quarta-feira, 12 de maio de 2010

PÉROLAS DO ENEM, DIGO, ENTREVISTA DE DILMA...

A entrevista concedida hoje pela candidata oficial à Rede RBS foi uma sucessão de gafes e respostas obtusas. Um verdadeiro desastre. A seguir trechos destacados (com a cronometragem do video):

1) 0:50 - A candidata mal consegue cumprimentar entrevistadores, tão confusa sua resposta.

2) 3:20 - A candidata diz que não há contradição entre ensino universitário e básico. Claro que não há; como também não há recursos para tudo. Fica subentendido que privilegiará o nível superior em detrimento do básico, como fez o governo Lula.

3) 5:50 - A candidata diz pretender fazer escolas técnicas em cidades pequenas e médias. E ainda diz que se a pessoa estiver desempregada não adianta ir para outro lugar que não haverá curso de qualificação para ela...

4) 6:20 - Ainda sobre o tema da qualificação profissional, a candidata diz que o país precisa agregar valor aos produtos e diz que isto é política de inovações. "Cuma", torneiro mecânico inova e agrega valor?

5) 7:05 - Durante 5 minutos a candidata tenta provar que a questão da qualidade na educação não está ligada à universidade pública gratuita. Mas a pergunta era outra e tratava da injustiça existente no fato de que, no Brasil, os pobres pagam a universidade para os ricos. Claro, à economista parece que também não ocorreu que o dispêndio com a educação superior pudesse ser revertido para os níveis básicos...

6) 13:20 - A candidata cita como relevante o aumento do consumo (15%) no varejo em mar/10 omitindo que março de 2009 era o fundo do poço da crise internacional.

7) 14:40 - A candidata atribui ao governo Lula a estabilidade e o controle da inflação, enquanto qualquer pessoa minimamente informada sabe que essas conquistas são a ele anteriores.

8) 19:05 - A candidata diz que é possível erradicar a miséria absoluta na próxima década e apóia-se em estudo do IPEA que foi amplamente criticado por questões metodológicas.

9) 20:15 - A candidata se atrapalha dizendo que governo Lula mudou a forma de tratar problemas tradicionais e cita a coleta (e o tratamento) de esgoto como meta para futuro governo. Mas nesse caso específico saldo do governo Lula é nulo.

10) 32:40 - A candidata fala uma coisa e demonstra outra: diz que a atual política externa ajudou o país a diversificar exportações e demonstra que Brasil concentrou exportações na China no pós crise.

11) 36:58 - "Ponto alto" da entrevista: a candidata tem um lapso e atribui ao Irã a posse de armas atômicas... No comments!

12) 41:15 - Para evitar responder sobre o presidente venezuelano, a candidata usa exemplo da primeira-dama francesa, sugerindo que esta pudesse ficar enciumada com um elogio seu a Sarkozy... No comments... rss

13) 42:50 - Da mesma forma que o anterior a candidata se omite em relação ao caso Battisti. Diz que não acompanhou de perto o suficiente para emitir opinião. Bem, toda a imprensa noticiou, à época, que a Casa Civil e a Secretaria de Comunicação, além do Ministério da Justiça, tiveram papel destacado nas posições assumidas pelo governo Lula.

14) 69:30 - A candidata faz uso do "embromation" para também não responder as questões relacionadas com as recentes mudanças legislativas na Previdência.

15) 75:00 - A candidata tergiversa sobre a questão da escola em tempo integral, dizendo tratar-se de responsabilidade de outras esferas de poder. Como se não pudessem ser modificadas leis ou criados mecanismos de financiamento. Pior ainda, a candidata é ex-brizolista!




.

11 comentários:

  1. Não tive saco para ver tudo. Dilma tá que nem o meu filho. Pra passar na entrevista de emprego precisa fazer um intensivão, uma imersão em como responder inteligentemente sobre o que não sabe.

    ResponderExcluir
  2. Não conheço, e já detesto!!!!!!!!!!!!!!!
    Também não tive saco, ô Roney!

    Em vez de escrever tudo isso, afirme: tem uma gorda babaca no pedaço.
    - Boçal?
    - Não, ô aimoré: babaca!
    - Ahhh!!!!

    ResponderExcluir
  3. Grande Japa,
    eu também não tinha, mas fui falar que destacaria os trechos (essa minha boca enorme!)...

    Bem, é claro que ela ficará cada vez melhor nessa arte da embromation. Mas o tanto que ela ainda é ruim... é quase de dar pena.


    Ué, nossos japoneses são ou não são melhores que os deles? rss

    ResponderExcluir
  4. Boa dica, Sylvio:

    "Tem uma gorda babaca no pedaço!" rss

    ResponderExcluir
  5. rm

    Estás bem??? Sumiste? Sentimos a tua falta!

    Beijos
    Anne

    ResponderExcluir
  6. Ei Anne,
    sim; muito bem. Obrigado. E você?

    Bem, acho que posso dizer o mesmo em relação aos poucos (mas muito estimados) amigos que freqüentam esse espacinho... Como escrevo para eles acabo ficando um pouco sem estímulo...

    Beijão, querida!

    ResponderExcluir
  7. Nem vem...

    Você gosta mesmo é de falar/escrever mal do governo...rs

    Como diria o então governador de Minas, Milton Campos a célebre frase: - "Falar mal do governo é coisa tão gostosa que não pode ser privilégio
    da oposição. Às vezes, até eu mesmo tenho vontade de criticar esse governo...”

    Já eu sinto prazerr (aqui, neste "espacinho" espaçoso) quando oiço música... ;>)

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz em saber que estás bem, mesmo que desestimulado... Todo escritor gosta de ser lido e se não o é a pergunta que não quer calar é "por que?"

    Eu, pessoalmente, não gosto muito nem de ler nem de falar muito sobre política pois hoje em dia não temos como ter um papo gostoso sobre o assunto... :-( Estou sentindo falta das nossas reflexões aqui no teu blog sobre assuntos polêmicos... :-)

    Beijão
    Anne

    ResponderExcluir
  9. Cora,
    para o seu prazer: escolha o tema!

    Anne,
    escolha o assunto polêmico, nega inglesa!

    ResponderExcluir
  10. Tema?

    Ah...o tema poderia ser música boa prá...rs

    ResponderExcluir
  11. Anotada a sugestão, Corinha. Aguarde... rss

    ResponderExcluir