quinta-feira, 3 de setembro de 2009

"Para leis estúpidas: desobedeça!" (Thoreau)



A frase, atribuída ao filósofo americano Henry David Thoreau, autor de A Desobediência Civil e precursor do anarquismo, foi recentemente citada no twitter de Fernando Gabeira, em crítica ao absurdo projeto de lei de reforma eleitoral, em vias de ser aprovado pelo Congresso Nacional.

O texto, muito ruim, vindo da Câmara dos Deputados (leiam aqui), foi votado nas comissões do Senado e deve ir ao plenário na próxima semana. Foram mantidas propostas excrescentes e estapafúrdias como as que tornam mais difícil a fiscalização de recursos usados nas campanhas e dão tratamento fortemente coercitivo à utilização da web. Para resumir: este blog estaria completamente ilegal caso a lei venha a ser aprovada. É uma nova lei de censura, criticada até pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Carlos Ayres Britto: "Numa avaliação nossa, a democracia perde com esse projeto. Só há motivos para se prestigiar a internet, não para se manietar, não para amordaçar a internet" (mais aqui).

Não deve ter sido por outra razão que tenha sido escolhido, como um dos relatores do projeto de lei no Senado, o senador mineiro Eduardo Azeredo, um dos próceres do esquema do Mensalão, sombria figura que mais uma vez envergonha Minas Gerais e até mesmo a memória de seu pai, o ex-deputado Renato Azeredo.

Para senadores sem vergonha na cara: não os reeleja!


Azeredo, ex-governador e atual senador (PSDB-MG)
.

27 comentários:

  1. Guri,

    Não acredite em tudo o que lê na internet. O Anarquismo é muito mais antigo do que Thoreau, que não foi precursor de coisa nenhuma.

    Aliás, os únicos anarquistas que me são simpáticos são François Claudius Koënigstein (Ravachol) e um poeta francês chamado Leo Ferré.

    http://www.youtube.com/watch?v=piPxjgHtG38&feature=related

    (Veja também: "Les Anarquistes")

    ResponderExcluir
  2. Claro que não, Portuga. A começar pelo que você escreve... rss

    Contudo não referi-me ao "anarquismo" como corrente filosófica, mas movimento político. Historicamente (e você devia sabê-lo) aparece na Europa industrial das últimas décadas do século XIX e passa a exercer influência na organização sindical nas primeiras décadas do XX.

    Não conhecia nenhum dos citados mas parece-me que são todos posteriores a Thoreau...

    ResponderExcluir
  3. Caro RM:

    Este senadorzerda Eduardo "Santinho-do-Pau-Oco" Azeredo é um dos maiores crápulas da História da política em Minas Gerais. Os ossos do seu pai, que foi um político decente e que eu conheci razoavelmente bem, devem se revirar no túmulo de ódio de terem o mesmo DNA que ele. Seu governo foi um dos mais corruptos e aéticos de todos os tempos neste nosso Estado, podendo ser comparado com o do Newtão "Ladrãozão" Cardosão. Só na venda de 1/3 do capital da Cemig para a AEG ele e seus comparsas faturaram algumas dezenas de milhões de dólares "por fora".
    Portanto, deste FDP pode-se esperar tudo.
    Concordo com você. Se esta lei passar no Congresso -- eu pessoalmente acredito que não passe --, tem que ser desobedecida e, se for o caso, todos nós sermos presos por uma boa causa: a defesa da liberdade de expressão. Da minha parte, tô dentro.

    Abraços,

    MR
    3/9 - 21:20

    ResponderExcluir
  4. Grande caboclo decano,
    eu até estava pensando em encerrar as atividades desse bloguinho agora, no próximo 7 de setembro, com um postinho que escrevi de encomenda pra dona Udi Tarora, japinha 100%.

    Mas acho que vou esperar um pouco. Mesmo que, na prática, seja impossível exercer a censura preconizada no projeto de lei, se aprovada, farei questão de desrespeitá-la.

    E vamos em cana... rss

    ResponderExcluir
  5. Nem ligue, RM... Na prática é impossível a censura prévia pretendida com a vedação de crítica a candidatos na internet conforme previsto no texto do tal projeto de reforma eleitoral, além dele ser inconstitucional e incompatível com o Estado Democrático de Direito.

    Somos mais de 60 milhões de internautas(!?)

    O bafafá foi tanto que o relator Eduardo Azeredo já recuou e informou que vai apresentar emenda ao projeto...Só espero que a emenda não fique pior que o "soneto"...rs

    ResponderExcluir
  6. Preocupado euzinho?

    Nada, nega! Afinal tá cheio de advogado aqui pra me defender: você, a Maroca, o Nicolau, o Portuga... Bem, acho que o Portuga vai ser advogado da parte contrária... rss

    ResponderExcluir
  7. - Viva a liberdade e a diversidade!

    (Well... é claro que os excessos podem e devem ser punidos...rs. Liberdade com responsabilidade, sempre! :))

    ResponderExcluir
  8. Viva!

    Mas você acha que eu me excedi chamando o Palito de sem vergonha? Pois eu acho foi quase um elogio... rss

    ResponderExcluir
  9. De um modo geral, a Internet é tida como "terra de ninguém"... E, claro, os abusos são variados e muitos crimes cometidos na impunidade.

    Ok que necessita de regulamentação o uso responsável do direito à liberdade na Web, mas controlar ou limitar a rede deve ser praticamente impossível.

    Se você excede ou não na ridicularização da corja de políticos, não sei. Mas que a gente se divirte, ahhh...isso sim. E muito... Rs

    ResponderExcluir
  10. rm, o hahahahaha...

    E para vc....rs

    ResponderExcluir
  11. Ei Ava,
    continuei em dúvida: é o "hahahaha" ou "rs"?

    ResponderExcluir
  12. Deve ter sido algum trabalho de pesquisa que a filha dele fez pro colégio, e ao lê-lo no banheiro durante sua evacuação matinal, empolgou-se demais e resolveu lançar como lei !! rs Todos sabem que "cagada gera cagada" !! rsss Seria inevitável mesmo...

    Beijos cheirosos!!
    Helô sentindo o cheiro no ar !! rs

    ResponderExcluir
  13. Olha, faz favor de me dizer a tua marca de tabaco preferida, para eu te levar...
    :)
    quando as coisas vão mal, só podem piorar...
    :(
    Abraço.
    António

    ResponderExcluir
  14. Helô,
    nesse caso temo que seja menos inocente que um trabalho escolar: o senador está debruçado sobre a questão de como censurar a web há um bom tempo...
    E é incrível como a chamada "grande mídia" não dá o devido destaque para o sujeito que inventou o Mensalão! Deve ser "bairrismo" dos jornais cariocas e paulistas... rss

    Tapadinhas,
    calma, caboclo! Ainda nem me processaram. E, quem sabe, talvez prefiram me matar a prender... rss
    Tempos atrás ameaçaram o decano MR, sugerindo que ele poderia amanhecer com a "boca cheia de formigas". Bem, nós respondemos; quer saber como? Dê uma espiada no link abaixo:
    http://planogeral-marcosrocha.blogspot.com/2007/11/as-declaraes-do-lula-defendendo-o.html

    ResponderExcluir
  15. Érrim parceirim!
    Sorry! ...mas tantos desmandos presalgadíssimos demais pro meu gosto me remetem àquele personagem do Jô (talvez você não lembre porque devia ser uma criança à época) que dizia "Isso me dá um soniiiinho!"
    udi em sua versão baiana.

    ResponderExcluir
  16. Posso deixar um recado para Mr. Almost?

    Caro Monsieur Almost, elas gostam do idioma francês é?!
    :)

    ResponderExcluir
  17. ...só mais uma coisinha: e aquele cara? ...Bakunin, onde entra nessa história?

    ResponderExcluir
  18. Ei parceirinha nipo-baiana (rss),
    gosto muito dos seus comentários, mas só sua presença aqui já alegra o ambiente.

    Pois é, os russos foram alguns dos que beberam em Thoreau; o Portuga não deve saber porque, como visto, ele prefere os franceses... rss

    ResponderExcluir
  19. Talvez a imprensa carioca e paulista não valorizem muito o fato, por terem uma visão mais realista e abrangente sobre a total impossibilidade de se vir a ter a "pretensão" de manter qq forma de controle e censura via Web... Tal questão é totalmente inadmissível! Total perda de tempo mesmo ... Inviabilidade zero e caso aprovada, o que eu tb duvido, será mais uma daquelas leis que funcionam ao contrário; ou seja, aí mesmo é que será burlada e com adesão total dos internautas... Poderá somente, no caso, manter controle sobre os sites governamentais e afins... Mas quem de nós emite ou baseia suas opiniões pessoais, baseadas nessas fontes totalmente manipuladas e nada confiáveis ?? Conhece algum cidadão comum, que de manhã se levante serelepe, tome seu café e vá aos pulinhos procurá-los na Internet, pra se manter informado e atualizado ?? Eu não conheço não !! rs A não ser os "porópios" imbecis que as controlam e que dedilham as inúteis informações !! rs
    No Brasil, não se tem nem equipamento tecnológico e nem humano pra se exercer tal controle... Falei besteira ?? rs Mas duvideodó que tenha falado "mais do que eles"!rs

    ResponderExcluir
  20. Helô,
    a coisa com a "grande" imprensa foi só gozação... rss

    Na verdade também acho muito improvável que uma legislação absurda, como a que está sendo proposta, tenha alguma chance de ser aprovada. Mas, como falei, o senador mineiro, para vergonha de seus co-estaduanos, vem trabalhando numa proposta de mordaça à internet já há bastante tempo e como a política brasileira funciona muito na base do "gambá na sala", também não duvido que se troque a retirada de um item pela aprovação de outro...

    Não acho que você tenha falado besteira, mas não é propriamente uma questão tecnológica. A rigor ninguém tem tecnologia para censurar a web, que escapa aos domínios dos Estados Nacionais. O que se pode fazer, e se faz em muitas ditaduras mundo afora, é restringir o acesso e perseguir as pessoas que se consegue identificar.

    Ainda assim lembre-se, por exemplo, das recentes manifestações no Irã e de uma famosa blogueira cubana que afronta a ditadura dos Castro na ilha...

    ResponderExcluir
  21. Udi,

    Confirmo. As gurias adoram o idioma francês.

    Tô sabendo que você vai pintar na Pinoteca para ver Matisse. Também gosto de Matisse. Também gosto de Bakunin, que é justamente um dos expoentes do anarquismo.

    Falei de Ravachol e de Leo Ferré porque me são mais queridos:

    O primeiro, porque me recorda dos meus dezoito anos (altura em que eu devorava literatura): o meu irmão mais velho (http://artes-vivas.blogspot.com) ofereceu-me para ler um livro de Jean Maitron intitulado "Ravachol et les les anarchistes" que adorei. Era um herói romântico. E já tinha e ouvia discos de vinil de Léo Ferré.

    Daí que, pessoalmente, são esses os anarquistas que, não sendo precursores de nada, me são mais simpáticos.

    ResponderExcluir
  22. Bem, Portuga, alguém na família tinha que fazer algo que prestasse, né? rss

    (agora falando sério: muito bonita a pintura de seu irmão...)

    ResponderExcluir
  23. RM,

    Tô fazendo horas para assistir ao Argentina-Brasil (pelas 1.30 daqui), não vem pintar em cima de mim agora, tá?... Rsss...

    ResponderExcluir
  24. Rss

    Vai uma apostinha aí, Portuga?

    (acho que los hermanos são forma pra 2 ou 3...)

    ResponderExcluir
  25. Bem, Portuga, você demorou demais pra responder. Ainda não acabou o primeiro tempo mas já tá zero a dois pra Argentina... rss

    ResponderExcluir
  26. Rsss...

    Pois, estava. Terminou 1-3!

    ResponderExcluir