quinta-feira, 27 de agosto de 2009

SUPREMAS CÓCORAS


Francenildo Costa (imagem copiada daqui)

Acaba de se encerrar a sessão do STF (Supremo Tribunal Federal) que julgou a admissibilidade de abertura de processo contra o ex-ministro da Fazenda e atual deputado federal Antônio Palocci (PT-SP), relativo à rumoroso caso ocorrido há 3 anos. Na ocasião o todo poderoso ministro da Fazenda foi peitado por um simples caseiro da mansão frequentada por prostitutas, lobistas e o próprio ministro. Em represália tentou-se desqualificar o depoimento do caseiro Francenildo Costa, subtraindo-lhe o sigilo bancário e dando notícia, através da Revista ÉPOCA, de movimentação de recursos incompatível com o padrão econômico do caseiro. O episódio, que envolvia o ex-ministro (e custou-lhe o cargo), o ex-presidente da CEF (Caixa Econômica Federal) Jorge Mattoso e um jornalista foi denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal) e, exatamente esta, a petição hoje julgada pelo STF.

Antes de continuar quero dizer que considero o ex-ministro como um dos, senão o melhor quadro político do PT, independente de questões éticas (sobre as quais pairam sérias dúvidas) e preferências sexuais (que só a ele atinem). Grande parte dos êxitos do governo Lula deve ser pessoalmente a ele creditado e não fosse sua presença no ministério, no primeiro mandato, talvez nem este tivesse chegado ao fim.

De volta ao julgamento: lamentavelmente o plenário do STF julgou improcedente a denúncia, livrando Palocci e o jornalista e aceitando-a contra o ex-presidente da CEF. Honraram as capas pretas, as calças e a saia os ministros Carmen Lúcia, Carlos Britto, Marco Aurélio e Celso de Mello aceitando integralmente a denúncia contra Palocci e os outros dois indiciados. Desonraram as respectivas indumentárias (e o país), acocoraram-se e borraram botas os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Ellen Gracie, Eros Grau e Cezar Peluso. Omitiram-se (não comparecendo ao julgamento) os ministros Carlos Alberto Direito e Joaquim Barbosa.

Péssimo prenúncio do que deverá ocorrer com o julgamento do "Mensalão"...


Votaram a favor da abertura do processo


Cármen Lúcia Antunes Rocha, mineira de Montes Claros, ex-procuradora-geral do Estado no governo Itamar Franco, foi nomeada por Lula em 2006. Sobre o caso específico defendeu a tese de que "a sequência de telefonemas e encontros relacionados na denúncia do Ministério Público Federal são indícios da participação do ex-ministro na quebra de sigilo bancário de Francenildo e da divulgação dos dados..."


Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, jurista e poeta sergipano (de Propriá), foi nomeado em 2003 por Lula. Estrela em ascensão no STF, conhecido por seu pensamento humanista, fez questão de destacar em seu voto a coragem e o civismo do caseiro.


Marco Aurélio Mendes de Farias Mello, carioca, fez carreira na justiça do trabalho. Primo do ex-presidente Collor, foi por este nomeado em 1990. Conhecido por representar certo pensamento conservador é, não obstante, ferrenho defensor das liberdades e garantias individuais. "Os indícios são mais do que suficientes a ter-se a sequência da ação penal" e "posso imaginar que se sustentará que aquele que levantou os dados simplesmente cumpriu o dever. Espero que esse cumprimento do dever não frutifique".


José Celso de Mello Filho, paulista de Tatuí, é o mais antigo membro da Corte, nomeado por Sarney em 1989. Fez carreira no ministério público paulista e é conhecido por seus votos detalhados e rebuscados em cultura jurídica. O ministro defendeu que "mesmo que Mattoso tenha confessado que quebrou o sigilo do caseiro por conta própria, o então ministro Palocci teve participação no delito, tanto que o extrato acabou sendo entregue para ele".
.

Votaram contra a abertura do processo


Gilmar Ferreira Mendes. Atual presidente do STF, professor universitário (e empresário do setor), é de Diamantino (MT) e foi nomeado em 2002 por FHC, de cujo governo também foi procurador-geral.


Enrique Ricardo Lewandowski, carioca, professor e advogado militante, fez carreira na justiça e na política paulista. Nomeado por Lula em 2006.


Eros Roberto Grau, gaúcho de Santa Maria, professor e advogado militante, foi nomeado por Lula em 2004.


Antonio Cezar Peluso, juiz de carreira, nascido em Bragança Paulista. Também foi nomeado por Lula.


Ellen Gracie Northfleet, carioca, fez carreira no ministério público e magistratura gaúchos. Nomeada por FHC em 2000.


Não votaram


Carlos Alberto Menezes Direito, paraense, magistrado de carreira, nomeado por Lula em 2007.


Joaquim Benedito Barbosa Gomes, mineiro de Paracatu, fez carreira no ministério público fluminense. Nomeado por Lula em 2003.
.

29 comentários:

  1. Denise,
    bem vinda! A mim é que me honra tal deferência...

    ResponderExcluir
  2. Grande RM:

    Você penetrou (rs rs) neste assunto antes de mim, mas resolvi também dar meus pitacos nesta rodada de pizza do caseirogate. Sobrou a conta para o Mattoso pagar sozinho, coitadinho... (rs rs)
    Abordei a surpreendente livração (ou será livramento?) da cara do coleguinha Marcelo Netto, o tal jornalerda que era o assessor de imprensa do Palocci. Ele está envolvido até o rabo no caso. Foi ele quem entregou o extrato ao próprio filho, jornalista da Época, do seu casamento com a Míriam Leitão. Mas esqueceram de pegar um recibo ou declaração do filho, dizendo que o seu pai é quem lhe havia entregado o extrato, proporcionando-lhe um furo jornalístico. Portanto, já que não existe a declaração, liberou geral... (rs rs rs)

    Já tem muita gente dizendo que o julgamento de ontem foi apenas a senha para livrar a cara da turma do Mensalão, o que faz todo o sentido.

    Abraços, brother.

    MR
    28/8 - 15:55

    ResponderExcluir
  3. RM, caboclo...

    Ao que parece o assunto está entregue à justiça, a sede própria e competente onde terá lugar a apreciação dos indícios existentes na óptica do Estado.

    Não cabe à opinião pública, sector em que você se insere, o direito de pressionar (através dos média e os blogues) as entidades competentes para julgar neste ou noutro sentido... E muito menos fazer o julgamento na praça comum socorrendo-se de factos que você não presenciou: você viu as prostitutas em casa do Palloci?... Hã?... Ué, tu tava lá, mineirim? Fazendo o quê, hein?... Rsss...

    ResponderExcluir
  4. Rss

    Portuga, você não acertou uma sequer com esse comentário:

    1) A justiça já se pronunciou em sequer permitir a abertura de processo contra o ex-ministro, que tem foro privilegiado: só pode ser processado pelo STF.

    2) Em qualquer lugar civilizado do mundo, a opinião pública se pronuncia sobre quaisquer temas, antes ou depois de julgamentos. Eu heim, quer fazer julgamentos secretos?

    3) Não, não estava lá; mas você que conhece muita gente importante em Ribeirão Preto (cidade na qual Palocci foi prefeito) pergunte qual a fama que ele tem... rss

    ResponderExcluir
  5. nem sei de que estão falando, mesmo, mas independente, desde quando "fama" é argumento?!!! tá muito boa essa... ó rm!!! santapaciência... (me desculpem a intrusão).

    ResponderExcluir
  6. e se é caso de "cama" e prostituta,... xiiiiiiiiiiiiii... se calhar nem vale a pena saber! Aqui em Portugal todo o mundo opina e julga, se pudessem todos fariam justiça com as próprias mãos - muito DEMOCRÁTICO, ´´etico, racional, etc...- e "segredo de justiça"(é preciso desenho pra perceber pq existe?!) é coisa que ninguém conhece. então certos julgamentos viram "casa da sogra" e novela das 11! tb não é assim. Ng está acima da lei, o estado e politicos n tem q ter impunidade ou previlegios sobre os cimuns cidadãos mas não é pq são famosos que tudo escaparate, bem ao gosto do freguês que se quer manipular.

    ResponderExcluir
  7. Ei Peixe,
    e por acaso eu falei que era argumento?

    O ministro não estava sendo acusado de freqüentar bordéis de luxo e sim de praticar quebra de sigilo bancário...

    Concordo enfaticamente com o seu segundo comentário. Vai reclamar? rss

    ResponderExcluir
  8. tô saindo sem reclamar de nada não, eu heim?? o blog é seu... e eu, como DISSE, nem sei do que tou falando (vc não é muito claro... só xinga!!!rsss) "Essa" política me afasta da política, essa "outra" que nem sei se existe mais... por vezes não encontro diferença entre as "eroticidades" que bailam por aqui e a pornoxanxada da política...

    ResponderExcluir
  9. é como vc dizia outro dia: se eu não gosto de blog machista e tal, então não frequente, claro! agora me diz como não "frequentar" o meu país?!...!!!!???? e olha que não tou nem ai para as preferencias e casos sexuais dos politicos, falo da vergonha e escandalo do que dizem e fazem "politicamente"... pois em casinha deles podem praticar coprofagia que pra mim é igual.

    ResponderExcluir
  10. Peixinha,

    Dá cá um abraço, minha rica! É assim mesmo! Agora já estou a gostar mais de você: bate aí cinco!

    RM,

    Faço minhas as lúcidas palavras da peixinha, e mais:

    Chega aqui, que vou falar baixinho: Você deposita hoje 50 mil na minha conta e eu vou contar amanhã na CPI dos bingos que você, afinal, não estava lá na mansão com prostitutas. Rsss... Depois, se denunciarem na minha conta 25 mil depositados pelo decanão e 50 mil depositados por você, eu falo que é o vosso dote para eu casar (ainda não sei com quem, mas decido mais tarde) e não vos importunar com meus comentários.

    E ainda mais:

    1.- Você mesmo diz que "a justiça já se pronunciou". Tu não respeita as decisões da justiça, caboclo?...

    2.- Sinceramente?... Há exageros nos comentários em muitos lugares e em muitos sectores (designadamente da imprensa)do mundo civilizado que visam desacreditar as instituições democráticas. Na minha óptica, aos jornalistas cabe o dever de informar, de transmitir factos sem os empolar e muito menos sem os julgar, como você fez.

    3.- "Não, não estava lá" são precisamente as palavras repetidas do Palocci durante todo o procedimento. Por que é que você pensa que as suas palavras valem mais do as dele, sabendo-se que você tem uma espécie de harém no "Verbo Feminino" e fama de meio cafajeste?

    ResponderExcluir
  11. Ah!... Te apanhei!

    4.- Veja bem:

    "Palavras, encontros, roçar de pele, imaginação, olhos fechados. Cabelos, lóbulos, línguas, cheiros, lábios, loiros, pescoços, unhas, carmim, ancas, mamilos, róseos, pés, pernas, nucas, vermelhas, coxas, grisalhos, abraços, ruídos, brancas. Olhos abertos. Mãos entre pernas, pernas entre coxas, língua, olfato, palato, olhos fechados. Língua, lábios e boca. Boca. Movimentos involuntários, pernas, taquicardia, pernas, vértebras, pernas. Seios, mamilos, língua, boca, boca, boca. Sem palavras."

    Vai negar agora o ponto 3, mineirim? Hein?... Negue que escreveu "palato", negue!..

    Eu e a peixinha vamos te condenar!!! Uáuáuá!.. É melhor confessar logo: a confissão livre e espontânea é atenuante, sabia?

    ResponderExcluir
  12. bem gente, vai começar a falar de harém e mais não sei quê, e vcs tão habituados a se (des)entender...rss...acho que até gostam! :-)mas eu não quero abandonar minha linha "elogiada" por mr.presque, portanto, MAS como nem tt ao mar nem tt à terra... ahahahah, me vou. não,não vou dormir: mas aplicar delicadamente um calhau por sobre minha cabeça! fiquem bem, isto não tá fácil!... tou no bom caminho, portuga? eheh. um dia de cada vez, um minuto e depois o seguinte!

    ResponderExcluir
  13. Peixe,
    vai não, sô! Esse blog é feminista... rss

    Portuga,
    tá ruim de dote, heim? rss
    Não mistura, Portuga:
    1) O pobre do caseiro foi inocentado na justiça COMUM...
    2) Claro que respeito. O que não respeito são juízes suspeitos.
    3) Eu não sou jornalista, caboclo. E escrevo com meu próprio nome. Se alguém quiser que me processe.
    4) Você perguntou para as suas fontews em RP? Hã? rss
    5) A "peixinha" gostou do textinho? rss

    ResponderExcluir
  14. Peixinha,

    Você não só está no bom caminho como está a nadar a favor da corrente certa... É assim que se chega longe, garanto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. RM, teimoso...

    0) - Tô ruim é de mulher... Rs...
    1) - O depósito era o meu alibi para ser inocentado para a justiça comum, caboclo!
    2) - Suspeitos de quê?.. Processem-nos, oras!
    3) - Não é preciso te processar: eu e a peixinha (que somos o senso comum) já te condenamos, até porque você tem cara e conversa de jornalista, como o Presidente da Caixa à época!
    4) - As minhas fontes em Ribeirão Preto não acompanham política e muito menos os Francenildos da vida. De resto, andam muito silenciosas... Hummm... É estranho, né?
    5) - Quer saber a minha impressão?... A peixinha é uma sereia com escamas do umbigo para baixo e não gosta de falar em sexo grupal. Como todas as mulheres que se prezam gosta de intimidade emocional, da qual o sexo é apenas uma ínfima parte natural.

    ResponderExcluir
  16. Decanão,
    sorry, esqueci de responder ao seu comentário... Embora não haja propriamente o que responder; você acrescenta valiosas informações e nossas opiniões convergem, se não coincidem...
    Acho que tirando 2 ou 3 que não vão baixar a crista o resto vai entrar no acordão!

    Portuga,
    cê tá parecendo até brasuca: nunca desiste... Vamos lá:
    0) Azar o seu... rss
    1) Mas a "comum" costuma ser mais rígida que a "especial.
    2) Basta suspeitar para processar? Então você está concordando com o post, gênio! Ou seria uma forma meio portuga de discordar? rss
    3) Belo exemplo, heim? Condenação sem direito à processo e defesa...
    4) E quem disse que o assunto é política e francenildos? Sim, muito estranho...
    5) Acredito na sua palavra, afinal ela e você moram na mesma cidade.
    Nem em "grupo" de 2? rss
    Façamos o seguinte: eu fico com a "parte ínfima" e você com o resto. Combinado? rss

    ResponderExcluir
  17. Estou ouvindo a água regorgitar na sarjeta deste país!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Ugh!!!! Alguma dúvida ainda de quem "manda"????

    Mesmo assim rsrsrsrs
    Bjinhos
    Anne

    ResponderExcluir
  18. Impressão minha ou os mais feios é que votaram contra?
    Pode rogar praga contra quem votou contra?
    Aaah... não pode? Agora é tarde!

    ResponderExcluir
  19. Anne,
    vais ter que tapar teus sensíveis ouvidos porque no processo do mensalão (que deve ter continuidade ano que vem) águas ainda mais podres vão rolar...

    Udi,
    impressão sua ou sacanagem do blogueiro... rss
    Claro que pode. É o que estou fazendo...

    Flávio,
    hoje o presidente do STF declarou que "não foi uma vitória do rico contra o pobre..."
    Claro, coitado do Palocci, tão pobrezinho... rss

    ResponderExcluir
  20. rm, seguindo as sensações da Anne...

    Sinto cheiro (cheiro???) de ralo...

    Já virou até nome de filme...rs

    Que inundam este pais...

    ResponderExcluir
  21. Ah Portuga,
    a propósito do interesse das mulheres portuguesas em "sexo grupal", a escritora portuguesa, Isabel Freire, autora de "Fantasias Eróticas - Segredos das mulheres portuguesas" (Esfera dos Livros: Lisboa, 2007) respondeu assim à pergunta de qual seria a fantasia preferida das portuguesas:

    "O sexo em grupo, sexo a três ou orgias. Esta foi talvez a mais referida e aquela que representa a transgressão maior na nossa sociedade monogâmica."

    (vide entrevista completa: http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=657597)


    rss

    ResponderExcluir
  22. rm, Cheiro do Ralo, é o nome do filme.

    Não trata especificamente de política, mas das vilanias de que é capaz o ser humano...

    Cheiro de ralo é sempre cheiro de ralo... e no momento, assola nosso País...



    Vale a pena conferir!


    http://www.youtube.com/watch?v=stbFpnslHxk

    ResponderExcluir
  23. Ei Ava,
    eu sou mesmo uma anta, não? rss

    Achei que se chamasse "Alula Baba e os 400 ladrões"...

    ResponderExcluir
  24. rrsrs...

    Bem, não esta errado...
    É outro filme que norteia muito bem o que estamos assistindo de camarote...rs

    Jamais uma anta...

    Vc é um felino por natureza...rsrs

    ResponderExcluir
  25. Passei este teu texto e o texto da Estrelinha no Prozac para vários amigos e família...

    Acho que está na hora de arredarmos a bunda da cadeira e começar a fazer "algo" parae este país. Como diz a Ava, o cheiro de ralo está a ficar insuportável!!

    Beijos
    Anne

    ResponderExcluir
  26. Ava,
    quem sabe uma anta felina? rss

    Anne,
    nesse caso recomendo que também "repasse" ao seu mailing o mais recente post do decanão MR, no qual o verdadeiro caráter do atual presidente é, mais uma vez, exposto:

    http://planogeral-marcosrocha.blogspot.com/2009/08/o-lula-chamou-os-que-criticam-o-bolsa.html

    ResponderExcluir