quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

GRATIA PLENA

Os prezados amigos que acompanham há mais tempo esses chalezinho sabem que seu autor gosta bastante de canções natalinas (veja-se aqui, por exemplo). Mais do que as belas melodias ou mensagens me atrai, não obstante, a história das canções, reveladora de tradições e heranças culturais muitas vezes esquecidas ou mesmo escondidas.

O "repertório" de Natal inclui, em geral, canções escritas com esta finalidade, além de cantigas adaptadas do folclore de cada cultura e peças de caráter eminentemente religioso. Nada mais justificado, portanto, que façam parte desse elenco as tradicionais "Ave Marias", ainda mais tratando-se da festa da natividade...

Curiosamente várias dessas composições não foram originariamente escritas para o Natal, algumas nem mesmo tinham inspiração religiosa. As duas mais conhecidas são as do compositor francês Charles Gounod (1818-1893) e do alemão Franz Schubert (1797-1828). A primeira é, na verdade, uma melodia superposta ao "Prelúdio Nº 1 em Dó Maior" do alemão J.S. Bach (1685-1750), um tipo de composição de livre temática. Já a segunda ("Ellens dritter Gesang" ou, em inglês, "Ellen's third song") foi escrita inspirada no poema épico "The Lady of the Lake", do inglês Walter Scott.

Escolhi, para ilustrar essa postagem, três composições menos conhecidas, mas nem por isso menos belas: as "Ave Marias" de Biebl, Cassini/Vavilov e Mascagni. Curioso haver aspectos nas biografias dos três que desautorizariam a interpretação de serem compositores dedicados à música sacra. Biebl foi soldado do exército nazista e esteve preso em um campo de concentração até 1946. Contra Caccini pesam acusações de que publicou como suas obras de outros autores e participou intensamente de intrigas palacianas medievais. Mascagni, por sua vez, era fascista declarado e chegou a compor uma ópera em homenagem a Mussolini. Claro, nada disso tem implicações de qualquer natureza quanto à qualidade e, principalmente, à beleza de suas obras...

O alemão Franz Biebl (1906-2001) compôs principalmente para coro. Sua Ave Maria, de 1964, ganhou popularidade depois de ser gravada pelo prestigiado grupo vocal americano Chanticleer. Originalmente escrita para vozes masculinas, encantei-me com essa versão para coro feminino, da qual não tenho maiores informações (suponho que seja de algum país do leste europeu). Lindíssima:




Bem mais conhecida que a anterior, mas também de popularidade recente é a obra atribuída ao italiano Giulio Caccini (1561-1618). Publicada em 1972 pelo compositor russo Vladimir Vavilov (1925-1973) - como "composição anônima" - ganhou o grande público com a gravação da cantora letônia Inessa Galante. Entre as dezenas de versões disponíveis na web escolhi a que segue, com a impecável soprano sul-coreana Sumi Jo:




Um pouco mais antiga, mas ainda recente, é a composição do italiano Pietro Mascagni (1863-1945). Novamente uma peça escrita para o repertório profano, o intermezzo da ópera "Cavalaria Rústica", acabou ganhando contornos definitivos nos versos da oração. Escolhi esta versão com o famoso cantor espanhol (thanks, MR) Plácido Domingo e a cantora norueguesa Sissel. Reparem que a emoção não poupa nem o experimentado tenor:  


.


ATUALIZAÇÃO (26/12/09 às 11:10 hs)

ATÉ A "MERCANTILIZAÇÃO" DO NATAL JÁ FOI MAIS CRIATIVA
Em tempos de anúncios gritados de eletrodomésticos e sorteios de carrões em shoppings chegam a dar saudade alguns jingles de Natal do passado. Vão aí 3 deles:

MARCAS DO QUE SE FOI
Todos devem lembrar-se desse spot, que esteve associado à mensagem institucional da Rede Globo de Televisão durante muitos anos. Apesar de um tanto breguinha a melodia é agradável e difícil de esquecer. A autoria é dos "famosos" Roberto Pera e Flecha e a gravação original de Os Incríveis:



A ESTRELA DA VARIG 
Todos com mais de 30 anos devem conhecer o mais famoso e duradouro jingle de Natal da história da propaganda brasileira. Escrita por Caetano Zamma, um dos integrantes do grupo paulista da Bossa Nova, no início dos anos 60 o spot, feito inicialmente para o rádio, sobreviveu até a extinção da empresa, em meados dos anos 90. A gravação original é da cantora Clélia Simone:



JINGLE DE NATAL DE CHICO BUARQUE
Se os dois anteriores são reconhecidos por todos, o mesmo não deve acontecer com este jingle escrito por Chico em 1968, encomendado por uma imobiliária paulista. A peça rendeu um disco promocional distribuído pela imobiliária aos seus clientes:


.

21 comentários:

  1. Excelente! Sim todos os tres videos o são, mas talvez até pela influência latina eu prefiro o do Plácido, é emocionante, aliás meu caro mineirim cê tem um bom gosto arretado!

    ResponderExcluir
  2. Valério,
    agradeço o gentil comentário e aproveito para desejar boas festas e felicidades a você e aos seus.

    ResponderExcluir
  3. Nada de querer competir com voce em bom gosto musical...rs


    Apenas Feliz natal!

    http://www.youtube.com/watch?v=pYA_j6QlL0w

    ResponderExcluir
  4. Mineirim,

    Feliz Natal procê (não abuse do perú nem das rabanadas) e desejo ainda a ti a todos os que são daqui para hoje, dia 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31 e para 2010:

    Saúde, paz, união, alegria, esperança, amor, sexo, sucesso, realização, luz, respeito, sexo, hsrmonia, solidariedade, felicidade, humildade, sexo, confraternização, pureza, amizade, trepadas, sabedoria, perdão, igualdade, sexo, liberdade, boa-sorte, sinceridade, estima, sexo, fraternidade, equilíbrio, dignidade, sexo, benevolência, fé, bondade, paciência, gratidão, sexo, força, dinheiro, tenacidade, sexo, prosperidade, reconhecimento e, por fim, um pouquinho mais de sexo que é bom e faz parte da vida, ora essa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Caro MR:

    Obviamente, também gostei e até dei o link no post em que também manifesto minha preferência, em termos de canções natalinas.

    Abraços, saúde, paz e alegria.A você, aos seus e a todos os que pintarem por aqui neste chalezinho nas montanhas.

    MR
    24/12 - 17:48

    ResponderExcluir
  6. Correção:

    Caro RM. A inversão das letras é um vício de teclar sempre as minhas iniciais.

    ResponderExcluir
  7. Ava,
    sumidaça! Bom tê-la aqui, sempre carinhosa...
    Agradeço muito, querida e retribuo!

    Portuga,
    agradeço muito e retribuo. Pô, faltou desejar mais mulheres... rss

    MR, grande caboclo,
    sua presença aqui faz falta, agradeço muito e retribuo os votos. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ai, gente, quanto amor! rs


    Meus amores,

    desejo a vocês tudo tudo em dobro!

    Beijos melequentos.



    PS: E, menino RM caprichoso, eu amei o post e depois digo porque(?)...rs

    ResponderExcluir
  9. RM:

    Só um ligeiro e desimportante equívoco do meu amigo no post quase perfeito: a nacionalidade do Plácido Domingo é espanhola e, não, mexicana.
    Equívocos acontecem...É interessante constatar que dois dos melhores tenores da atualidade seja espanhóis, não?

    Abraços

    MR
    24/12 - 18:11

    ResponderExcluir
  10. Cora, querida,
    melequentos em dobro pra você... rss

    MR,
    você tem razão. Apesar de ter morado e iniciado sua carreira de músico no México, o grande tenor é espanhol. Vou consertar.

    RM (na conta do pirralho... rss)

    ResponderExcluir
  11. A todos um imenso abraço e tudo aquilo que Mr Almost deseja em dobro rsrsrsrsrs

    Beijos
    Anne

    ResponderExcluir
  12. Ei Anne,
    felicidades, nega!
    Mas peraí: em dobro? Ô Anne, acho que já passei um pouco da idade... rss

    ResponderExcluir
  13. quéisso rm!!!!!!!!!!!!! Tu ainda és um gurizinho rsrsrsrsrsrs

    Bjinhos
    Anne

    ResponderExcluir
  14. Jingle "gruda" na cabeça, né?

    Lembrei desse:

    http://www.youtube.com/watch?v=SChe-OIVq3Q

    ResponderExcluir
  15. parceirim! (daqui da praia!),
    desejo meu, para mim: que em 2010 essa parceira se consolide e materialize em postagens bem gostosas.
    (e eu fiquei na duvida se postava aquele "Jesus, alegria..." ou essa maravilhosa Ave Mariahttp://www.youtube.com/watch?v=RHcEFk1i3b4

    ResponderExcluir
  16. Cora,
    só se for "melequento"... rss
    (bem lembrado: outro "clássico" da propaganda)

    Udi,
    ê vida boa, heim nega?
    Vamos fazer, ué!
    Vi esse vídeo sensacional enquanto procurava as versões postadas. É a lindíssima Ave Maria de Bach/Gounod...

    ResponderExcluir
  17. Nãnãninãnã... "melequento", prá mim, é outra coisa, tem ooooouutro significado.

    Eu disse que jingle gruda na cabeça da gente - Portanto, seria "grudento"...rs

    E, sim, tem coisas e "coisos" melequentos e grudentos, sim senhor! :D

    ResponderExcluir
  18. Mas Cora,
    tudo que é melequento é também grudento, não?

    ResponderExcluir