segunda-feira, 2 de março de 2009

A CRISE: ÓPERA BUFA - 2º ATO (FINAL)

A MEGERA E O JARDINEIRO BÊBADO

Doido para terminar essa série, não vou me ocupar de analisar nem expor contradições nas declarações do nosso casal romântico. Só apresentá-los em suas árias desafinadas e já deixo ao ilustre público leitor suas próprias conclusões. A bem da verdade, o argumento ou roteiro (ou libreto) já está mais que conhecido, através das personagens anteriormente descritas. A novidade aqui é que são estes dois os principais beneficiários da farsa em questão: um de olho nos índices de popularidade e ambos nas pesquisas pré-eleitorais.

Disse, no primeiro da série (aqui), que dos seis canastrões uma era contralto e os outros cinco barítonos. Acho que me enganei: nas óperas em geral, as vozes femininas mais graves são destinadas aos personagens menos simpáticos, tais como madrastas, bruxas, sogras, camareiras maldosas e governantas inescrupulosas. Já os barítonos reservam-se mesmo aos vilões. Acho bem adequados ao casal da nossa ária final, Dilma Vana Rousseff e Luis Inácio Lula da Silva. Mas os outros quatro, menos que tenores, acho que falam é fino mesmo...

Claro, o pior da crise é ter que ouvir esse bando de canastrões, soltando suas bobagens, quase diariamente.


Vana, A "megera"

Eles são do mal...


...nós somos do bem.



Inácio, O "jardineiro bêbado"

"Se chegar..."


Vai passar... ("sanatório geral")



E como em toda ópera, terminam todos no palco, cantando juntos:.
.
.
.
.
ATUALIZAÇÃO
(03/03/09 às 14:35 hs.) BY MR


Demonstrando, mais uma vez, que este é um espaço verdadeiramente democrático, segue ótimo comentário do jornalista e blogueiro Marcos Rocha, o meu amigo MR, que tem visão muito distinta da minha, em relação à atual ministra-chefe da Casa Civil e virtual candidata à Presidência da República.

Bom, ele a conhece bem (rss), mas eu de fato não sinto firmeza na ministra e as informações de coxia que circulam, inclusive vindas de quem trabalha muito próximo dela, são de que além de autoritária, a ministra não esconde certa arrogância, o que sugere, no mínimo, indesejável falta de experiência política. Faço breves comentários, em vermelho...


Prezado RM:

Só agora tô podendo comentar seus venenos a cada dia mais venenosos. Sobre o nome da minha ex-amiga: ela se chama realmente Dilma Vana Rousseff. E, para falar a verdade, eu gosto deste Vana. Acho que ele casa bem com o Dilma e com o Rousseff, por isso eu também sempre uso o nome dela completo. Ele remete a vanitude, ou seja, a coisas vãs, inúteis, ineficazes, frívolas e falsas. Longe de mim pensar isso da minha ex-amiga. É apenas um toque feminino a mais no seu nome.

Por falar nela, lembra-se de que escrevi há algum tempo que ela não pode ser subestimada? O senador Jarbas Vasconcelos endossou meu ponto de vista, como advertência a todos os oposicionistas. Na Veja desta semana, saiu uma nota que fala de uma pesquisa do Vox Populi destinada ao público interno do PT que mostra uma ascenção acima das expectativas para a aceitação da sua candidatura. Diz lá que os marqueteiros da sua campanha já contam com um patamar mínimo de 30% de intenção de votos no primeiro turno. Se o São Lula continuar como está, ela pode ganhar a eleição no primeiro turno, o que seria difícil, mas não impossível -- na verdade seria a consagração de ambos. O sósia do Dr. Hannibal Lecter, de O Silêncio dos Inocentes, (quaquaqua, é a cara dele mesmo!) que tome cuidado! E o Aécio, se tiver juízo, não entra nessa parada ("parada"? Aí já é sacanagem... rss)... Não é a hora e a vez dele. Acho, mesmo, que o Serra deve estar se borrando todo com essa perspectiva, ainda mais bundão como ele é.

Para finalizar, já que estou me estendendo muito: você é muito sacana, insinuando que tive algo a mais com a minha ex-amiga. Já lhe disse que ela era mulher de um amigo meu e mulher de amigo, você já sabe... (sei como é sim... rss)

Só pra finalizar: dentro do Partido dos Trambiques e das Trapaças, ela é disparado o melhor nome. E, com todo o meu oposicionismo ao governo petelho, não está afastada a hipótese de eu votar nela. Porque a outra opção, até agora, é muito ruim. E entendo que ela, na hora do "vamo-vê", não aceita cabresto. Ainda mais dessa corja de petelhos! Ela está acima deles todos! E mais um detalhe é mineira, apesar de ter ascendido na política via Rio Grande do Sul. Nós, mineiros, nunca perdemos as nossas referências... Podem até ficar escondidas, mas na hora H elas vêm à tona...

Com ela, Minas poderia dar ao Brasil a sua primeira presidenta (rs rs rs).

Abração
MR

3/3 - 13:07
.

23 comentários:

  1. É...e a campanha já começou, hein?!!
    Será q Lula sabe que sabemos que está tudo escancarado?!!
    Ou pensa q somos tolos e não notamos seu fiel apoio à querida Vana?
    Adorei o bolg..e o post!
    Sou seguidora, ok?!
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. quero nem cogitar a possibilidade da dilma na presidência... do brasil!!

    UI!!!!

    aqui, oh!! qto tá ganhando pra fazer o marketing da cachaça?

    haha

    !!

    ResponderExcluir
  3. Sayonara,
    bem vinda!
    Agradeço o gentil comentário e sim, claro que sabe, mas continua desempenhando esse papel ridículo de homem do povo, bem intencionado e mal informado... Mas garanto: com pesquisas diárias nas mãos.

    Teresa,
    também não me agrada muito a possibilidade. Pelo estilão da peça, acho que vai ser sem camisinha e, pior, sem vaselina... rss
    Ué, até que você me deu uma BOA IDEIA!!!

    ResponderExcluir
  4. não consegui ouvir o som de nenhum...
    mas talvez perdesse o sono se ouvisse tudo.

    ResponderExcluir
  5. Ei Udi,
    melhor que fazer meditação transcendental é ser surdo: o caminho da paz interior... rss

    Melhor ainda só se o surdo não se casar nem tiver filhos; aí é o nirvana! rss

    ResponderExcluir
  6. Ei moço... para o bem ou para o mal, voltei aqui e consegui ouvir. Terei que fazer uma meditação extra por causa disso mas não tem problema, meditação (na atual conjuntura) tem que ser prá isso mesmo.

    Mas me diz uma coisa (vai precisar se acostumar com a minha lerdeza): por quê "Vana"?

    O powerpointizinnho (com z ou com s? ...risos!) do blogeiro pró-Dilma dói na alma!

    A matéria da Globo tá bem petista pro gosto dos Marinho, concorda? Será porque eles precisam "dourar" a pílula prá continuar vendendo espaço publicitário?

    E a penúltima montagem, tá muito editada prá ter credibilidade... colocar o "relaxa e goza" no final, prá um público como eu (que não é muito) não convence, pelo contrário. E olha que eu tenho um profundo desprezo pela "dona Marta do PT" (é que uma yogini não pode "odiar" entende?)

    Já o Gran Finale foi em grande estilo, porque, no final das contas, só bebendo mesmo... ainda bem que temos boas cachaças e muitos engovs.

    E agora, falando sério (só um pouquinho): sei lá o que seria de mim se não tivesse os 3 filhos que tive (não TENHO. Tive... dei à luz, não são meus)

    ...acho que não terei insônia.
    bj

    ResponderExcluir
  7. Ei Udi,
    deixa ver se consigo responder a todas as suas indagações:

    1) Acho que o nome dela é este, Dilma Vana Rousseff. Né não? Bom, talvez meu amigo Marcão Rocha possa nos tirar essa dúvida, já que a conhece desde os tempos do Sacre Coeur. Aliás, consta que conhece até demais... rss

    2) Ruinzinho mesmo. E parece que os números estão todos errados também.

    3) Ah, aquela gente vende publicidade até para o cão chupando manga...

    4) Entendo. Mas no caso da ex prefeita pode, está perdoada... rss

    5) Temos? Se ele não beber tudinho, né?

    Três filhos, Udi? Caramba, e o que mais que voce fez na vida?

    ResponderExcluir
  8. Disse tudo: "bem intencionado" e mal informado...

    Obrigada pelas boas vindas!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi RM! É verdade... É duro ter que ouvir essa ópera desafinada!
    Mas fazer o que, né, se as pessoas não são esclarecidas ao ponto de julgar o que é bom ou ruim!?

    Saudações da baiana

    ResponderExcluir
  10. áaaaaaah, muito boa metáfora, adorei!
    beijos
    :D

    ResponderExcluir
  11. Agradeço a presença das duas jovens e lindas baianinhas e também da também jovem e linda curitibana.

    (Ju, você já atuou em óperas?)

    ResponderExcluir
  12. udi, afinal, teve ou não teve insônia?

    rm... vc está pegando no pesado com a udi, hein?!

    e fazendo disso aqui uma sessão de análise...
    porque pra onde vou agora, só mesmo passando aqui antes e exorcizando todas minhas neuras neste divã!!

    cara, vc é mto bom!!!

    bju!!!!

    ResponderExcluir
  13. Prezado RM:

    Só agora tô podendo comentar seus venenos a cada dia mais venenosos.
    Sobre o nome da minha ex-amiga: ela se chama realmente Dilma Vana Rousseff. E, para falar a verdade, eu gosto deste Vana. Acho que ele casa bem com o Dilma e com o Rousseff, por isso eu também sempre uso o nome dela completo. Ele remete a vanitude, ou seja, a coisas vãs, inúteis, ineficazes, frívolas e falsas. Longe de mim pensar isso da minha ex-amiga. É apenas um toque feminino a mais no seu nome.
    Por falar nela, lembra-se de que escrevi há algum tempo que ela não pode ser subestimada? O senador Jarbas Vasconcelos endossou meu ponto de vista, como advertência a todos os oposicionistas. Na Veja desta semana, saiu uma nota que fala de uma pesquisa do Vox Populi destinada ao público interno do PT que mostra uma ascenção acima das expectativas para a aceitação da sua candidatura. Diz lá que os marqueteiros da sua campanha já contam com um patamar mínimo de 30% de intenção de votos no primeiro turno. Se o São Lula continuar como está, ela pode ganhar a eleição no primeiro turno, o seria difícil, mas não immpossíel -- na verdade seria a consagração de ambos. O sósia do Dr. Hannibal Lecter, de O Silêncio dos Inocentes, que tome cuidado! E o Aécio, se tiver juízo, não entra nessa parada... Não é a hora e a vez dele. Acho, mesmo, que o Serra deve estar se borrando todo com essa perspectiva, ainda mais bundão como ele é.
    Para finalizar, já que estou me estendendo muito: você é muito sacana, insinuando que tive algo a mais com a minha ex-amiga. Já lhe disse que ela era mulher de um amigo meu e mulher de amigo, você já sabe...
    Só pra finalizar: dentro do Partido dos Trambiques e das Trapaças, ela é disparado o melhor nome. E, com todo o meu oposicionismo ao governo petelho, não está afastada a hipótese de eu votar nela. Porque a outra opção, até agora, é muito ruim. E entedo que ela, a hora do "vamo-vê", não aceita cabresto. Ainda mais dessa corja de petelhos! Ela está acima deles todos! E mais um detalhe é mineira, apesar de ter ascendido na política via Rio Grande do Sul. Nós, mineiros, nuna perdemos as nossas referências... Podem até ficar escondidas, mas na hora H elas vêm à tona...

    Com ela, Minas poderia dar ao Brasil a sua primeira presidenta (rs rs rs)

    Abração


    MR
    3/3 - 13:07

    ResponderExcluir
  14. Grande MR,
    seu comentário tá sensacional. Peço autorização pra postá-lo como atualização do postinho...

    ResponderExcluir
  15. Ah, demorou demais pra responder. Vou colocar lá; se você não concordar eu tiro depois...

    ResponderExcluir
  16. Uau! Adorei essa análise do Marcos Rocha! Inclusive porque ele diz que é capaz de votar na dona Vã... na (obrigada pelo esclarecimento à esta tão alienada figura que aqui escreve). Porque... bem, Érrinho querido, eu preciso confessar (já que vc foi sincero quanto ao seu estado civil) ...que eu voto PT. Eu não defendo o governo Lula mas eu voto PT.

    E quanto aos 3 filhos (Teresa: ele não pegou pesado, não, mas obrigada pelo seu cuidado, amiga!) ...bem, em casa até tinha televisão mas tava sempre desligada.

    ResponderExcluir
  17. Teresa,
    viu? Peguei pesado nada, ela mesma reconheceu... rss

    Udi,
    como dizia Sartre (ou outro francês qualquer... rss) ninguém é perfeito: eu sou casado, mas em compensação você vota no PT! rss

    ResponderExcluir
  18. ...ou seja: altíssimos impedimentos para um futuro promissor! (...risos!)
    ;)

    ResponderExcluir
  19. ...você tirou o link prás havainas baianas?

    ResponderExcluir
  20. Prezado RM:

    Voltei e já vi que você me comprometeu passando o meu comment para o post...

    Confirmo tudo o que lá está, menos a sua insinuação que que rolou algo mais do que simples trocas de afeto entre amigos...

    Aquele dito popular chulo daí das Minas Gerais de que "Mulher de amigo pra mim é homem, só como o .. " , neste caso não tem nenhuma validade. É uma injúria! Longe de mim ter tido ao menos uma vez esses maus pensamentos...

    (rs rs rs)

    Mas, que na época do Sacre Coeur de Marie ela era uma gracinha, lá isso era. Com aquela minissaia xadrez de colégio de freira, então, era um tesãozinho... Mesmo com os oclinhos de miopia acentuada que sempre teve... Eu é que era uma besta, na época...

    (mais rs rs rs)

    Mais tarde, já na época de faculdade, é que me tornei amigo do seu marido e, aí, cê já viu...passou a valer a minha versão do ditado.

    Abração,

    MR
    3/3 - 16:36

    ResponderExcluir
  21. Aiai... rindo muito aqui com os últimos comentários da Udi e do MR...

    Como ninguém nos paga pra escrever, ao menos a gente se diverte!

    ResponderExcluir
  22. Érrinho-maninho! recebeu meu email?
    Você é o máximo!
    Mais um prá minha galeria de ídolos.
    beijo

    ResponderExcluir