lento cerrar dos olhos teus/Fica a esperança de um dia aqui voltar"... Muito lindo o fado de despedida, Mr. Almost!

    E eu sei, eu sei que sei, sei, sim... (por causa de um detalhe)...onde está P.H...rs

    :p


    PS: não conta ainda, quero te contar primeiro, prá saber se estou atenta...rs

    ResponderExcluir
  27. rm, há comentários que merecem ser comentados...

    Esse, da Helô, é um deles.

    Depois de tudo que ela escreveu, assino e baixo!
    --------------------------------


    Helô, parabens por conseguir traduzir tão bem e claramente os sentimentos qu temos por esse Moço do Chalezinho...

    Um Moço genuinamente mineiro, que traz no coração, a pureza do ar das montanhas de Minas...


    Permita-me endossar o que disse.

    ResponderExcluir
  28. Eu permito tudo, "Anônimo/a" !!rs Até porque os parabéns vão merecidamente para o tal "Moço do Chalezinho, aquele mesmo que traz no coração a pureza do ar das montanhas de Minas"...
    Eu tb acrescentaria "muito ar puro" circulando pelo seu cérebro tão bem dotado !! rs ( referi-me ao cérebro, Rm, já que é notório... Quanyo as "demais possíveis partes bem dotadas" só a sua senhoura poderia nos matar esta curiosidade !! rss)

    Obrigada pelo carinho !
    Helô

    P.s. Permita-me discordar do seu anonimato, já que uma pessoa tão esclarecida e dona de uma escrita tão sensível e inteligente, como a sua, aqui compareça trazendo merecidos elogios, mas sob anonimato !! Considero um desperdício... Mas sabe-se lá os seus motivos, não é mesmo ?! rs

    ResponderExcluir
  29. A tese é boa, Helô: dizem que o tesão está no cérebro... rss

    ResponderExcluir