terça-feira, 27 de outubro de 2009

AGENDA REVANCHISTA



"CCJ da Câmara deve votar na quarta-feira proposta sobre diploma para jornalistas" (mais aqui)
A proposta, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), tenta reeditar a obrigatoriedade do diploma e deve ser considerada um acinte à decisão da corte suprema do país, que declarou inconstitucional lei similar. Quem sabe o deputado imbecil não propõe outra lei, exigindo "diproma" pra presidente? Eu apóio...

"Governistas articulam votação de parecer que defende ingresso da Venezuela ao Mercosul" (mais aqui)
O parecer original, de Tasso Jereissati (PSDB-CE), era contrário à participação no bloco econômico do país governado por Chávez, pela elementar razão de trata-se de uma ditadura cucaracha de mierda. O governo pretende virar a mesa nesta quinta-feira, derrubando o parecer de Jereissati, aprovando novo parecer (de Jucá) e levando a matéria ao plenário da Casa.

"Novo ministro do STF pode suspender extradição de Battisti" (mais aqui)
"O julgamento deve ser reiniciado ainda este mês", informa o jornal e a participação de Toffoli, ex-advogado geral da União e dono da assinatura que recomendava asilo ao bandido italiano, é uma afronta à elementar tese do "impedimento do juíz, por conflito de interesses"... Aliás, o novo ministro já deu o ar da graça e "... concedeu um habeas corpus suspendendo a pena de dois anos de reclusão, em regime semiaberto, a uma mulher acusada de furtar cremes hidratantes de uma farmácia" (mais aqui).

PSCQC
Pior que revanchismo só mesmo o futuro interesseiro: deprimente a puxação de saco comandada pelos "comediantes" do programa CQC, que ligaram para o Palácio presidencial com o objetivo de parabenizar o presidente da República por seu aniversário. PQP, estatizaram até a comédia! Será que os integrantes do programa já tem uma boquinha prometida pela Dilma?


ATUALIZAÇÃO (28/10/09 às 16:15 hs.)

Quem me conhece um pouquinho sabe que não nutro qualquer simpatia pelo jornalista Reinaldo Azevedo. Isto não me impede, entretanto, de reconhecer a chamada "força do argumento": enquanto a grande imprensa se omite em relação à entrada da Venezuela no MERCOSUL o jornalista demonstra que o requisito não é apenas uma formalidade jurídica e se encontra expresso nos documentos fundadores do bloco econômico (leiam aqui).

Ele não demonstra, porém, a necessidade lógica desse requisito. Faço eu: protocolos econômicos internacionais exigem "segurança jurídica" (portanto, um judiciário independente e forte), ambiente de liberdade (para informação e fiscalização) e adequação a regras de política econômica comuns. Não foi por outra razão que países "atrasados" (do ponto de vista das instituições democráticas) como Portugal e Espanha (e também os países do leste europeu) só foram aceitos na União Européia depois de passarem por processos de redemocratização.
.

29 comentários:

  1. Aguardando "O Retorno de Jedi".
    (thanks God que George Lucas pensou em tudo!)
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Ah, RM,

    à propósito, o Marcelo Tas, do CQC, lança no dia 4 de novembro próximo o livro "Nunca Antes na História Deste País" (ilustrações de Ricardo Gimenes), que "compila" as frases mais engraçadas e polêmicas do Presidente Lula...

    http://www.nuncaantes.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ei Udi,
    será que postei a foto certa? rss

    Ah, Cora,
    não me diga que você ainda acredita em fadas, gnomos e Papai Noel?
    Como não nasci ontem, afirmo sem medo, que deve ter muito tráfico de influência para que empresas anunciem naquele progameco vagabundo...
    Humor chapa-branca? Tô fora!

    ResponderExcluir
  4. Olha a guria intrometida na conversa alheia : acho que o elenco do CQC tem capacidade e talento para fazer muito mais do que faz. Até para manter o bom nível da comédia é preciso zelar pela credibilidade...

    Quando assisto, "eu quero sempre mais", mas nunca vem. Fico frustrada.

    Acho que "humor chapa-branca" resume com propriedade essa minha frustração, RM.

    ;)

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  5. Ei Luna,
    para uma "guria intrometida" você faz ótimos comentários, que são sempre bem vindos aqui.

    Concordo integralmente com a sua opinião e creio que, provavelmente, haverá dolo nessa forma de agir...

    ResponderExcluir
  6. Grande cavaleiro Jedi das letras, ainda bem que temos mestres como vc por aqui, abraços!

    ResponderExcluir
  7. RM!

    Deixa de ser ranzinza, menino!

    TV é concessão do governo, né!?

    E TV vive de propaganda, né?!
    - Propaganda e comercial na programação?
    - Matéria “patrocinada”?

    – A-a...não diga! Jura?

    O humor do CQC (noticiário satírico com formato importado da Argentina) é dos melhores atualmente e dos programas mais bem conceituados pela crítica, que caiu nas graças dos internautas.
    Especialistas ligados à comunicação, professores, estudantes, filósofos e psicólogos indicaram uma lista com os cinco melhores programas em exibição na TV aberta, entre eles o CQC (TV Band ), seguido de Altas Horas (TV Globo), Castelo Ra Tim Bum (TV Cultura) Roda Viva (TV Cultura), Observatório da Imprensa (TV Brasil).

    Claro que o programa tem altos e baixos e deve ter lá suas limitações... Mãs...tem sempre a opção mudar de “channel”... Né? :p

    (PS: Eu acredito em “sereios”, “fados” e, especialmente em “bruxos”... rs)


    E, Luna, menina exigente!... que você quer sempre mais, eu já sabia!! rs...

    ResponderExcluir
  8. São quase 5 da matina e me recuso a comentar qq coisa, agora, que possa me causar uma "bad night" de sono... portanto, hasta la vista, baby !!! rs
    ( Hj eu tou "dominando a língua"... com tendências poliglotas, etc e tal!! Deu pra perceber ?? rs Tentarei fazer melhor uso dela, nem que seja em sonhos !!rss)
    Beijos com chinelinho de urso!! rs
    Helô indo naná...

    ResponderExcluir
  9. Valério,
    agradeço a gentileza e gostaria de acreditar que eu estivesse com essa bola toda... rss

    Cora,
    claro que respeito sua opinião. A minha é a de que o programa pega leve demais com o governo (federal), contrariando uma regra básica do humor.
    E repito: como não nasci ontem acho muito provável que tenha o dedo governamental nesta opção.

    Helô,
    putz, você dorme tarde, menina! Mas, pelo visto, se depender de sonho, você deverá ter ótima noite...
    Chinelinho de urso? rss

    ResponderExcluir
  10. RM, licença para falar com a Cora, ok?

    Olá, moça! Primeira vez que "conversamos", certo?

    Bom, minha frustração se dá, porque um programa que demonstra tanta presença de espírito não deveria fazer vista grossa para o aspecto político. Parecem, ao meu ver, coisas incompatíveis, e isso cheira a artificialidade, como se tentassem contornar um tema "proibido".

    Quanto a querer sempre mais, é uma verdade relativa : quando chego perto do que realmente quero, esqueço das demais opções e sossego. Rs

    Boa quarta pra vocês. Fiquem bem.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  11. RM,

    Pode ficar sossegado que o chalé em questão é outro, beeeeeem distante, lá para as bandas da floresta. Juro que nem pensei em perturbar a paz do teu.

    * Dei tanta risada quando li teu comentário...só então lembrei que vi um chalé por aqui. Coincidência. Rs

    Beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  12. RM,

    me gusta a ironia refinada e irreverência do "enfoque político" do programa...Fazer rir com cobertura política nesses nossos dias não é tarefa fácil, ainda mais concorrer com a comédia dirigida pela TV Senado e CPIs tais...rs

    Luna, lindinha,

    na minha opinião você está absolutamente... eeeeeexata...rs

    A verdade é mesmo uma abstração, dada a nossa natureza humana imperfeita.

    Mas, na verdade (a minha), filosoficamente, 1 + 1 tem as suas variações... e essa é uma verdade
    "almost" absoluta...rs

    Besitos.

    ResponderExcluir
  13. Gauchinha,
    foi só uma brincadeira... mas é claro que eu não ficaria preocupado! rss

    Coral,
    acompanho o programa desde que foi lançado e sempre tive opinião de que há certa condescendência com o presidente, seu governo e seu partido, como se não tivessem nenhuma culpa sobre o quadro político mais geral. Se isto não é tendenciosismo não saberia dizer o que é...

    ResponderExcluir
  14. Cora,

    Hummmmm...agora compreendi a tua filosofia, em toda a complexidade. Rs

    RM,

    Sabe que eu tinha pensando em usar "casinha de sapê", mas "chalé" é tão mais charmoso, né não? ;)

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  15. Luna,
    também acho. Aliás estamos concordando em quase tudo... rss

    Cora,
    por que "éca"?

    ResponderExcluir
  16. Tem razão. O ingresso da Venezuela no Mercosul precisa ser melhor refletido. Tá certo que pode ser interessante a terceira maior economia da América do Sul fazer parte do bloco, mas o país com um presidente como o Chávez pode por em risco a sua institucionalização e prejudicar as negociações externas do bloco. A verdade é que os objetivos do presidente da Venezuela e sua ideologia não se coadunam com o modelo de aliança política e econômica do Mercosul. Esse homem é um perigo. Dá meda!

    ResponderExcluir
  17. Opa, epa, perae!

    Acabei de fazer uma observação lá, sobre o número três (ui, que número feio, né?). Entón, me diz : por que "quase". Onde é que tá pegando, moço?

    Rs

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  18. Cora,
    finalmente concordamos, heim nega? Mas não é apenas a personalidade psicótica do presidente venezuelano, mas o quadro institucional mais geral. Por exemplo, você aconselharia a um cliente seu fazer negócios num país em que os juízes são demissíveis ad nutum? Qual modelo de contrato você aconselharia?
    Enquanto isto, adivinhe onde está o seu presidente predileto?

    Luna, gauchinha,
    você sabe que eu acho que a interpretação deve ser deixada aos leitores, mas o Portuga não se apresenta, frequentemente, como se fosse 3 personagens diferentes?
    Bem, também podia ser... ah, you know... rss
    Se concordarmos em tudo perde a graça, não?

    ResponderExcluir
  19. Hummmmmmm

    Mas aí é diferente : personagens podem ocupar o mesmo lugar no tempo e no espaço (o que é bastante prático e evita problemas), já, os corpos...não! Eita, me empolguei.

    Sim, é verdade : concordar em tudo faz perder a graça.

    Beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  20. Bem, diria que a regra também devia se aplicar a certos personagens, mas deixa pra lá, guria! rss

    ResponderExcluir
  21. Well,

    Podem falar o que quiserem de mim. Acho que o debate deve ser sempre aberto e livre.

    Sou três personagens. Fernando Pessoa tinha uma data de heterónimos... e nunca fez mal a ninguém.

    Eu também não. Já há outros que não sendo personagens de nada, são eles mesmos o espírito pequeno que são.

    ResponderExcluir
  22. Quem disse que falei de você, Portuga?

    Eu heim, além de tripolar ainda tem mania de perseguição? rss

    ResponderExcluir
  23. Rsss... Claro que tenho a mania! Sou um "lobo bobo" foragido aos caçadores! Ném?

    ResponderExcluir
  24. Rss

    Foragido não tenho dúvida, amarelo do jeito que é... Bobo com absoluta certeza. Lobo, vou dar-lhe o crédito e o benefício da dúvida. Agora, mau aqui sou eu(zinho)... rss

    ResponderExcluir
  25. Mau, mau!... Ok, você é aí e eu sou aqui.

    Mau!

    ResponderExcluir