domingo, 25 de janeiro de 2009

DESEMPREGO? QUE DESEMPREGO?

Poucos dias após a divulgação dos dados do CAGED para o último mês de dezembro, com recorde em demissões, o IBGE também divulgou a Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego. O release, repetido à exaustão, indicava que não era bem assim... Vejam, por exemplo a manchete do jornal O Globo, em 22/01/09: "IBGE: desemprego caiu para 6,8% em dezembro, apesar da crise." (mais aqui)

Não vou gastar munição com esses chimangos, mas apenas informar a meus ilustríssimos leitores que há 2 pesquisas de emprego feitas regularmente no Brasil. A primeira, realizada pelo IBGE, tem metodologia aceita universalmente para fins de comparações internacionais. A segunda, feita pelo DIEESE, difere da anterior na medida em que capta melhor o chamado desemprego oculto e a chamada precarização do trabalho. Os últimos resultados desta indicam que a "taxa de desemprego total diminuiu de 13,4%, em outubro, para 13,0%, em novembro..." Ambas as pesquisas tem abrangência nacional, apesar de serem pesquisadas apenas as maiores regiões metropolitanas do país.

O CAGED não é uma pesquisa, mas um registro ao qual estão obrigados (ou deveriam estar) todas as empresas que contratam com carteira assinada. Abrange todo o território nacional e trata-se, como dito, de dado primário, sobre o qual se pode fazer inferências.

Ambas as pesquisas ainda não refletiram o quadro bastante preocupante que se vislumbra das informações do cadastro, mas refletirão, no decorrer dos próximos meses. E, de forma dramática, a PME do IBGE infletirá a curva descendente de desemprego e a PED do DIEESE ampliará a sua distância da primeira.

Agora, por favor, acompanhem o raciocínio do jornalista Ricardo Kotscho (ex-assessor de imprensa do presidente Lula), em blog chapa branca hospedado no portal IG, em 19/01/09: "E a crise chegou: urubuzada em festa. Fico imaginando a alegria no poleiro dos urubus com o noticiário dos jornais de domingo, mostrando com fatos e números que a crise chegou, infelizmente, causando estragos por aqui. O ritual segue sempre o mesmo roteiro. Primeiro o noticiário é dominado por previsões sombrias, antecipando e maximizando problemas que podem acontecer. Depois, líderes empresariais correm ao governo para pedir dinheiro barato e redução de taxas e impostos, enquanto propõem redução de salários aos trabalhadores, com suspensão temporária de direitos. Não foi diferente desta vez. Claro que não se trata de singela marolinha como o presidente Lula gracejou diante dos primeiros sinais de uma grave crise economica derretendo os mercados, que teve epicentro nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. Mas também não chegou por aqui ainda o tsunami que abalou a economia dos países mais ricos, quebrando bancos e empresas. Enquanto em outros países mais desenvolvidos discute-se o tamanho da recessão, por aqui ninguém fala em crescimento negativo, mas qual deve ser a taxa de crescimento em 2009, variando entre 2 e 4% _ bem abaixo do PIB registrado nos últimos anos, mas ainda assim positivo. Não cabe ao presidente da República alarmar a população além da conta nem vender ilusões baratas, mas não se pode esperar do governo outra atitude a não ser se empenhar o tempo todo para manter a roda girando e cumprir a sua parte _ única forma de se contrapor à urubuzada formada por analistas, colunistas e líderes empresariais, que ficam no alpendre das casas grandes só anunciando desgraças, que acabam se auto-realizando." (mais aqui)

Pergunto: será apenas desinformação do ilustre jornalista ou é mesmo caso de desonestidade intelectual? Ou pior, ou pior...

16 comentários:

  1. RM, o Kotscho é um ótimo e íntegro jornalista. E não há nada chapa branca no blog dele, mas o que ele pensa, suas análises e ponderações. Ou deveria dizer que seu blog é chapa preta?

    Nem ia comentar, mas vc pediu.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Jornalista chapa branca ?? Trata-se praticamente de um eufemismo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. e cada um escolhe a máscara que melhor lhe convém...

    :)

    ResponderExcluir
  4. Ei dona gatona Patty,
    claro que respeito sua opinião sobre o ex assessor de imprensa de Lula e atual blogueiro de um veículo claramente a favor do governo.

    Mas o que gostaria mesmo era de saber sua opinião sobre as MINHAS "análises e ponderações".

    Quanto à possível chapa preta do bloguinho dos venenos, fique à vontade. Posso até adotá-la desde que a expressão signifique não lamber as botas de poderosos de plantão, não distorcer fatos com objetivos políticos nem receber eventuais mimos que possam nublar a consciência.

    ResponderExcluir
  5. Nicolau,
    tá. É comportamento quase padrão, mas um cara que foi assessor de imprensa do presidente da República podia ser mais discreto, não?

    Teresa,
    nesse caso nem há máscara. A "fantasia" é explícita.

    ResponderExcluir
  6. Opa! Desempregado pode fazer greve em protesto? rs

    ResponderExcluir
  7. Bão, Rm, eu estou enlouquecendo com isso. É tanta informação desencontrada... a galera da indústria provando que a crise taí, por outro lado os jornais, essa esperança desenxabida (é com xis?) no Habemus Obama (como se o cara fosse o próprio Santo Expedito). Sei lá. Eu sei que os dias têm (tem acento?) sido tensos; e que tem algo podre embaixo do tapete. Fora isso, deixo as críticas e reflexões para o senhor, que é moço mais embasado e preparado que eu.

    Beijoca,

    ResponderExcluir
  8. RM:

    Vou direto à sua pergunta final: é desonestidade intelectual, moral, ética, profissional, etc. e etc. mesmo!

    PT Saudações.

    MR
    26/1 -

    ResponderExcluir
  9. Grande japa,
    infelizmente adianta pouco a greve nessas circunstâncias, mas o protesto é da maior importância.
    Acompanhe as contas de dezembro: cerca de 650 mil pessoas perderam seus empregos. Considerando que 80% apoiavam o governo Lula, poderão ser agora 520 mil votos a menos nesse governo que sim, tem culpa pelas consequências da crise, originada externamente. Se considerarmos que para cada vaga formal fechou-se também uma informal, já falamos em um milhão a menos de votos. Sem falar nos familiares...
    Teremos oportunidade de acompanhar esse processo, ao longo dos próximos meses, nos índices de popularidade do presidente e de seu governo.

    Dona Rachel,
    que grande prazer vê-la aqui! Tá certo que a senhora tá assim meio atrasadinha (como o feed do seu blog), mas sei que é uma moça muito ocupada...
    Seguinte: a coisa tá feia mesmo e a tendência é piorar, sorry. E piorará tanto mais quanto demorar a recuperação da economia americana, coisa pra 2 anos, no mínimo, se o negão for muito bom no negócio...

    Dom Marcos Rocha,
    ufa, me livrei de um processo... Você depõe a meu favor? rsss
    Conheço esse caboclo há muito tempo e nunca tive motivos para duvidar de sua seriedade. De certo modo até fui simpático à sua saída do governo, demonstrando insatisfação com a bandalheira. Mas o blog que ele escreve atualmente, depõe contra.
    E como já falei em outras "jornadas esportivas", não será tão fácil pra sua amiga Dilmão...

    ResponderExcluir
  10. Bem, primeiro Nicolau foi ao ponto: jornalismo, hoje em dia, não incomoda ninguém - sempre se comportando como porta-voz, seja de uns, seja de outros.

    Mas RM pegou pesado. Concordo com o Kotscho de que não é papel do presidente pôr lenha na fogueira da crise e deixar "todo mundo em pânico 2" - não estou falando, RM, do papel ridículo a que Lula se prestou, garantindo que não há, nem haverá, crise por aqui. Estou falando é do papel de um presidente da república, que é, sim, o de acalmar o mercado - Obama, lá nos States, tenta fazer o mesmo. Está dando já umas canetadas, apenas pra deixar claro que alguma coisa será feita, tudo cena na linha "acalme-se!".

    Também não vi "podenração" alguma do RM, apenas algumas constatações.

    E que há uma urubuzada esperando a crise, há sim! Empresários que querem mamar nas tetas dos incentivos são os maiores.

    O comentário do Marcos nem conta, Marcos não consegue mais escrever sobre política de tão passional rsrsrs

    Por fim, achei o pau em cima do Kotscho gratuito e ineficaz.

    Mesmo assim, Beijim!

    ResponderExcluir
  11. É impressão minha ou parece que estamos dançando um minueto ?? Homens à direita, meninas à esquerda. Que coisa.

    ResponderExcluir
  12. Minha querida dona Luciana G, primeira-dama da confraria,
    agradeço a leitura atenta: vai me permitir demonstrar a tese. E sim, tô pegando pesado e vou aumentar a dose (aguarde os novos posts...).

    Vamos à análise do "ex" assessor de imprensa de Lula:

    "Primeiro o noticiário é dominado por previsões sombrias, antecipando e maximizando problemas que podem acontecer. Depois, líderes empresariais correm ao governo para pedir dinheiro barato e redução de taxas e impostos, enquanto propõem redução de salários aos trabalhadores, com suspensão temporária de direitos."

    a) Que "previsões sombrias"? Desde setembro último, quando a crise internacional era evidente (para quem não fosse cego, mudo, surdo e petista), que a predominância foi a versão chapa branca, patrocinada pelo presidente boquirroto e seus ministros babões, como esse bloguinho cansou de demonstrar.

    b) Depois de negar a crise como Pedro a Cristo, não foram os empresários a correr atrás do governo, mas este atrás daqueles, oferecendo mimos para não perder apoio político; como também ficou escrachadamente óbvio no caso das montadoras.

    "Mas também não chegou por aqui ainda o tsunami que abalou a economia dos países mais ricos, quebrando bancos e empresas. Enquanto em outros países mais desenvolvidos discute-se o tamanho da recessão, por aqui ninguém fala em crescimento negativo, mas qual deve ser a taxa de crescimento em 2009, variando entre 2 e 4% _ bem abaixo do PIB registrado nos últimos anos, mas ainda assim positivo."

    a) Ah, pra se ter crise é preciso que o tsunami venha com força total... Experimente usar esse argumento com as 650 mil pessoas que perderam seus empregos!

    b) Aqui AINDA não se discute o tamanho da recessão. Pelo menos nas hostes governistas, baba-ovos e lambe-botas... Querida, como afirmei posts atrás, já estamos em recessão, falta só avisar para o ilustre jornalista.

    "Não cabe ao presidente da República alarmar a população além da conta nem vender ilusões baratas, mas não se pode esperar do governo outra atitude a não ser se empenhar o tempo todo para manter a roda girando e cumprir a sua parte _ única forma de se contrapor à urubuzada formada por analistas, colunistas e líderes empresariais, que ficam no alpendre das casas grandes só anunciando desgraças, que acabam se auto-realizando."

    Infelizmente, a "única forma de se contrapor à" incompetência profissional ou à falta de ética ou à picaretagem pura e simples, é mesmo denunciando. Não retiro uma vírgula do que escrevi!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Nicolau,
    e olha que o Lula é feio pra caraca. Já pensou se ele fosse bonitão? rsss

    ResponderExcluir
  14. RM, você é tão previsível!

    E olha que não me canso de ser sua escada... rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Isto porque você não sabe o quanto eu gosto de trepar... rsss

    ResponderExcluir