terça-feira, 2 de novembro de 2010

HERANÇA REAL

.
No dia dos mortos nada como falar do rei posto. Ou rei morto! O que, de fato, ficará dos 8 anos de governo Lula? Não; não estou falando da meia dúzia de acertos e da tonelada de erros. Nem da massiva política de propaganda governamental que fez parecer inversa a relação acima aludida. Refiro-me ao que vai perdurar, na memória, no chamado inconsciente coletivo, o que ficará para a posteridade. Bem, na minha mui modesta opinião ficarão 3 grandes contribuições à formação política e social do país, das quais os brasileiros levarão um tempo enorme para se livrar: chamo-as de ética do "todo mundo faz", estética do "faz de conta" e ontologia do "é meu, ninguém tasca".



A Ética do "todo mundo faz"

Base do "lulismo de resultados", o conceito ganhou status de marco teórico depois do escândalo do Mensalão. Deixou de parecer bizarro defender a absurda idéia de que se determinada pessoa ou classe não se comportou de forma correta, então outras pessoas ou classes tem o mesmo direito. E também a recíproca: se alguém acusa outrem de algo condenável, basta que esse outro descubra e exponha pecado similar praticado pelo acusador e se está redimido da acusação inicial.

São adeptos dessa estranha filosofia, no primeiro caso, aqueles que denunciam a "criminalização dos movimentos sociais" e os que advogam a favor do Mensalão. Por exemplo, que argumentos pode alguém usar para defender o comportamento do deputado José Genoíno (PT-SP) no referido escândalo que não sejam baseados na premissa de que "todos fazem"? Ou do ex-ministro José Dirceu, atualmente sem mandato pelo mesmo motivo? E se os "poderosos" podem por que os "bagrinhos" movimentos sociais não poderiam cometer deslizes, como chantagear governos, invadir propriedade pública, destroçar laranjais...

O segundo caso é ainda mais curioso: durante toda a campanha eleitoral, a candidatura oficial do lulismo esforçou-se para demonstrar que a oposição tinha os mesmo "defeitos" que ela. Diante do escândalo da quebra de sigilos tentou mostrar que também sofria com o mesmo comportamento. Como o argumento era pouco crível adotou o discurso de que fora a própria oposição a responsável pela ilegalidade. O mesmo ocorreu com os sucessivos escândalos de corrupção envolvendo gente próxima da candidata; mesmo que para isso tivessem de se agarrar num improvável caso Paulo Preto. Por fim, nem as estúpidas agressões sofridas por Serra ficaram sem o seu equivalente: um prosaico "balão de água".

Seria tudo muito engraçado não fosse verdadeiramente trágico. O que a nonsense ética do "todo mundo faz" esconde é que, se todo mundo faz, pode-se fazer qualquer coisa. E pior, não há barreiras morais, nada é pecado: "liberou geral"! Noutras palavras, abram-se as portas das cadeias para que saiam os condenados, afinal, "todo mundo faz"...


A Estética do "faz de conta"

Aqui o "desvio de comportamento" parece similar ao dos mitômanos ou daqueles que sofrem da chamada síndrome de Peter Pan: desejam, por razões insondáveis, viver num mundo de fantasia no qual todas as suas ações resultam em benefício geral e, em contrapartida, seus opositores são a encarnação do mal. Se há algum resultado a comemorar isto deve-se, apenas e tão somente, à ação intencional e, não-raro original, colocada em prática: "nunca antes na história deste país"... Mas se há algum problema, certamente deve ter decorrido da incompetência, desídia ou má intenção de governantes anteriores: "herança maldita"...

Tal "transtorno comportamental" expressa-se das mais variadas formas mas, sobretudo através da propaganda governamental. Pouco importa que as estatísticas internacionais mostrem os indicadores sociais melhorando nos últimos 30 anos; a propaganda atesta que "pela primeira vez" governou-se para os pobres. Pouco importa que o país tenha tomado uma paulada que reduziu o crescimento econômico de 12% para zero em 2009; a propaganda adotou que entramos por último e saímos primeiro... Pouco importa que o PAC não tenha cumprido nem metade de suas metas; a propaganda diz que ele representa um Brasil completamente novo. Pouco importa que o programa de habitação mal tenha saído do papel... Finalmente, se não se investiu em saneamento foi por causa do governo anterior, diz a propaganda; mesmo se as estatísticas oficiais desmentirem...

Essa infantilização da vida pública transformou sapos (barbudos) em príncipes e megeras horrendas em doces heroínas. Mas pior, torna a todos irresponsáveis!


A Ontologia do "é meu, ninguém tasca"

Aqui o aprendizado diário do exercício do poder tornado praxis política e manual de administração pública. Começa-se com o aparelhamento amplo, geral e irrestrito da máquina governamental: cada mísero cargo é objeto de negociação política, cada funcionário é representante do governo (ou partido) e não servidor público. Avança-se na construção de maiorias: vale tudo; de mensalão à alianças com Sarney, Collor... Compram-se veículos de comunicação e até jornalistas. A corrupção vira apenas meio para se atingir "nobres" fins; generaliza-se, torna-se padrão.

Finalmente, a disputa de votos: a lei deixa de ser empecilho para o presidente. Todos os métodos passam a ser lícitos e se houver algum tipo de ameaça parte-se para o confronto extremo, a eliminação física do adversário.


Li em algum lugar que Lula transformou-se num mito. Como na lenda de D. Sebastião, o Encantado; passou a viver na lembrança das pessoas: um dia voltará! Sinceramente espero que, como na lenda, ele nunca mais volte...
.

12 comentários:

  1. Pois é...falaram tanto da herança maldita de FHC, que iriam abrir a caixa preta...Devem ter encontrado os piratas do Caribe e se apossado dos mapas do tesouro. E do tesouro.

    ResponderExcluir
  2. já postei no facebook e no twitter... Parabéns vc é show!!LUMGUERRA

    ResponderExcluir
  3. Flávio,
    muito obrigado. Não chega a ser assim nenhuma ferrari (rs) mas dá pro gasto...

    Xênia,
    bem vinda! Os piratas do Caribe, incluindo Fidel e su hermanito, devem ter morrido de medo. Isto sim são bandidos de verdade!

    Lúcia,
    muito obrigado, querida! pura generosidade sua...

    ResponderExcluir
  4. Pegou no nervo!

    Há dois dias eu tentava, sem 1/5 desta eloquência toda, explicar a mesma coisa para o pai do meu filho. Escocês, morando na Inglaterra, ele me dizia o quanto Lula goza de imagem positiva por lá. Sua frase "as estatísticas internacionais mostram os indicadores sociais melhorando nos últimos 30 anos" diz tudo e mascara o que internamente acontece sob os olhos de quem é "minhoca da terra". Como lhe disse em #DM, se tivesse tempo, verteria para o inglês e enviaria para ele...

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Roney Parabéns, vc colocou muto bem tudo que tenho engasgado.Mudança de valores invertidos, comportamentais, ética,moral..e por aí afora. Ainda como se não bastasse ele continua a falar ,e cada vez fico mais brava e com vontade de mudar de País.Será que eles não se sentem envergonhados? Diante de tamanha dissimulaçao? Mentiram tanto e os bobos brasileiros,acreditaram.Porque quem mente muito dissimula e torna-se uma verdade para o dissimiulador!Acho uma aberração!Minha alma dói, quando vejo Palocci e Color de Melo de volta...Imagino a volta triunfante de José Dirceu..Vc relatou o que deve estar engasgado em todos que são contrários a tamanha aberração!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Ei Vany,
    é verdade: Lula consolidou uma imagem no exterior difícil de ser abalada, dada a superficialidade da informação e sua origem e carisma.
    Mas não há mentira que dure para sempre. Uma hora a ficha cai...

    Nice,
    bem vinda! Não sei se expresso o pensamento de alguém mas espero estar errado; é realmente uma herança pesada...
    Agradeço muito seu simpático comentário.

    ResponderExcluir
  7. Quem poderia desmentir tudo isso não faz.O PT fez oposição raivosa durante os 8 anos de FHC. Agora vem o mula e pede que não se faça oposição raivosa. E os anjos do PSDB/DEM vão fazer exatamente o que o Lula quer. E com isso, teremos que aguentar a família metralha , por muitos anos mais.

    ResponderExcluir
  8. Maria Terezinha,
    bem vinda! Vivemos a ditadura dos índices de popularidade: se ainda existissem estadistas eles não seriam eleitos...

    ResponderExcluir
  9. Mais um ótimo artigo, Roney, parabéns.
    A filosofia do "Se todos fazem o errado,o errado passa a ser o certo!", isso vai virar uma M@$#4 coletiva,se é q me entende.

    ResponderExcluir
  10. Júnia,
    muito obrigado! Sim, infelizmente entendo...

    ResponderExcluir
  11. rm, queridão!

    Vamos combinar sons e silêncios?

    Que tal um post musical? ♫♪hein hein? ♪♫

    Faz um dia tão lindo...quero entrar em sintonia com o moço da alma de músico. Ando com saudade dele, sabe?...

    ResponderExcluir