terça-feira, 12 de maio de 2009

DD É POP

Ao longo dos seus aproximadamente 6 meses de existência, esse chalezinho nas montanhas recebeu várias sugestões (ou mesmo pedidos) de postagens e temas, os quais procurou atender dentro das suas limitações, que não são poucas. A mais recente vem de uma leitora, que prefere não se identificar, solicitando que eu aborde a personagem Daniel Dantas, sob a justificativa de que esse cidadão será objeto de uma prova em uma escola, suponho, de nível secundário.

Bem, conheço muito pouco a respeito dessa personalidade (o que torna quase irresistível minha vontade de escrever sobre o assunto... rss) mas, a bem da verdade, ela já havia sido objeto de uma postagem anterior (leiam aqui). Naquela ocasião externei minha opinião e debati com alguns leitores sobre o que representavam, politica e filosoficamente, os desdobramentos da chamada "Operação Satiagraha".

Não me foi informada exatamente a motivação para o tema, em caráter escolar; mas, suponho, deva relacionar-se com a imagem pública de Dantas após o rumoroso caso da referida "Operação". Imagino que queira-se debater sobre o caráter do banqueiro, se é culpado ou inocente, bandido ou mocinho...

Como avisado sei muito pouco sobre a pessoa física (e menos ainda sobre a "jurídica") Daniel Valente Dantas. Só tive conhecimento de sua existência quando alguns dos mais respeitados economistas brasileiros, especificamente André Lara-Rezende e Pérsio Arida, tiveram seus nomes associados ao do banqueiro em meados dos anos 90. Uma rápida consulta na web resulta em cerca de meio milhão de referências, apenas para a pesquisa "daniel dantas biografia". Dela sugiro a leitura de uma "biografia não-autorizada" no wikipédia (aqui) e de uma matéria da revista VEJA (aqui), ambas devendo ser lidas com os cuidados relativos à duvidosa isenção de seus conteúdos.

Filho de influentes famílias baianas, tanto no campo econômico quanto no político, nosso personagem teve destacada formação acadêmica. Doutorou-se em Economia pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), sendo considerado um dos mais brilhantes discípulos do professor e ex-ministro Mário Henrique Simonsen e obteve titulação de pós-doutorado no prestigiado MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), sob os auspícios de um ganhador de Nobel de Economia, o professor Franco Modigliani. A propósito, mesma universidade americana na qual também se formaram Arida e Lara-Rezende.

No entanto nunca se dedicou propriamente à vida acadêmica tendo, outrossim, notável atuação no mercado financeiro, especialmente através dos bancos que fundou: o Icatu e o Opportunity. A fundação deste último coincide com a formatação e o início das privatizações da telefonia no Brasil, processo no qual teve participação ativa. Vem daí o primeiro grande escândalo envolvendo o seu nome, num episódio de espionagem que arrastou importantes figuras do primeiro governo FHC, como os ministros e presidentes do BNDES e Banco Central, Luis Carlos Mendonça de Barros, Pio Borges, André Lara-Rezende e Pérsio Arida. E o próprio presidente da República, acusado de interferir pessoalmente no processo de privatização das teles. Antes disso, na passagem do governo Sarney para o governo Collor, alega-se que tendo sido convidado (e recusado) a ocupar a pasta da Fazenda, teria se beneficiado de informações sigilosas, especificamente sobre as medidas de confisco de ativos financeiros (aqui e aqui, para um resumo das supostas irregularidades cometidas pelo banqueiro).

O grande escândalo seguinte, sempre tangenciado por sua relação com fundos de pensão estatais, refere-se à sua participação no esquema conhecido como "Mensalão", atualmente em processo tramitando no STF (Supremo Tribunal Federal). Sobre esse episódio recomendo as matérias disponíveis nesses dois links (aqui e aqui). Mas não deixo de notar, com certa ironia, que dependendo do escândalo, fontes ligadas aos governos anterior e atual, respectivamente prefiram subestimar ou mesmo se omitir.

O terceiro e último caso relaciona-se à referida "Satiagraha". Não sei exatamente do que ele é acusado, além da tentativa de suborno a um delegado federal. Nesses dois últimos casos "segredos de justiça" impedem que se forme juízo minimamente fundado sobre as acusações. No primeiro caso não tenho notícia de que resultou sequer em abertura de inquérito, a exemplo das outras dezenas de acusações que lhe são impostas.

Vamos ao que interessa: é bandido? Bem, a regra do jogo, ao menos nos países civilizados, é a de que só é "bandido" quem julgado e condenado, em última instância, é considerado culpado por conduta ou crime cometido. E mais, o ônus da prova, a mais elementar das práticas jurídicas, cabe a quem acusa. Isto parece ainda não ter ocorrido no caso do banqueiro. Então é "mocinho"? Bem, todos tem direito a acreditar em alguma coisa, fadas, duendes, Papai Noel...

Perguntinhas que não querem calar: por que o juiz do caso Satiagraha, o esquisitão De Sanctis, insiste em manter o processo sob "sigilo de justiça"? E, bem pior: por que o ministro do STF, Joaquim Barbosa, primeiro e ilustre afrodescendente daquela corte, ainda não deu continuidade ao processo do "Mensalão", cuja denúncia, por ele feita há quase 3 anos, foi aceita por aquele tribunal? Será que teremos um novo "engavetador-geral"?
.

32 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. rm, um tema sério, e abordado com muito profissionlismo por vc.

    É um caso com vários desdobramentos, e vários envolvimentos...
    É um caso se se vier a público tudo que há de escuso, derrubaria meio mundo... Mas como é de praxe, aqui no Brasil, quase tudo é varrido para debaixo do tapete! Isso porque o interesse de preservar os envolvidos é maior que o de apurar, sem isenção, os culpados.

    Excelente texto. E ainda dá diversas dicas de pesquisa... Parabéns!


    Beijos avassaladores!



    PS: Huummmmmm... li seu comentário no Blog da Tetê...rrsrss Vou ficar só nas reticências...rrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. AVA!!!!
    cê toma não jeito!!

    RM!! sem detalhes!!!


    Texto?
    hummmm acredito em RM!
    tá bom?
    foi-se o tempo de papai noel e fadas madrinhas
    !
    abç, querido
    !!!

    ResponderExcluir
  4. Ava,
    obrigado, querida. E me espanta que tantos já tenham formado opinião quando sequer se deu publicidade aos respectivos inquéritos, tratados como "segredo de justiça".
    Ué, tinha reticências no meu comentário? rss

    Tetê,
    detalhes sobre o quê, nega loira? rss
    Mas a Ava acredita em fadas, acho...

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkk
    Talves acredite em príncipes e duendes...rsrsrs

    Quanto a fadas, não entendí a ironia...rsrs
    Se é pela sininho, nada a ver...rsrsr

    Se é por achar que o caso de DD tem muita coisa oculta, aí são outros quinhentos!

    Beijo avassalador!


    PS: Quanto as reticências...
    Vc não usou reticências...
    Mas eu fiquei só nas reticências...
    Precida de mais reticências...rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Tá aceitando encomenda de tese de mestrado também? rsrs
    Excelente pesquisa RM. Não teria saco pra tanto.
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Well, também não conheço esse tal Daniel... d'Antas?

    Que vigarista!!!!! Como ele foi pego na Suiça, hein?...

    ResponderExcluir
  8. RM! quanta falta de sensibilidade, hein? :(

    das reticências... rm, das reticências que cê deixou lá na camisinha
    !
    ops!!! como se diz mesmo? sem trocadilho!


    KKKKKKKKKK

    AVA!!! ele fez reticências procê agora, viu??
    Rsss

    ...

    eu tb faço, pronto
    !!!

    ResponderExcluir
  9. RM, RM!

    A notar pelos comments reticentes, o mocinho das moçoilas é tu, tutu?...rs

    Well, quanto à "matéria" em pauta, tuod indica que a "operação" satiagraha do delegado Protógenes, enfim, está surtindo efeitos.

    D.D., que já responde por suposto crime de corrupção ativa (condenado a 10 anos de prisão e multa e recorre em liberdade), foi indiciado por crimes financeiros e lavagem de dinheiro (para os portugas, branqueamento de capitais):- sonegação fiscal; gestão fraudulenta de instituição financeira; concessão de empréstimos vedados pela Lei de Colarinho Branco; evasão de divisas; formação de quadrilha; lavagem de dinheiro. Após o indiciamento, cabe ao MP oferecer ou não denúncia contra os acusados (o nome dos suspeitos e suas possíveis ações já foram tornados públicos, não sendo segredo de justiça nem de ninguém mais).

    Já o Delegado Protógenes foi indiciado pela PF por quebra de sigilo funcional e violação da Lei de Interceptações (e parece que vai acabar senod expulso da corporação por ter participado da propaganda eleitoral de candidato do PT à prefeitura de Poços de Caldas).

    Como se vê, não existem só bandidos ou só mocinhos na sugestiva "caixa de pandora". Aguardemos os resultados.

    PS: * Branqueamento de capitais? (rs)

    ResponderExcluir
  10. =)

    http://www.youtube.com/watch?v=v5Hcf3eSA6w

    ResponderExcluir
  11. Ava,
    irônico, euzinho? rss
    Adoro mulheres reticentes (mas adoro também as que não são reticentes... rss)!

    Japa,
    eu oriento algumas. Serve?

    Portuga,
    acho que você confundiu os banqueiros (ou teria sido as antas?)...

    Tetê,
    como diz o Portuga, eu sou uma anta: se não desenhar direitinho não entendo, nega!

    Dra. Cora,
    desculpe, mas dessa vez a senhora atualizou o postinho com uma notícia do ano passado... Eu sei que o banqueiro é condenado pela tentativa de suborno. Aliás, o é pelo mesmo juiz esquisitão referido, aquele que se negou a apresentar provas dos autos até para o STF. Mas leia com atenção o que escrevi: "... só é "bandido" quem julgado e condenado, em ÚLTIMA instância, é considerado culpado por conduta ou crime cometido." Como a senhora bem sabe, este processo está longe da última instância.
    Posso estar enganado (ou posso ser ainda mais mal informado que suponho), mas não creio que o juiz esquisitão "abriu" os demais processos... Ou, quem sabe, a senhora tem acesso privilegiado (rss) aos autos? Nesse caso talvez também tenha aos do Mensalão e faria grande favor a esse bloguinho respondendo se o ministro afronegão, ops, afrodescendente vai ou não se transformar no novo engavetador-geral...
    É veríssimo! rss

    ResponderExcluir
  12. Ara, mocinhu!

    Leia com atenção e, please, atente ao tom irônico no contexto:

    ...

    Não atualizei nadica - as notícias estão na crista da onda...faz tempo. Rs.

    Apenas disse que o banqueiro foi indiciado, como todos sabem. Ou seja, há indícios da prática de tais crimes investigados na operação iniciada pelo Protogenes (que disse que foi a mando do governo) - caso contrário não teria sido (até a fodinha Sininho sacou). Também disse que quem oferece denúncia é o MP e quem pode receber ou não é o juiz. De Sanctis ou quem vier a sucede-lo... nada demais. Nenhum furo de reportagem, rs. Agora, quanto a sua teoria da conspiração ou no que isso tudo vai dar(!), sorry, minha bola de cristal tá anuviada...

    Cê não tá prejulgando nem sendo preconceituoso com o juiz De Sanctis, o Ministro Joaquim Barbosa nem o próprio delegado Protógenes não, né? Ahn bom.

    ResponderExcluir
  13. Cora,

    Em Portugal fala-se de "branqueamento de capitais" porque lavar as notitas dá muito trabalho e há falta de lavadeiras.

    Aí a gente cora ao sol e elas ficam coradas, ou seja, branquinhas! Rsss...

    ResponderExcluir
  14. RM,

    Você tem razão. O outro era o Salvatore Cacciola, nada a ver com o Danielzinho das antas.

    O seu a seu dono.

    (Ententa: Com tanto bandido, fica meio difícil reter o nome e os feitos de todos...)

    ResponderExcluir
  15. Dra. Cora,
    euzinho sempre presto muita atenção (inclusive nas fadinhas fodinhas) ao que me é dito aqui nessas montanhinhas. É o mínimo que posso fazer, né?
    Também sei que o banqueiro foi indiciado, que o MP pode oferecer denúncia e que o juiz pode vir a aceitá-la. O que não sei é se esse último, que apenas por coincidência vem a ser o tal sanctinho, abriu ou não os autos aos advogados do indiciado.
    Quanto a uma eventual "teoria da conspiração", lembro à douta amiga que o diretor-geral do serviço de arapongagem brasileiro foi demitido do cargo, por conta dessas investigaçõezinhas. E sabe o que mais? Foi ser adido na embaixada brasileira em onde, onde? Lisboa! (Portuga, acho que finalmente vão encontrá-lo... rss)
    Euzinho, pré-julgar? Ara, doutorinha, não seja maledicente; tô é julgando mesmo: o juiz pode até ser sancto, mas daqueles de hospício; o afronegão tem mais crises histéricas que o Mr Portuga (rss) e o procto-delega, bem, é como diz o prefixo. Mas, como se não bastasse, ele ainda é do PSOL... quaquaqua

    Portuga,
    compreendo, caboclo. Aliás, se tem algo difícil de "reter" no Brasil, são os tais bandidos...
    Mas devo informá-lo que o caboclo também errou de país. O Cacciola não foi preso na Suiça, mas no "Priorado" de Mônaco.

    ResponderExcluir
  16. E quanto o DD POP? - Algum juízo de julgamento? Hã?

    Você é quem está a propiciar as meledicências, caboclinho...

    ResponderExcluir
  17. Ué, me pediram uma postagem sobre o DD; não sobre o sanctinho, o procto-delega ou o afronegão!

    Quer saber? Reclamações no nosso 0800... rss

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, rm!

    Só pra te deixar um beijo...

    As coisas aqui andam meio tensas...rsrsrss


    Linda tarde pra ti!

    ResponderExcluir
  19. rm, só um detalhe... vc não sabe o poder de uma pimenta....rsrrsrs


    Beijo avassalador!

    ResponderExcluir
  20. Ava,
    bom dia (ops, já é boa tarde...)!
    Mas esse detalhe pode até transformar-se no principal, nega! rss

    ResponderExcluir
  21. No Priorado do Mónaco?... Sério?...

    Que mau presságio!

    Precisamente agora que tenho a polícia há cinco ou seis dias a fazer o cerco ao meu...

    Hum!...

    ResponderExcluir
  22. Passando pra deixar um olá.

    Eu ia comentar sobre amigas, engarrafamentos e carros tipo "banheiras", mas diante da auto-definição (meio cafajeste, meio cavalheiro), entendi. Rs

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  23. Portuga,
    é! O cerco está apertando...

    Luna,
    muito bem vinda!
    Agradeço o simpático e bem humorado comentário.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, rm!

    Vc e seus detalhes... ou seria meus detalhes? rsrsrs

    Mas que faz a diferença, lá isso faz...


    Ótima quinta pra ti!


    Beijo avassalador...

    ResponderExcluir
  25. Érre Zen, tudo bem, meu bem?

    hmmm... lembrei daquela canção do Caetano: "onde o que eu sou se afoga..."
    ;)

    ResponderExcluir
  26. Eis Ava e Udi,
    daqui a pouquinho nova postagem, com direito a vídeo e musiquiunha, em homenagem às duas caras amigas...

    ResponderExcluir
  27. Ei Érre! (cê tá inspiradíssimo com
    as letras, neguinho mineiro! adorei esses "Eis"!)

    Então tá meu "caro amigo": "...e a gente vai se amando que também sem um carinho, ninguém segura esse rojão".

    ResponderExcluir
  28. é... tô com ciúme!!!

    ce nem liga + pra mim!!
    Tb qdo foi que ligou, né??

    AVA!!!!
    CE TÁ TENSA????
    RELAXA MULHER
    RELAXA!!!
    bjuuss

    ResponderExcluir
  29. Ei Udi,
    foi erro de digitação, nega! rss
    Sem se amar, só "engolindo cada sapo no caminho" dá não, minha cara amiga.

    Ei Tetê,
    tô te entendendo não, nega loira! Como não ligo? Tá escutando o telefone chamar aí, não? rss

    ResponderExcluir
  30. Érre Zeeen! quando foi que você trocou a foto, nego? Essa daí é mais Érre-pimentinha que olhinhos meditativos ...huáhuáhuá!

    ...como é essa história aí? do sapo? erro de digitação?! ...afe! enloirei! vou ter que ouvir a canção novamente.

    ResponderExcluir
  31. Brincadeira, querida! Foi erro de digitação, não...

    Mas o sapo tá na letra da música.


    (gostou da foto não? Quer que troque?)

    ResponderExcluir