sexta-feira, 1 de outubro de 2010

GOVERNO LULA: FALSIDADE IDEOLÓGICA (1/4)


Em setembro de 2008 fiz um despretensioso comentário no blog Plano Geral, do meu amigo jornalista Marcos Rocha, à guisa de avaliar certos aspectos da política de saúde do governo Lula. Neste comentário, que acabou virando um post do blog - e repito: não tinha qualquer pretensão jornalística ou acadêmica -, eu defendia a idéia de que o ponto fraco do governo Lula era precisamente a área social, o que talvez não correspondesse à opinião corrente e ao senso comum.

Passados 2 anos e em plena campanha presidencial, talvez parecesse ainda mais distante da crença comum de que o governo Lula priorizou as áreas sociais e nelas obteve seus principais êxitos; mas é exatamente o que continuo pensando. A maioria dos indicadores sociais não registra grande melhoria e o desempenho de setores como educação e saúde é sofrível, para dizer o mínimo. Abaixo reproduzo trechos desse comentário (íntegra aqui) e retomo ao post na seqüência:


"Ao contrário do que todos supúnhamos, a gestão conservadora da economia - ao menos da política monetária -, associada a uma espetacular quadra externa, salvou a economia brasileira do débacle logo nos primeiros anos da gestão Lula; o que se presumia pelos antecedentes e pelas posições do principal partido no poder.

Apesar do medo generalizado (lembrem-se das cotações do dólar nos meses que antecederam a eleição em 2002) em relação às conseqüências na economia, ninguém duvidava de que na área social, um partido de esquerda e um presidente operário, teriam serviços a prestar.

Pois foi exatamente nessa área que revelou-se o engôdo. Não havia (e não há) projetos para as áreas sociais básicas. E o projeto de assistência social, a Bolsa Família, nasceu de uma idéia de marketing: o Fome Zero. A Bolsa Família, paradoxo dos paradoxos, não prevê porta de saída, nos moldes do pior clientelismo que aqui já existiu. Pior que o ticket de leite do Sarney, pior que a metade do par de botinas dos antigos coronéis...


O SUS deve ser, talvez, a primeira parceria PSDB-PT, você deve se lembrar, e é um retumbante fracasso. Consome anualmente parcela considerável dos orçamentos públicos dos 3 níveis e oferece serviços de péssima qualidade. A tal ponto que empurra, progressivamente, os usuários que podem, para os serviços privados de saúde. Recente pesquisa publicada estimou em cerca de 5% do PIB os gastos anuais das famílias com serviços privados de saúde. E os gastos totais do sistema público em cerca de metade do valor anterior.

Assim, o SUS fica reservado a quem não tem outra alternativa, o inverso portanto, de seu objetivo. Sobram denúncias de malversação e a desorganização do sistema é visual, já nem requer demonstração.

O aspecto revoltante é que esta talvez seja a última linha de presença do Estado para grande parte da população brasileira, acostumada a viver sem poder público e sem cidadania. É no momento de uma doença ou de uma emergência de saúde que esta se volta novamente para o poder público. E é aí que lhe é negado, mais uma vez, o benefício da cidadania, custeado com recursos públicos.

E o governo Lula mostra a sua pior face populista, demagógica e atrasada ao não conseguir equacionar as duas políticas sociais básicas: a saúde e a educação.


No entanto a economia cresceu e acomodou as demandas. Não por méritos da administração pública, mas cresceu. A popularidade do presidente decorre daí e não creio que venha a ser ameaçada nos próximos dois anos. Também é verdade que o país poderia ter crescido muito mais, dado o quadro externo, mas aí, caboclo, as águas já passaram...

Resta a verdade, para combater esse governo incompetente, mas de uma inacreditável sorte. "Nunca antes neste país" houve pior qualidade da educação pública. "Nunca antes neste país" o sistema público de saúde esteve tão perto do caos absoluto. E "nunca antes neste país" gastou-se tanto e tão mal com políticas assistencialistas."



Pois bem, nas próximas postagens da série, ora iniciada, pretendo demonstrar a verdade dessas afirmações. Se houver 2º turno o farei ainda durante o mês corrente. Do contrário acho que não haverá pressa: serão mais 4 anos de falsificações de idéias e estatísticas. E de muita propaganda...
.

12 comentários:

  1. E o tempo para terminar de enterrar algum princípio ético e moral que possa sobreviver!!!!

    Fazer o que?

    Bjos
    Anne

    ResponderExcluir
  2. Ei Anne,
    vamos às urnas! É só o que podemos fazer...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, moço!

    Seus textos, sempre tão atuais.
    Realmente não há nenhuma melhoria na área social.
    A tal propagada melhoria, que Lula brada aos quatro cantos, é essa vergonhosa distribuição de bolsas até de celular...

    Vamos combinar que o Brasil virou um País de desocupados, a espera de sua bolsa esmola no final do mês.
    Um País cheio de mendigos, sustentados pelo governo do PT/Lula.

    Querido, tanto tempo sem vir aqui, e não quero me degastar com um assunto tão nojento...

    Deixo-te meu carinho....

    ResponderExcluir
  5. Ei Ava,
    agradeço muito a visita e o comentário. Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Grande RM:

    Demorei a chegar aqui porque fui ler os posts que estão aí na página.

    E fiquei satisfeito com a coincidência: você escrever este post na sexta-feira e fez referência a mim e ao PG.

    Eu, sem ter conhecimento disso, porque andei ausente da web, como você sabe, escrevi hoje um post no qual cito outro comentário seu feito no dia 13 de março do ano passado, sobre política mineira. Já sei que você tomou conhecimento dele porque li o seu novo comentário e até respondi...

    Mas é sempre bom saber que o amigo continua prestigiando este blogueiro relapso e meio preguiçoso.

    Por outro lado, voltarei a freqüentar este Blog dos Venenos sempre que tiver uma folguinha, para encontrar esta confraria bacana que você consegue reunir aqui. Estou vendo, por exemplo, o comentário da querida Ava, logo acima deste meu,os da Anne, enfim, dessa turma boa.

    Parabéns pela postagem das canções de protesto. Como sempre, uma seleção de primeiríssima.

    E, quanto aos demais posts, constato que os venenos e as peçonhas continuam correndo soltos e indo direto para a veia dos nossos adversários ideológicos.

    Abraços, meu caro, a você e a toda a confraria.

    MR
    5/10 - 23:17

    ResponderExcluir
  7. Grande decano Marcos Rocha,
    agradeço muito as sempre generosas menções...

    Sei que isto aqui não passa de uma gota no oceano mas sinto-me obrigado, por dever moral, a insistir nessa chatérrima temática: a política brasileira e os bandidos que dela se apossaram, a começar pelos atuais ocupantes do poder central.

    Uma pena você não ter se afeiçoado ao twitter; lá a coisa tá pegando pra valer...

    ResponderExcluir
  8. Opa! Ninguém aqui me conhece, e cheguei a esse blog fazendo uma pesquisa no google sobre o significado da letra de "Paisagem da Janela".

    Concordo integralmente com o autor do texto. A sensibilidade social do PT é uma farsa. Só acho que a dos tucanos não é nem um pouco melhor. Por isso, votei na Marina.

    Implantar os genéricos e quebrar patentes de remédios para a AIDS são até iniciativas muito louváveis, mas por si só não constituem política de saúde. São ações pontuais. Nem tucanos nem petistas moralizaram o SUS.

    Fui estudante universitário durante o período FHC e sofri com o congelamento de salários dos professores e as conseguentes greves, bem como a inexistência de concursos para novos professores, tornando o quadro docente cada vez mais escasso para um corpo discente que não parava de crescer. A política educacional tucana e a petista se engalfinham em ardente luta pelo título de a mais medíocre.

    ResponderExcluir
  9. Postei a resposta do Bruno em minhas páginas.
    De quebra (fonte é fonte!), foi citado este blog também.
    Não consegui acessar o blog do Bruno (sei lá porque).
    Minha opnião bate com a de vcs em geral, e não podia ser de outra forma.

    Abrçs a todos.

    ResponderExcluir
  10. Misquici de falar:
    que porra o chico e o gil (minúsculos mesmo) tão fazendo apoiando esse povo???
    Vá pra puta que os pariu! Ficassem quietos cacete!
    Caraio, eu que gostava tanto do Gil! :(

    Será que os caras acham o PSDB o fim da picada, ou, será que eles GOSTAM MESMO do PT??????

    Juro que não sei!!!
    Ver esses dois apoiando Dilma, dá até medo!!!

    ResponderExcluir
  11. Bruno,
    bem vindo! Bem, podem até ser verdadeiras as restrições que você faz às políticas sociais tucanas, mas elas foram responsáveis por grande parte da melhoria dos indicadores sociais. Tanto na saúde quanto na educação. Nesse caso voltada para a educação básica...
    Devo retomar o tema nesse fim de semana. Aguardo seu comentário.

    Sylvio,
    a ligação do Chico e do Gil (via PV) com os petistas é bem antiga. Como artistas continuarão a ser brilhantes (genial, no caso do Chico), como cidadãos tem o direito de votar em quem bem entenderem. Mas como figuras públicas são uns cretinos!

    ResponderExcluir